Conta digital fundada em 2022 a partir de uma ideia disruptiva, a PaGol chegou ao mercado disposta a ser reconhecida como a primeira fintravel do Brasil. Idealizada pelos acionistas majoritários da Gol Linhas Aéreas e da Smiles, a fintech nasceu para transformar a interação dos viajantes com os serviços financeiros apostando na fidelização com milhas. A PaGol recompensa seus clientes nas transações cotidianas – pagamentos de boletos, Pix, uso de saldo em conta, entre outros.

Mas, será que é possível decolar – ou melhor, escalar – uma operação complexa e inovadora como essa sem abrir mão de cuidados com agilidade, experiência positiva dos clientes e controle total dos riscos? Será, não. Serasa Experian.

Quando a fintech escolheu a gente para fortalecer o pilar de concessão, pudemos desenvolver uma estratégia conjunta não só para otimizar as ofertas de crédito, mas também conquistar resultados super expressivos em menos de dois anos de operação. Quer saber como isso aconteceu? É só dar o play no vídeocase abaixo ou continuar a sua leitura aqui no nosso blog!

O desafio: escalar com controle e eficiência

Desde o lançamento, a PaGol acumulou experiências de crescimento meteórico e precisou agir rapidamente para acompanhar a velocidade dessa expansão. A conta digital nasceu com o propósito de explorar um mercado extremamente aquecido – o das fintechs – oferecendo cashback no formato de milhas para as despesas do dia a dia.

Logo na primeira campanha, realizada em um domingo, a fintravel faturou dezenas de milhões de reais. E esse volume surpreendentemente alto exigiu uma ação rápida dos times para poder atender com qualidade a grande demanda de novos usuários nas etapas de pós-venda.

“Liguei para o nosso parceiro de atendimento e falei ‘olha, precisamos de reforço para agora...’”, afirma o CPO da empresa, Ricardo Faustino, destacando que o sucesso do processo esteve diretamente relacionado ao fato de sua equipe ser formada por ‘solucionadores de problemas’.

A expansão acelerada da PaGol gerou grandes desafios principalmente para o pilar de crédito, onde ser ágil nas tomadas de decisão é crucial para não colocar em risco a experiência do cliente – e, é claro, não perder negócios para a concorrência.

Boa decisão é aquela em que você coloca o cliente no centro. Temos relatos de pessoas que emitiram a passagem com essas milhas e isso os ajudou a conquistar a viagem. Cada emissão é uma conquista, um sonho, uma realização.

Ricardo Faustino
CPO da PaGol

Um mercado altamente competitivo exige políticas personalizadas, e para a operação da PaGol não foi diferente. Um dos primeiros desafios apresentados para a Serasa Experian era trabalhar com políticas que combinassem escalabilidade com a mitigação de riscos. O objetivo era claro: maximizar a aprovação sem mexer no ponteiro da inadimplência ou comprometer a experiência do usuário.

O suporte estratégico com o PowerCurve Crédito

A parceria com a Serasa Experian trouxe à PaGol tecnologia e suporte para superar os maiores desafios desse crescimento exponencial. O PowerCurve Crédito foi a solução escolhida para atender às necessidades específicas da fintech, já que plataforma permite automação e total flexibilidade na gestão de políticas de crédito.

“Hoje, eu tenho pessoas na equipe de crédito que conseguem configurar a ferramenta, mudar a política. Então, pessoalmente, eu saí do ‘não conhecer’ o PowerCurve Crédito para indicá-lo a muitos parceiros que procuram novas ferramentas ou motores de decisão. (A plataforma) É muito, muito confiável”, diz Daniel de Souza, gerente de Risco de Crédito da PaGol.

O suporte do nosso time de Customer Experience foi outro diferencial para a fintravel. Desde a implementação até as etapas contínuas de refinamento de políticas, garantimos que a PaGol pudesse explorar o PowerCurve Crédito na capacidade máxima. A agilidade proporcionada por nossa inteligência analítica permitiu que a PaGol mantivesse sua rotina de decisões precisas e instantâneas, mesmo diante de picos no volume das transações.

Com o PowerCurve, conseguimos construir uma política 100% personalizada, adaptando-a continuamente para mitigar riscos e aumentar a eficiência. A ferramenta é intuitiva e permite que nossa equipe ajuste parâmetros em tempo real

Daniel de Souza
Gerente de Risco de Crédito da PaGol

Resultados: escalabilidade e redução de riscos

Como contamos anteriormente, a PaGol alcançou em dois anos os resultados que transformaram as operações. E tudo isso foi possível graças à implementação da plataforma PowerCurve Crédito, da Serasa Experian. Confira os números:

 

aumento de redução de queda de
35% 30% 20%

no volume de transações em apenas um ano

no risco de inadimplência para tomadores de crédito

nos custos operacionais com novas consultas a clientes que voltam no mesmo mês

Essa parceria também reforçou como a prioridade na experiência do cliente é, por si só, um game changer nas operações de toda empresa. A rapidez para aprovar clientes com precisão e a personalização das condições de crédito garantiram não apenas a retenção de usuários, mas também a fidelização deles.

 Quando fechamos a porta do avião, a oportunidade de vender aquele assento já passou. Precisávamos de decisões de crédito rápidas e precisas para atender às expectativas do mercado de viagens 

Ricardo Faustino
CPO da PaGol

A visão de futuro

tem uma base formada por mais de 100 mil clientes, quer expandir portfólio para incluir novas funcionalidades e fortalecer posição no mercado financeiro de viagens. Com a Serasa Experian como parceira estratégica em inovação e eficiência na concessão de crédito, a empresa segue em busca de metas cada vez mais ambiciosas.

Em suas contas digitais, os amantes de viagens conseguem acumular milhas sem precisar de cartões de crédito – um jeito mais eficiente e menos burocrático de viajar com pontos. A operação independente da PaGol no mercado financeiro é fruto de uma licença de Sociedade de Crédito Direto (SCD), aprovada pelo Banco Central meses antes de seu lançamento, em 2022.

Fonte de informações sobre a PaGol: Forbes e Finsiders