Programa de Estágio Serasa Experian

Logo Serasa Experian e Prêmio EBB 2024

Descritivo das Áreas

Administrativo

Responsável por realizar o monitoramento dos KPIs da estrutura de Data Office da empresa, apoiar em demandas financeiras junto às fontes de dados (sobretudo cartórios) e no controle das atividades do time interno.

Agro (Sensoriamento Remoto)

Responsável pelo mapeamento de cultivos agrícolas via sensoriamento remoto e análises espaciais em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Durante o período de estágio estarão em contato com os conceitos de Sensoriamento Remoto Agrícola, monitorando os principais cultivos agrícolas das regiões produtoras do Brasil e de outros países.

Analytics

Responsável por analisar dados internos e de mercado para propor melhores soluções aos nossos clientes, aprimorar técnicas para gerar score (nossa pontuação de crédito para empresas e pessoas físicas que varia de 0 a 1000 traduzindo os riscos de inadimplência associados), construção de variáveis para desenvolver o score, além do monitoramento e implantação de scores construídos, podendo apoiar em consultorias estratégicas aos nossos clientes.

Arquitetura de TI

Responsável pela definição de padrões de arquitetura e pela garantia da qualidade de nossas soluções visando alinhar com os interesses das nossas áreas de negócios. Nos dividimos em três frentes principais: aplicação, solução e corporativo – indo desde uma atuação mais próxima do software até mais próxima da estratégia da Serasa Experian.

Business Development (BizDev)

O time de BizDev faz a ponte entre as empresas parceiras da Serasa e as áreas internas da companhia. Nosso dia a dia envolve entender as necessidades das empresas (tanto das que já utilizam os nossos serviços, quanto das que ainda não utilizam) e puxar iniciativas para alavancar o negócio. 

Comercial

A área comercial é responsável pela maior parte da receita da companhia. Os estagiários dessa estrutura apoiam na estratégia de ida a mercado, controle dos indicadores do setor e implementação de melhorias de processos comerciais.

Customer Experience & Management (CX)

Responsável por cuidar de toda a experiência dos nossos clientes: desde a contratação, negociação e implantação de novas soluções, além de apoiar na implementação de jornadas digitais que vão proporcionar a melhor experiência para nossos clientes.

Dados

Temos vagas para Ciência de Dados, Engenharia de Dados, Operação de Machine Learning e Governança de Dados. As funções atuam com dados e analytics (análise descritiva e preditiva) para contribuir com a construção e evolução de nossos produtos para uma melhor experiência de nossos clientes. O foco é em análise e provisão dos dados, design, modelagem estatística e geração de projeções.

Desenvolvimento de Software & Produto

Responsável por manter, corrigir e criar tudo o que temos de software dentro da Serasa Experian, estando em contato direto com nossos produtos. Nossos times de desenvolvimento não só colocam a mão na massa, como também participam de reuniões onde incentivamos que tragam insights, novas melhorias e ideias. 

Finanças

Atuação em áreas corporativas financeiras que oferecem suporte as áreas de negócios para temas relacionados a planejamento financeiro, Finance BP, contabilidade, folha de pagamento e cobrança.

Gestão de Produtos

Responsável por identificar, avaliar e validar ideias que possam significar novas oportunidades de negócio ou melhorias para os produtos. Esse processo passa pelo entendimento da concorrência, movimentos de mercado e da gama de produtos ofertados pela Serasa Experian: desde produtos focados em prevenção à fraude, serviços de crédito e marketing, voltados às PMEs, ao nosso consumidor e ao agronegócio.

Governança de TI

Realizar a governança dos licenciamentos de software da companhia, acompanhar a gestão de contrato de fornecedores e apoiar no atendimento às solicitações de compras de software.

Infraestrutura e Cloud

Responsável por manter, monitorar, testar, construir e suportar todo equipamento relacionamento à tecnologia da informação garantindo seu funcionamento e disponibilidade (hardware, software, redes, instalações). Além de promover automações e implementar novas tecnologias em ambientes on premises e cloud.

Jurídico (Contencioso e Consultivo)

A área de contencioso cuida da análise e do acompanhamento de ações judiciais, apoiando na defesa da Serasa Experian perante o Poder Judiciário e outros órgãos administrativos. Já o Jurídico consultivo é responsável pela análise de viabilidade jurídica dos produtos e serviços voltados para o consumidor final e a elaboração e revisão de contratos de parceria.

Marketing

Responsável por proporcionar o desenvolvimento concreto de ideias utilizando estratégias de comunicação a partir da estruturação de campanhas desenvolvidas com olhar 360°. A função ajuda a potencializar campanhas e ofertas para nosso público em diversos canais e pode englobar relacionamento com imprensa e influenciadores, além da criação de conteúdo para redes sociais e blogs.

PMO (Projetos)

Área de Melhoria Contínua responsável por implementar a cultura de Excelência Operacional, formar promotores da cultura e realizar projetos de melhoria de processos baseado em metodologias como Lean, Six Sigma, Kaizen e Design Thinking. Utilizamos o poder dos dados para encontrar a causa raiz e realizamos diagnósticos de processos utilizando ferramentas analíticas e estatísticas.

Recursos Humanos

Responsável por atrair, desenvolver, engajar, reconhecer e reter nossos talentos e promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. A área tem a missão de potencializar o capital humano, construindo uma equipe de alta performance alinhada às estratégias da Serasa Experian.

Robotic Process Automation (RPA)

Responsável pela implementação de soluções de automação em finanças, transformando processos e serviços de forma disruptiva, questionando os modelos atuais da cia e atendendo os mais de 30 países em que a Serasa Experian tem atuação. Uma das principais missões da área é buscar soluções inovadoras, sempre com o objetivo de transformas finanças em um mundo mais digital.

Segurança da Informação

Responsável por garantir que todos dados e informações que circulam dentro da Serasa Experian estejam seguros e pelo fortalecimento da cultura de prevenção a riscos dentro da companhia. Aqui, trabalhamos visando nos antecipar e minimizar a riscos e consequências, prezando sempre pela confiabilidade e segurança que oferecemos aos nossos colaboradores, clientes e fornecedores.

Suporte de TI

Responsável por atuar em melhorias de processos voltados à experiência dos clientes com base nos serviços tecnológicos da empresa, auxiliar no processo de comunicação entre a área de TI e o negócio, bem como no atendimento e gestão de incidentes de TI.

UX/UI

Responsável por garantir que os nossos clientes tenham a melhor experiência ao utilizar nossas soluções, avaliando a maneira como se sentem e o que pensam, contribuindo para a criação e aprimoramento de ferramentas e processos que otimizem o fluxo de trabalho de design e pesquisa.

* O nível de inglês pode variar para algumas das vagas disponíveis na área. A análise de perfil para direcionamento será feita considerando curso aceito para a vaga e nível de inglês necessário.