O estágio é uma ótima oportunidade para entrar no mercado de trabalho e conseguir uma boa experiência na área para adicionar no currículo. Apesar disso, o assunto pode ser um pouco confuso, afinal, existem diversos tipos de estágio, especificações e requisitos.
Para conseguir uma boa vaga, entender melhor o assunto é fundamental! Por isso, a Serasa Experian preparou esse conteúdo completo com todas as informações necessárias sobre os tipos de estágio e suas vantagens. Continue conosco para conferir as informações e se preparar para entrar no mercado de trabalho com sucesso!
Antes de continuar a leitura, aproveite para se cadastrar no programa de estágio da Serasa Experian. Clique aqui e saiba mais!
Neste conteúdo você vai ver
O que é o estágio?
O estágio é um formato de emprego criado com o objetivo de inserir os estudantes no mercado de trabalho. Muitas vezes, durante uma graduação ou durante os estudos, os alunos não possuem as qualificações necessárias ou não têm tempo o suficiente para assumir um cargo em período integral.
O estágio possui a proposta de servir como uma fonte de aprendizado prático que traz uma continuidade para os assuntos trabalhados em sala de aula. Isso faz com que os jovens tenham melhores chances de se qualificarem e adquirirem as competências exigidas para conseguir uma boa vaga de emprego.
É válido ressaltar que o contrato de estágio não é considerado um emprego. Apesar disso, existe uma legislação própria para regulamentar as atividades realizadas, a Lei n.º 11.788/2008 — também conhecida como a Lei do Estágio. Veja o que diz essa regulamentação:
"Art. 1o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
§ 1o O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.
§ 2o O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. "
Quais são os requisitos para fazer um estágio?
Existem poucos requisitos que devem ser seguidos para fazer um estágio, independente do seu tipo. A principal é que o estagiário deve estar matriculado em alguma instituição de ensino, seja ela de educação superior, profissionalizante, especial ou médio.
Vale ressaltar que alunos dos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (EJA) também podem fazer estágio. Além disso, o estudante deve frequentar regularmente as aulas, possuir ao menos 16 anos e ter RG e CPF.
Quais são os tipos de estágio?
Segundo a Lei n.º 11.788/2008, o estágio não gera vínculo empregatício. Apesar disso, ela define algumas regulamentações que devem ser seguidas para a relação entre o estudante e a organização ser considerada um estágio.
Para compreender isso, é muito importante entender quais são os tipos de contrato de estágio existentes e suas obrigações. No geral, existem duas modalidades principais de estágio: o obrigatório e o não obrigatório. Continue conosco para entender:
Estágio obrigatório ou curricular
O estágio obrigatório, como o próprio nome revela, é uma modalidade na qual o estudante é obrigado a cumprir a carga horária de estágio definida em sua matriz curricular — motivo pelo qual também é conhecido como curricular. Nesses casos, os vínculos empregatícios podem ser, ou não, remunerados.
É importante ressaltar que, nesse tipo de estágio, o aluno deve providenciar documentos com todas as informações sobre as atividades realizadas para o setor responsável de seu curso.
Além disso, o estudante deve ser um supervisor de estágio, que acompanhará as tarefas realizadas durante o trabalho. Essa será a pessoa responsável por assinar os documentos que deverão ser entregues na coordenação de estágio da instituição de ensino.
Outro fato que precisa ser reforçado é que cada instituição de ensino possui suas próprias normas e exigências. Por exemplo, o local pode exigir documentos diferentes ou cargas horárias variáveis entre os cursos. Por esse motivo, é fundamental buscar informações diretamente na coordenação de estágio da sua escola ou faculdade. Entenda o que diz a lei:
"Art. 2o O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
§ 1o Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma."
Além disso, você sabe com quanto tempo de faculdade você pode fazer um estágio? Entenda com a Serasa Experian! Confira.
Estágio não obrigatório ou voluntário
O estágio não obrigatório funciona de forma muito similar ao obrigatório. A grande diferença entre ambos está na necessidade de realização deste estágio. Isto é, essa modalidade é opcional, na qual o estudante decide por conta própria se deseja, ou não, ser estagiário.
Outra diferença entre ambas modalidades está na apresentação dos documentos ao setor responsável na instituição de ensino. Muitos cursos não exigem a elaboração de relatórios de atividades para fazer um estágio. Apesar disso, esse fator pode ser alterado dependendo da instituição. A definição dessa modalidade está descrita no artigo 2º da Lei do Estágio, veja:
"§ 2o Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.
§ 3o As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso."
Quais são as condições gerais de um estágio?
A Lei n.º 11.788/2008 também é responsável por definir algumas disposições gerais relacionadas às atividades feitas pelo estagiário que devem ser seguidas em todos os casos, independente se o vínculo for de estágio obrigatório ou não obrigatório.
Primeiramente, a duração do estágio não pode passar de dois anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência. Além disso, o aluno possui o direito a 30 dias de férias após o período de 1 ano de estágio. Ainda segundo a Lei do Estagiário, a carga horária de trabalho deve ser:
"Art. 10. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar:
I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;
II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular."
Vale ressaltar que o estagiário pode receber outros benefícios além de sua remuneração (salário), mas esse fato não caracteriza um vínculo empregatício.
Afinal, como escolher o melhor tipo de estágio?
Existem diversos tipos de estágio que podem ser muito proveitosos para a sua introdução no mercado de trabalho. Entre eles temos o estágio remunerado, voluntário, no modelo de jovem aprendiz e mais. Sabemos que essa escolha pode ser complicada, por isso preparamos algumas dicas essenciais para tomar a decisão certa. Veja:
1. Observe as atribuições da vaga
Cada vaga possui suas próprias especificações, como modelo de trabalho, local do escritório e, principalmente, atividades realizadas. É muito importante considerar esses fatores antes de tomar a decisão de qual estágio você deseja realizar.
Por exemplo, alguns estágios são na modalidade home office, já outros são híbridos ou totalmente presenciais. Além disso, as tarefas realizadas em cada vaga podem se alterar. Fazer a escolha certa permitirá que você ganhe prática na área do seu maior interesse, contribuindo com o futuro da sua vida profissional e com o seu desenvolvimento pessoal.
2. Confira a carga horária
O estágio é um período de trabalho realizado durante os estudos. Por isso, é fundamental equilibrar os esforços para ter um bom desempenho nas aulas e nas atribuições do cargo.
Com esse propósito, você deve verificar a carga horária da vaga e a sua disponibilidade. Dessa forma, você conseguirá demonstrar aos seus líderes do estágio que você está comprometido em desempenhar um bom papel durante os estudos e durante o trabalho.
3. Entenda as políticas de contratação da empresa
Apesar do estágio não gerar vínculo empregatício, ainda é um programa ofertado pelas empresas. Cada organização possui suas próprias políticas de contratação, exigências e normas, por isso, é necessário entender esses fatores para compreender se você se encaixa na vaga.
É importante ressaltar que cada empresa também possui sua própria missão, visão e valores. Para garantir um bom fit cultural, é interessante conhecer esses aspectos da organização.
4. Avalie as vantagens
O estágio é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional, afinal, proporciona a oportunidade de ganhar experiência na área de estudo do aluno. Ao escolher uma vaga, lembre-se de considerar as vantagens que aquele programa de estágio oferece para você, como benefícios (vale-alimentação, vale-transporte e outros), salário e atividades diferenciadas.
5. Tire dúvidas
Escolher um estágio pode ser um processo confuso, afinal, são vários aspectos que precisam ser levados em consideração, como salário, atividades desempenhadas, carga horária, férias, benefícios e outros.
Por isso, antes de assinar o contrato de trabalho, tire todas as suas dúvidas com a pessoa responsável, incluindo informações sobre os documentos que devem ser entregues para a coordenação de estágio. Você precisa ter certeza de que aquele emprego contribuirá para a sua trajetória acadêmica, dessa forma, não tenha vergonha e pergunte!
É preciso ter um currículo para me candidatar a um estágio?
Sim! O estágio pode não gerar vínculo empregatício, porém possui todos os processos que um trabalho normal tem. Por exemplo, um candidato a estagiário deve encontrar uma vaga do seu interesse, enviar seu currículo, ser selecionado, passar por entrevistas para depois ser contratado.
O currículo será a primeira forma de contato entre o candidato e a empresa, por isso, é importante elaborar um documento de qualidade e objetivo. Para te ajudar nisso, temos um conteúdo completo com o passo a passo de como fazer um currículo para estágio. Acesse o site e confira!
Quais são os benefícios de fazer um estágio?
Fazer um estágio, independentemente de seu tipo, é uma oportunidade incrível para os jovens e adultos que estão entrando no mercado de trabalho ou ingressando em uma nova área. Durante a faculdade, curso ou escola, é possível adquirir todos os conhecimentos teóricos necessários.
Apesar disso, nem sempre é possível conseguir toda a experiência prática que o mercado de trabalho exige. O estágio é a oportunidade ideal para conhecer o funcionamento do universo corporativo.
Em adição, o estágio permite que você conheça diferentes atuações na mesma área. Esse é um processo muito necessário para aquelas pessoas que ainda possuem dúvida sobre qual ramo seguir, afinal, traz mais clareza sobre quais atividades a pessoa desempenha melhor.
Por último, o estágio é um período de conexões profissionais onde você pode conhecer mais pessoas da sua área e realizar um networking para impulsionar a sua carreira. Isto é, você pode fazer contatos profissionais que podem te indicar futuramente para uma vaga de emprego ou situações semelhantes.
Conheça as vagas de estágio da Serasa Experian!
O Programa de Estágio da Serasa Experian está oficialmente! Nosso programa foi construído para desenvolver e inspirar as mais diversas mentes na criação de soluções inovadoras. As vagas possuem a duração máxima de 2 anos e são voltadas para alunos com o ano de formação a partir de julho de 2025 até julho de 2026.
Temos duas modalidades de vagas disponíveis: no modelo híbrido, no qual é necessário disponibilidade para ir de 2 a 3 vezes por semana ao escritório, e no modelo home office, sem a restrição de localidade. As áreas disponíveis são:
- Marketing;
- Finanças;
- Corporativo M&A;
- Customer Experience;
- Dados;
- Jurídico;
- Geografia
- Produtos;
- Tech.
Somos uma empresa multinacional reconhecida como a primeira DataTech do país e a maior empresa de serviços de informação do mundo. Queremos desenvolver talentos para gerar mais inovação e impacto no mundo por meio dos nossos produtos. Inscreva-se no nosso programa de estágio, clique aqui e saiba mais!