Você já ouviu falar em teste palográfico? Essa é uma metodologia de avaliação utilizada em recrutamentos e seleções, testes psicotécnicos e outros. Apesar de parecer simples, essa avaliação permite uma análise profunda das características comportamentais do candidato e pode auxiliar na decisão de contratação por parte do departamento pessoal.

Ficou curioso e quer entender mais? Está no lugar certo! Selecionamos todas as informações necessárias para que você entenda o que é teste palográfico, como funciona, o que é avaliado e mais. Continue conosco e confira!

O que é o teste palográfico?

O teste palográfico é um tipo de avaliação psicológica feita para compreender aspectos comportamentais do indivíduo. Essa avaliação também é conhecida como "teste dos palitinhos" e auxilia no entendimento do perfil do candidato, como capacidade de equilíbrio emocional, adaptação, concentração e autocontrole.

Essa avaliação foi criada pelo psicólogo espanhol Salvador Escala Milá, em 1955, no Instituto Psicotécnico de Barcelona. A partir desse momento, o teste passou a ser conhecido e utilizado em todo o mundo, principalmente na América Latina. Vale ressaltar que o teste já sofreu diversas modificações desde sua criação, mas a estrutura básica permanece a mesma.

Como esse teste funciona?

O teste palográfico é aplicado por um psicólogo qualificado e preparado, que deve seguir as normas definidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). É importante saber que esse profissional também é o responsável por analisar os resultados da avaliação.

De modo geral, o candidato receberá uma folha de papel na qual terá que desenhar pequenos riscos na vertical, semelhantes aos que já estão presentes na página. Caso a linha acabe, a pessoa deverá continuar os desenhos na linha de baixo.

Além disso, durante o teste, o aplicador fará um sinal e o candidato precisará desenhar um risco semelhante, mas, desta vez, na horizontal. Após isso, a pessoa deve continuar os traços na vertical como antes. Esse processo dura 5 minutos e o profissional pode sinalizar para fazer o desenho na horizontal diversas vezes.

Ao final, a pessoa candidata precisará contar a quantidade de riscos verticais desenhados. O psicólogo responsável pelo teste fará a análise dos resultados e definirá o resultado.

O que é avaliado no teste palográfico?

Conforme comentado anteriormente, o teste palográfico analisa diversas características comportamentais da pessoa. Veja quais são os principais pontos avaliados:

  • Foco;
  • Coordenação motora;
  • Impulsividade;
  • Produtividade;
  • Ritmo de trabalho e produtividade;
  • Capacidade de atender às instruções;
  • Controle emocional;
  • Adaptação;
  • Cumprimento das metas;
  • Segurança.

Para que o teste palográfico é utilizado?

Essa metodologia avalia vários aspectos comportamentais, como nível de extroversão, autocontrole, equilíbrio emocional e outros. Tudo isso é feito a partir da coordenação motora e da cognição.

Ele é aplicado em diversas situações, uma vez que analisa várias características importantes da pessoa. As principais — e mais conhecidas — são os processos seletivos em empresas e testes psicotécnicos para tirar a carteira de motorista.

Nas empresas, os recrutadores podem entender as principais características e o perfil do candidato. Isso fará com que eles realizem contratações mais assertivas, garantindo que a pessoa terá os comportamentos valorizados na cultura organizacional do negócio.

Apesar disso, outros fatores são levados em consideração durante a análise do departamento de recursos humanos, como currículo, testes de personalidade e entrevistas presenciais. Vale ressaltar que essa avaliação é feita durante as últimas etapas do processo seletivo.

Como os avaliadores corrigem o teste palográfico?

Conforme visto, o teste palográfico é aplicado por psicólogos qualificados e preparados. A análise dos resultados também é feita por esses profissionais, mas é importante ressaltar que não existe um padrão de resultados para a avaliação.

De modo geral, a correção se divide em duas etapas, sendo uma análise quantitativa e outra qualitativa. Isso quer dizer que os aplicadores examinarão a quantidade de traços desenhados durante o teste e a padronização deles.

É considerado o tamanho dos riscos, o espaçamento entre eles, a pressão feita pela caneta, a direção em que foram feitos e se estão retos. Com os resultados dessa análise, os recrutadores conseguirão entender se o candidato possui as soft skills esperadas.

É possível reprovar no teste palográfico?

A resposta é simples e direta: não! O teste palográfico é uma avaliação comportamental e seu objetivo não é aprovar ou reprovar alguém. Essa análise visa entender melhor quem é a pessoa e quais são suas características subjetivas, que não são explicitadas durante uma entrevista ou apresentação.

O que pode acontecer após o exame dos palitinhos é que a organização compreenda suas características e decida que seu perfil não se enquadra à vaga de emprego. Esse é um processo normal, e é importante ressaltar que o teste não está relacionado com a aprovação ou reprovação.

Agora que você já conhece o teste palográfico, está preparado para participar com mais tranquilidade dos processos de recrutamento e seleção. Uma dica valiosa é tentar manter a calma e deixar o nervosismo de lado, afinal, a ansiedade pode te desconcentrar durante a avaliação. Por isso, procure formas de ficar tranquilo antes do seu exame.

Nós da Serasa Experian esperamos que você tenha sucesso nos seus processos seletivos. Aqui no blog Carreiras, você encontra muitos outros conteúdos sobre mercado de trabalho, organização no trabalho e currículo, então, nos acompanhe e não perca nenhum post!

Além disso, já pensou em trabalhar na Serasa Experian? Estamos com diversas vagas abertas, então aproveite a oportunidade e trabalhe conosco! Conheça as vagas e cadastre seu currículo no site. Até logo!