Qual empresa não quer ter agilidade e valor no produto ou serviço que entrega? O Scrum é um método de gestão que visa otimizar a gestão de projetos a partir de etapas curtas, simples e um objetivo realista dentro do cenário do negócio.

Quer conhecer mais sobre o Scrum e saber como ele pode auxiliar a organizar os processos da sua empresa? Então acompanhe o post de hoje!

O que é o método e qual o objetivo do Scrum?

O Scrum é um conjunto de ações ágeis empregado no gerenciamento de equipe e de projetos complexos. O foco é planejar e deixar os processos mais curtos e simples, mantendo o andamento e acompanhamento de cada etapa.

A metodologia é caracterizada por princípios bem estruturados como transparência, adaptação e reflexão, que veremos com mais detalhes nos tópicos seguintes.

Como o Scrum funciona?

A teoria do método Scrum é fácil de entender: o objetivo é manter uma equipe auto-organizada que entrega valor no produto ou serviço que oferece ao cliente, dentro do período chamado Sprint.

Para cada Sprint é definido funções, eventos e ações direcionadas a uma meta pré-determinada para ser alcançada.

Quais são os princípios do Scrum?

Como já dissemos, a metodologia Scrum é caracterizada por princípios próprios, conheça cada um:

Reflexão

Os pontos de reflexão durante o andamento de um projeto é importante para as equipes revisarem o seu progresso. Os responsáveis pela supervisão utilizam os insights extraídos destas reuniões para estimar o sucesso da aplicação da metodologia.

Essa análise também é importante para executar as ações com mais eficiência e corrigir ou adaptar o que precisar durante o andamento.

Transparência

No método Scrum todos de uma empresa devem estar envolvidos e cientes do projeto que está em andamento. As equipes devem se comunicar entre si para evitar problemas de comunicação de informações importantes que podem prejudicar o resultado do processo.

Adaptação

Os membros do time envolvido em um projeto têm autonomia para priorizar tarefas, caso o cliente solicite mudanças. Eles decidem quais atividades podem ser concluídas primeiro ou adiadas para uma nova data.

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Práticas do Scrum

Veja algumas aplicações práticas do método Scrum na gestão de negócios:

1. Metas realistas e alcançáveis

A aplicação do método Scrum deve contar com um planejamento com metas que sejam possíveis de alcançar. Objetivos muito altos, que estejam fora da capacidade de produção e trabalho da equipe geram uma tensão e frustração geral, que vai contra a lógica da metodologia.

Sugere-se que a meta seja ajustada conforme o resultado dos últimos Sprints. Se o andamento foi tranquilo considerando tempo e resultado, é possível adicionar novos elementos nos próximos.

2. Gestão de crises e riscos

Mesmo com um planejamento bem estruturado e definido, é possível que fatores internos e externos causem problemas quando o sprint for colocado em prática.

Por isso, é importante ter uma equipe de gestão treinada e pronta para criar uma estratégia para orientar o time nesses casos de forma assertiva.

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3. Limitação do trabalho em progresso

Em um mercado cada vez mais competitivo é normal as empresas terem pressa para crescer e se desenvolver. Mas é preciso ir com calma para se ter sucesso no método Scrum e separar os objetivos por sprint.

Misturar trabalhos e metas diferentes podem causar um impacto negativo na produção da equipe e prejudicar a agilidade da entrega.

Onde o Scrum pode ser aplicado?

O método Scrum surgiu para suprir uma necessidade da área de desenvolvimento de softwares, mas, atualmente, ela é aplicada nos mais diferentes setores.

Toda empresa com uma equipe que trabalhe visando o mesmo objetivo pode aplicar o método Scrum para aprimorar o processo de gestão.

Vantagens de aplicar o Scrum

Agora que você conheceu um pouco como funciona o método Scrum confira algumas vantagens que a sua aplicação pode trazer para as empresas:

Times autogerenciáveis

Uma equipe envolvida em metas atingíveis e com processos bem definidos vai estar muito mais motivada na sua atividade.

Com isso, a metodologia auxilia na ação dos envolvidos, os incentiva a criar independência e a se organizarem para buscarem o seu propósito sem a dependência de outra área ou chefe.

Um time autogerenciável em uma empresa reduz a burocracia de processos internos

Entregas rápidas e previsíveis

O método Scrum visa segmentar o trabalho em etapas menores, dessa forma, o time se organiza melhor para cumprir o seu papel e sabe exatamente o que precisa ser feito no prazo determinado.

Por isso, ao aplicar a metodologia, é observado uma melhora na eficiência e qualidade das entregas realizadas. Esses fatores impactam diretamente na satisfação do cliente, ao mesmo tempo em que deixam a equipe motivada no seu trabalho.

Feedback e melhoria contínua

As reuniões diárias para acompanhar e analisar o andamento do projeto permite que a equipe tenha um feedback rápido e constante do projeto em execução. Assim, o time consegue avaliar suas ações e ver o que pode ser otimizado.

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Os gestores de uma empresa devem estar informados sobre as metodologias que podem auxiliar a melhorar os processos internos, visando eficiência e qualidade. Como vimos, o Scrum é um método simples que, se bem aplicado, pode trazer diversos benefícios para um negócio.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha contribuído para seu conhecimento! Continue acompanhando o blog da Serasa Experian!