Todas as empresas desejam conquistar novos clientes e fidelizá-los, não é? Mas para isso, a qualidade é um fator principal. Nesse contexto surgiu o Quality Assurance (QA), uma área dedicada à análise e controle da qualidade dos produtos e serviços.

Quer entender melhor como funciona o QA? Está no lugar certo! A Serasa Experian preparou esse texto para você com todas as informações necessárias sobre a profissão, como o que faz, habilidades necessárias, faixa salarial e muito mais. Venha conosco e veja o que preparamos!

O que é o Quality Assurance (QA)?

O Quality Assurance (QA) é um conjunto de atividades e processos realizados para garantir que um produto ou serviço atenda os padrões de qualidade estabelecidos. Essa prática é utilizada em setores diversos, como tecnologia, saúde, educação e muitos outros.

O principal objetivo do QA é assegurar que o resultado final seja consistente, confiável e atenda às expectativas dos clientes ou usuários, por isso é desenvolvido por um profissional com muita proatividade. Tendo isso em mente, são realizadas diversas análises para identificar e resolver problemas, erros e defeitos no desenvolvimento do produto ou serviço.

Ou seja, os profissionais dessa área realizam diversas ações focadas na prevenção, garantindo a qualidade ao longo de todo o ciclo de vida do item.

Qual é a importância do QA?

O QA é fundamental para garantir que os produtos e serviços oferecidos para os clientes atendam aos padrões estabelecidos pela organização. Além disso, ele garante consistência, confiança e a satisfação dos clientes, evitando os erros antes que afetem o resultado.

O Quality Assurance também faz com que a empresa tenha mais oportunidades de aprimoramento e otimização dos processos. Como os profissionais de QA desenvolvem seu trabalho focados na eficiência e na produtividade, é possível eliminar desperdícios e retrabalhos que podem atrasar a empresa.

Todos esses fatores citados fazem com que a qualidade das mercadorias melhore e, consequentemente, os clientes se sintam mais satisfeitos e abertos a construir relacionamentos sólidos com a empresa.

O que os profissionais da área fazem?

Os profissionais de Quality Assurance (QA) possuem diversas atribuições e, conforme comentado anteriormente, eles são responsáveis por realizar diversas análises para garantir um bom processo produtivo. Continue sua leitura e confira as principais atividades desses trabalhadores:

- Compreender os processos

Para que os profissionais de QA desempenhem um bom papel no controle produtivo da empresa, eles devem compreender todos os processos envolvidos. Isso serve como um ponto de atenção para as etapas que possuem chances de erros ou falhas.

Além disso, ele também deve estabelecer os critérios claros e especificações de qualidade para orientar o desenvolvimento de produtos ou serviços.

Aproveite e confira nosso conteúdo sobre gestão de desempenho no ambiente organizacional.

- Realizar análises

As análises são as principais atividades realizadas pelos analistas e profissionais de QA. Esses estudos são fundamentais para identificar e resolver problemas, garantir a adequação com os padrões de qualidade estabelecidos e assegurar a satisfação dos clientes.

Entre as principais análises estão os estudos de processos, riscos, dados e métricas e testes. Isso faz com que o profissional tenha uma visão completa e detalhada sobre os processos. Com isso, ele pode tomar decisões fundamentadas, propor melhorias, otimizar as atividades e garantir que a qualidade seja incorporada em todas as etapas.

- Fazer testes exploratórios

Os testes exploratórios são uma abordagem dinâmica onde o profissional de QA utiliza sua experiência, conhecimento técnico e criatividade para explorar o software de uma forma diferente. Em outras palavras, a pessoa QA visa identificar problemas, falhas e comportamentos inesperados que possam não ter sido previstos em testes anteriores.

Quais conhecimentos um profissional de QA deve ter?

Os profissionais de QA devem possuir diversas habilidades técnicas e conhecimentos específicos para desempenharem suas funções de forma eficaz. Saiba quais são:

  • Conhecimentos técnicos sobre as ferramentas, métricas, softwares e metodologias utilizadas;
  • Formação em Engenharia ou Ciências da Computação (outros cursos relacionados também são aceitos);
  • Conhecimento em metodologias ágeis;
  • Inglês avançado;
  • Trabalhar com ferramentas para detecção de bugs;
  • Conhecimento em base de dados.

Quais as principais habilidades de uma pessoa QA?

Assim como um profissional de QA precisa ter competências técnicas, também é necessário ter algumas habilidades desenvolvidas. Essas capacidades fazem com que o trabalhador seja eficiente, capaz de conduzir processos e alcançar altos níveis de qualidade. Veja quais são elas:

  • Capacidade de análise e resolução de problemas;
  • Atenção aos detalhes e proatividade;
  • Bons conhecimentos de comunicação;
  • Adaptabilidade e domínio na gestão do tempo;
  • Ser empático e trabalhar bem em equipe;
  • Visão estratégica e capacidade de liderança.

Qual é a faixa salarial das pessoas QA?

A faixa salarial das pessoas QA pode variar consideravelmente dependendo de fatores como localização geográfica, nível de experiência, tamanho da empresa, setor de atuação e até mesmo o grau de especialização técnica.

No Brasil, os profissionais que recém ingressam na área possuem a média salarial de R$ 3.809,00. Apesar disso, pessoas QA mais experientes podem chegar a receber mais de R$ 6.000,00.

Gostou de conhecer essa profissão? Os profissionais de QA são muito importantes para as empresas, garantindo a qualidade do fluxo de produção e a satisfação dos clientes. Se você está buscando essa informação porque deseja mudar de profissão ou entrar no mercado de trabalho na área, aproveite e conheça nossas vagas!