O sucesso na função que você exerce não está ligado somente às habilidades técnicas adquiridas em cursos de especialização, livres, de graduação, de idiomas ou experiências de trabalho anteriores, por exemplo. Ele também está atrelado às suas habilidades pessoais, as chamadas soft skills.
Ser organizado é uma delas! A forma com que você gerencia o seu tempo pode trazer diversas vantagens na sua rotina de trabalho, como aumento da produtividade e o melhor controle sobre suas atividades profissionais.
Se você quer desenvolver ou melhorar essa habilidade e saber mais como a organização no ambiente de trabalho pode te ajudar a crescer profissionalmente, acompanhe o post de hoje!
Neste conteúdo você vai ver
O que é a organização do trabalho?
A organização de trabalho se refere ao planejamento e orientação de como executar as tarefas que incluem: qual a estrutura, ferramentas e tecnologias que serão necessárias, os processos e mão de obra envolvida, o gerenciamento de tempo e acompanhamento das atividades.
Olhando por outro aspecto, seria planejar o trabalha a partir das seguintes questões: "como será feito", "com que objetivo", o "porquê", "o quê", "quando", "quem" e "onde".
Qual a importância da organização do trabalho?
A organização do trabalho apresenta diversas vantagens para o profissional, que se refletem na qualidade do que é entregue para a empresa e no seu bem-estar pessoal. Veja quais são elas:
Aumento da produtividade
Sair fazendo todas as suas atividades do dia sem um planejamento pode acabar não dando muito certo. E essa ação pode prejudicar a sua produtividade.
Em todo trabalho existem demandas mais urgentes e outras que podem esperar. É importante ter um planejamento para te ajudar a identificar quais são prioridades para não prejudicar a produtividade pessoal ou da equipe.
Rotina menos estressante
Imagine ter diversas atividades para concluir na semana e não saber por onde começar. É possível que isso cause muito estresse ao profissional que, no fim do dia, tem a sensação de que não fez nada.
Com uma organização no trabalho esse sentimento é diminuído. Saber o que deve fazer a cada dia para conquistar a meta da semana ou do mês causa uma satisfação pessoal. O que se reflete também na qualidade de vida e bem-estar.
Melhora o engajamento
Ninguém gosta de trabalhar diariamente sem conseguir identificar qual está sendo sua contribuição para os resultados da empresa.
Uma organização no trabalho te ajuda a visualizar qual o propósito da sua atividade e faz você se sentir mais motivado profissionalmente.
Melhora assertividade nas tarefas
Com a organização no trabalho, o profissional consegue ter melhor controle dos prazos de entrega, do que precisa para realizar determinado serviço e pode traçar estratégias para atingir o objetivo.
Todo esse planejamento permite que as tarefas diárias sejam realizadas com mais assertividade. Além disso, quando se sabe o que precisa ser realizado, dedica-se muito mais cuidado e atenção ao trabalho.
Como se organizar no seu trabalho?
Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar a ser mais organizado no trabalho, confira:
1. Organize seus horários
A primeira dica é se organizar conforme seu horário de entrada e saída do trabalho. Planeje acordar com tempo para tomar seu café e fazer sua higiene pessoal da manhã com calma, para que haja tempo suficiente para você se deslocar e não chegar atrasado.
Além disso, tente separar os horários de trabalho dos de lazer. Toda a atividade profissional deve ser realizada durante o expediente e as horas extras devem ser uma exceção. Cuidado para que o excesso de trabalho não atrapalhe sua qualidade de vida.
2. Trace metas alcançáveis
Infelizmente, é comum os gestores traçarem metas inalcançáveis que não correspondem com a rotina dos funcionários. Isso pode causar um grande descontentamento nos colaboradores.
Essa dica é para que os líderes estipulem metas e prazos conforme o cenário real da empresa. Sabemos que este é um desafio, mas a partir de feedbacks e conversas pode-se chegar a um alinhamento justo para todos.
3. Analise quais são as prioridades do dia
Comece o dia listando o que é mais importante fazer. Sabemos que em um negócio tudo pode ser urgente. Mas é preciso entender quais são suas responsabilidades e o que é prioridade para deixar sua rotina de trabalho fluir com mais leveza.
4. Faça pausas regulares
Ser produtivo não significa trabalhar direto sem descanso. Aliás, isso vai diminuir a sua produtividade. Faça pausas regulares a cada 40 ou 50 minutos para ir ao banheiro, tomar uma água, se alimentar, fazer um alongamento ou conversar com os colegas de trabalho.
Esses momentos são importantes para cuidar do seu bem-estar físico e emocional e te ajudarão a se concentrar melhor na sua atividade.
5. Divida as atividades em etapas
Ao fazer parte de um grande projeto, tente dividir suas responsabilidades em pequenas etapas. Concluir pequenas tarefas deixará você mais motivado a seguir para a próxima até alcançar a meta final.
6. Evite distrações
Quando organizar a rotina do seu trabalho, é importante listar o que pode te tirar do foco e buscar soluções para contornar a situação.
Se você sente dificuldades em trabalhar em um local com muito barulho, por exemplo, tente ouvir uma música para ajudar na concentração.
Tente criar um ambiente de trabalho agradável, limpo e deixe tudo o que vai utilizar durante o dia próximo a você.
8. Faça um balanço no fim do dia
É importante chegar no fim da jornada de trabalho e checar se tudo o que planejou foi realizado ou será preciso remanejá-lo para outro dia. Isso é importante para reestruturar o planejamento e não atrasar demandas e prazos.
Vimos que ter uma limpeza e organização no trabalho é importante para qualquer profissional que deseja ser produtivo e crescer na sua carreira. Aqui na Serasa Experian você encontra conteúdos para te ajudar na jornada profissional, continue acompanhando nosso blog!
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