Uma das informações mais importantes de um currículo é o campo de “Objetivo Profissional”. Nele você deve informar às empresas qual oportunidade de trabalho está buscando e suas expectativas também.

Você sabia que suas chances de falar com o time de recrutamento tendem a aumentar com um bom objetivo de currículo? É isso mesmo! Trazer a informação do jeito certo pode garantir o seu destaque entre os demais candidatos.

Mas não se preocupe: para ajudar você, preparamos um conteúdo com dicas exclusivas sobre o tema. Leia o texto até o final e confira!

Por que ter um objetivo para currículo?

O objetivo para currículo serve para indicar ao time de RH (Recursos Humanos) qual cargo você gostaria de ocupar dentro da empresa. Por isso, vale ter clareza e assertividade, combinado?

Caso você opte por preencher suas informações em uma plataforma de empregos, o mais indicado é definir um objetivo que seja abrangente e válido para a maioria das vagas. Isso porque as alterações realizadas nessas plataformas costumam anular a última versão do currículo, ou seja, não é bom trocar de objetivo toda vez que você for se candidatar para uma vaga.

Ainda sobre o objetivo para currículo, uma boa dica é usar o mesmo título que a maioria das empresas escolhe para descrever suas vagas. Pesquise, então, quais são as palavras-chave mais utilizadas por elas.

Essa informação, além de requerer cuidado e tempo no preenchimento, pode fazer toda a diferença durante seu processo seletivo. Afinal, é ela que ajuda os recrutadores a filtrar e selecionar os perfis realmente interessantes.

Exemplo de objetivo do currículo

Um bom objetivo deve ser específico, direto e personalizado à vaga e à empresa, sempre que possível. É essencial, também, que ele seja sincero para ganhar pontos com o recrutador.

Confira alguns exemplos de objetivo, de acordo com a situação do profissional:

Objetivo de currículo para profissional experiente

“Com a experiência que adquiri ao longo dos anos e minhas habilidades comportamentais, desejo atuar em uma empresa onde eu possa contribuir no desenvolvimento de projetos na área da saúde.”

Verifique que esse exemplo demonstra:

  • Que o profissional possui experiência em sua área;
  • Que ele conhece a empresa à qual está se candidatando.

O fim desse texto pode ser alterado para se adaptar a qualquer área, mas tenha cuidado para não enviar um currículo sem foco e desatualizado.

Objetivo de currículo para profissional inexperiente

“Estou no início de minha carreira e busco uma oportunidade para demonstrar e desenvolver minhas habilidades e talentos. Buscarei compensar a pouca experiência com empenho e dedicação na minha área de conhecimento.”

Caso tenha, não deixe de lado os projetos e estágios realizados na faculdade. Demonstre que você tem uma pequena atuação em sua área. Também busque valorizar a vontade de conseguir uma vaga e indique habilidades que podem compensar a falta de experiência.

Confira outros exemplos de frases que podem ser adaptados à sua realidade:

  • “Busco por uma nova oportunidade para conquistar experiências desafiadoras em minha carreira de (acrescentar sua área). Acredito que dessa maneira poderei estar em constante evolução.”;
  • “Espero colaborar para um ambiente de trabalho (ou no setor que deseja atuar) no qual eu possa colocar meus conhecimentos em prática em favor da (empresa ou organização), com o objetivo de beneficiar e auxiliar no crescimento da organização, bem como em meu crescimento profissional.”;
  • “Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.”;
  • “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”;
  • “Procuro uma oportunidade para desenvolver e aprimorar meus conhecimentos de forma crescente e contínua, visando sempre tanto o meu crescimento profissional quanto o da empresa.”

O que não colocar no objetivo do currículo?

Fique atento(a) aos itens que não devem constar em um objetivo profissional bem escrito. Confira algumas dicas:

  1. Evite frases muito longas. Isso demonstra pouca clareza;
  2. Não aponte mais de uma área de atuação. Isso demonstra falta de foco;
  3. Deixe as frases clichês de lado, como “à disposição da empresa”.

objetivo para curriculo

5 dicas de como definir seu objetivo

1.    Não minta

Pode ser que uma mentira não seja percebida imediatamente, mas quando isso acontecer, irá manchar sua imagem não somente na empresa à qual você está se candidatando. As empresas de uma mesma área ou áreas paralelas têm contato entre si, o que pode fazer a mentira se espalhar pelo setor. Sua sinceridade poderá chamar a atenção do recrutador.

2.    Fuja dos clichês

Os recrutadores recebem centenas ou até milhares de currículos clichês. Por isso, se você quer destacar seu currículo e fazer com que o recrutador o leia, evite as frases clichês, principalmente em seu objetivo. Tenha muito cuidado, especialmente em vagas que exigem criatividade.

3.    Priorize a simplicidade

Quer montar um currículo perfeito, com um objetivo que se destaque? Priorize a simplicidade. Ela facilita a absorção de informações e aumenta as chances de você conseguir uma entrevista.

4.    Especifique a área de atuação

Um bom objetivo precisa estar alinhado à vaga que você procura, além de especificar suas aspirações profissionais. Por exemplo, se sua candidatura é para o cargo de gerente de marketing, seu objetivo deve estar de acordo com os termos usados na área.

Mas, fique atento(a) para não confundir a área de atuação com o título do cargo. Essas são duas coisas bem diferentes: uma mesma área contém diversos cargos que podem ser exercidos por vários profissionais, inclusive com diferentes formações.

5.    Revise

Por último, lembre-se de revisar seu currículo antes de enviá-lo, com atenção especial ao objetivo profissional. Isso porque a frase que você usa para se candidatar a uma vaga nem sempre servirá para uma nova candidatura.

Cheque se seu objetivo está alinhado às exigências do contratante para evitar que seu currículo seja descartado logo no início.

Estrutura de um bom currículo

Para evitar que seu currículo seja descartado rapidamente, é essencial tomar algumas medidas para torná-lo atraente. Para montá-lo, você deve pensar em sua carreira, e não apenas no CV. Reflita sobre como transmitir honesta e claramente seu conhecimento e a bagagem que você adquiriu.

A intenção do currículo é muito clara: fisgar o interesse do empregador. Ao conseguir cumprir essa tarefa, quando estiver na entrevista pessoalmente, o profissional poderá preencher as lacunas e mostrar tudo o que sabe fazer.

Mas, para isso funcionar, você precisa prestar atenção a alguns itens que formam esse documento. De maneira geral, as seguintes informações são interessantes de serem colocadas no currículo:

  • Dados pessoais: Informe seu nome, idade, dados de contato etc.;
  • Objetivo profissional: Deixe claras informações como área de atuação, especialização e cargo desejado;
  • Formação acadêmica: Coloque informações referentes ao nível de escolaridade e à graduação, como o nome da instituição, período de estudo, duração do curso e localização. Caso tenha várias formações, dê prioridade às mais recentes;
  • Experiência profissional: Informe o nome da empresa, o período de atuação, seu cargo e inclua uma breve descrição das atividades exercidas. Novamente, priorize as duas ou três experiências mais recentes;
  • Cursos extracurriculares: Informe todos os cursos livres de idiomas e especialização que você já realizou. Inclua o nome da instituição, curso e duração de cada um;
  • Atividades complementares: Relate as viagens para o exterior, trabalhos voluntários ou projetos da faculdade. Você também deve informar o local no qual essa atividade foi realizada, além do período e uma breve descrição.

Como definir seu objetivo em um currículo?

Tenha em mente que o objetivo do currículo deve ter como base duas principais informações:

  1. O cargo que pretende ocupar ou você ocupa neste momento;
  2. O título da vaga que você deseja concorrer.

Se os dois forem semelhantes, seu objetivo profissional está definido. Mas, se forem diferentes, você precisa avaliar qual faz mais sentido no momento. Esse alinhamento é necessário para que este campo do seu currículo seja coerente tanto com seu histórico profissional quanto com sua candidatura à vaga.

Diversos elementos devem ser considerados no momento de descrever o objetivo profissional em seu currículo. Esse campo deve ser específico, conhecido, focado, alinhado e otimizado à oportunidade pretendida. Cada um desses pontos é definido da seguinte forma:

  • Específico – É preciso reenche-lo com a área e o nível hierárquico que você deseja alcançar;
  • Conhecido – Use os termos usados pelo mercado. Ou seja, evite termos internos, usados somente em sua empresa. Por exemplo, em vez de “analista II”, use apenas “analista”;
  • Focado – Você até pode colocar mais de um cargo em seu objetivo, mas é legal que todos estejam dentro da mesma área;
  • Alinhado - Considere os cursos, experiências profissionais e áreas de interesse que você listou em seu currículo. Analise se seu objetivo está realmente alinhado a essas áreas;
  • Otimizado - Por último, pense na otimização do conteúdo: use entre 51 e 100 caracteres, aproximadamente, foque nas palavras-chave usadas nos anúncios de vaga de sua área e aumente as chances do seu currículo chegar até o recrutador e despertar sua atenção.

Sintetizando, as seguintes informações podem constar em seu objetivo profissional. São elas:

Cargo desejado

Cite o cargo descrito na vaga para demonstrar que você está enviando seu currículo somente para essa oportunidade, e não para qualquer uma que aparecer.

Experiências relevantes para a vaga

Demonstre que você já possui afinidade com algumas atividades exigidas pelo cargo.

Objetivo de vida relacionado com a posição desejada

Demonstre que seu propósito está alinhado com o do cargo e da empresa que você pretende atuar.

Qualidades pessoais que podem ser um diferencial

Busque destacar pelo menos uma qualidade que você possui e se enquadra no perfil, demonstrando que você possui um bom nível de autoconhecimento.

Como você pode contribuir para a empresa

Por último, busque demonstrar que você pode fazer a diferença nos resultados da empresa. É isso que os recrutadores procuram nos candidatos.

Conclusão

Escrever o objetivo de um currículo é uma tarefa trabalhosa, que exige dedicação e atenção. Por isso, sua redação deve ser bem assertiva. Mesmo que você utilize modelos como base, busque personalizá-los à sua área de atuação e à empresa pretendida.

Não esqueça que seu currículo pode ser a porta de entrada para a empresa dos seus sonhos. Por esse motivo, procure sempre revisá-lo, organizar suas informações de maneira clara e otimizá-lo da melhor forma para chamar a atenção dos recrutadores.

Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, compartilhe-o com seus colegas nas redes sociais e continue acompanhando nosso blog!