O analista de mídias sociais é o profissional responsável por gerenciar a presença de uma marca nas redes sociais. Isso inclui implementar uma linha editorial, criar e executar calendário postagens, analisar métricas e até mesmo interagir com o público. Muitas vezes ele é chamado de social media. Veja como se tornar um!

O mundo online revolucionou a forma das pessoas trabalharem e se relacionarem. A profissão de analista de mídias sociais representa bem essa transformação já que é uma carreira que não existia antes da internet e tem como base a interação dos usuários com marcas ou pessoas públicas.

A seguir, vamos conhecer mais sobre o que esse profissional faz em sua rotina de trabalho, qual a sua média salarial, habilidades técnicas necessárias e quais cursos podem ajudar na construção da carreira.

O que é um analista de redes sociais?

O analista de mídias sociais é o profissional que está à frente da presença de uma marca nas redes sociais. Ele é responsável por gerenciar todas as atividades relacionadas a esses canais de comunicação, como:

 

  • Criação da linha editorial para cada rede social;
  • Criação do calendário de postagens;
  • Gerenciamento da produção de conteúdo;
  • Interação com os usuários;
  • Análise de resultados.

Definição na CBO

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho define o analista de mídias sociais como profissionais que:

“Realizam gestão das redes sociais, monitorando as mídias sociais e administrando atividades de relacionamento com público/seguidores. Elaboram planejamento estratégico de marketing digital e desenvolvem produção de conteúdo. Gerenciam marketing de influência e resultados de avaliação de desempenho.”

A CBO também traz variações do nome do cargo desse profissional, que pode ser chamado de analista de mídias digitais, analista de redes sociais, assistente de mídias sociais e, o mais comum, social media.

O que faz um analista de mídias sociais?

Dessa forma, a rotina de trabalho de uma pessoa que desempenha o cargo de social media envolve muita criatividade, tecnologia e comunicação. Parte das tarefas são executadas com o apoio de aplicativos de gerenciamento de postagens, editor de planilhas e de imagens.

Veja abaixo um detalhamento das responsabilidades de um social media.

Linha editorial

A linha editorial guia as postagens da marca nas redes sociais. É ela que vai dizer qual é o posicionamento, tom de voz e tipos de assuntos abordados. Normalmente, o analista de mídias sociais cria a linha editorial antes mesmo de fazer os primeiros posts, atualizando se necessário ao longo do tempo.

Depois de criada, o analista se torna o “guardião” do que foi definido, supervisionando todo o conteúdo postado para garantir que ele está dentro da linha editorial. Isso garante mais consistência para a identidade da marca no ambiente digital.

Calendário de postagens

A criação, planejamento e execução do calendário de postagens são atividades que ocupam boa parte de um dia de trabalho do analista de redes sociais. Ele é uma tabela com a programação do que será publicado nos perfis. O calendário prevê inclusive campanhas maiores ou ações promocionais como datas festivas, lançamento de novos produtos etc.

Por isso, suas postagens não devem ser isoladas ou decididas aleatoriamente. O analista é responsável por decidir quais serão os conteúdos produzidos, que normalmente são discutidos em reuniões de pauta periódicas e estão alinhados às estratégias da empresa.

Normalmente, o calendário é uma tabela com a pauta, prazo, responsável e status da demanda. Algumas empresas utilizam ferramentas desenvolvidas especialmente para essa função.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é a execução do calendário de postagens. Nem sempre o analista de mídias sociais fica responsável por escrever os textos postados. Algumas empresas contam com redatores internos ou prestadores de serviço para produzirem o que será postado.

Independentemente de como o conteúdo seja feito, o gerenciamento dessa produção é responsabilidade do analista, que deve validar texto e design para garantir que os posts sigam a linha editorial, identidade da marca e os objetivos estratégicos por trás deles.

Monitoramento

Conforme a produção de conteúdo vai sendo postada, as redes sociais podem receber comentários, reações, novos seguidores, mensagens etc. Chamamos essa “reação” de engajamento. Ou seja, a resposta/interação do público.

O monitoramento desse engajamento é outra grande parte do trabalho diário do analista. Essa “ronda”, extrai dados quantitativos e qualitativos, analisando números e o que os seguidores estão falando nos comentários e mensagens.

A análise rende inspirações para novas postagens e mede o impacto das ações nas redes, além de ser um termômetro para verificar a recepção do público às propostas da empresa e o que eles estão falando sobre a marca. Responder comentários e mensagens também faz parte dessa tarefa.

Para mensurar, é preciso estabelecer métricas previamente e, claro, analisar os dados depois. Atualmente, as próprias redes sociais fornecem relatórios de métricas, mas também existem aplicativos e outros serviços para apoiar o analista no monitoramento.

Habilidades de um analista de mídias sociais

Para realizar essas atividades, o analista de redes sociais vai precisar desenvolver algumas habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills). Curiosidade, olhar analítico, liderança, trabalho em equipe e boa comunicação são algumas das características comportamentais que ajudarão o profissional a lidar com os desafios diários dessa carreira.

Apesar de não ser um trabalho 100% voltado ao atendimento ao público, ele coloca a pessoa em contato com usuários das redes sociais. A interação requer algumas habilidades de atendimento como empatia e proatividade.

 

Já nas habilidades técnicas, para ser um analista de mídias sociais é importante estudar:

  • gramática;
  • escrita para internet;
  • copywriting;
  • métricas para internet;
  • construção de briefing;
  • atualizações das redes sociais;
  • programas de edição de imagem;
  • extração e análise de relatórios;
  • política de anúncios em redes sociais.

 

As principais redes sociais também oferecem recursos específicos para contas empresariais, como o Instagram for Business, Facebook Business e Youtube Creators. Estudar a fundo essas plataformas será fundamental para o analista.

Formação e cursos para social media

Para desenvolver essas habilidades, o profissional pode investir em cursos para a formação de social media ou escolher aqueles que se enfoquem em uma técnica específica (copywriting, edição de imagem, análise de métricas etc).

Em relação à formação universitária, não existe uma graduação especialmente desenvolvida para esse profissional. Porém, muitos profissionais têm em seus currículos cursos da área de Comunicação Social, Marketing, Publicidade e Propaganda ou Letras.

O importante é direcionar sua formação para a área de redes sociais, investindo em cursos livres ou pós-graduações na área de marketing digital. Mesmo profissionais já atuantes no mercado fazem atualizações nas técnicas, novas versões de aplicativos, mudanças de algoritmos etc.

As plataformas que oferecem recursos para negócios, como o Facebook Business, muitas vezes possuem uma série de cursos gratuitos direcionados não apenas para as funcionalidades da rede social, mas também ao marketing digital.

As habilidades interpessoais também devem estar na mira do investimento na formação do analista. Sim, é possível desenvolver soft skills! Cursos e livros voltados à gestão de tempo, liderança de equipe, ética e criatividade podem ser um começo interessante para quem quer se tornar um social media.

Qual o salário de um analista de mídias sociais?

O analista de mídias sociais vai encontrar oportunidades de trabalho com carteira assinada (dentro dos regimes da CLT) e de prestação de serviço (como freelancer). A primeira, traz um salário fixo. Já a segunda será variável, dependendo do número de clientes atendidos e do volume de demandas em um mês.

No site Glassdoor, a remuneração média mensal de um social media no país é de R$ 2 mil. Quando a busca é feita utilizando o termo “analista de redes sociais” o valor sobe para R$ 2944 por mês. Já o termo “analista de mídias sociais” indica o valor de R$ 2423.

 

Essa média não faz distinção do nível do cargo. O site registra salários de até R$ 11 mil para essa função. Ou seja, assim como em outras profissões, um analista de mídias sociais pode ter uma progressão salarial conforme avança em sua carreira.

Conclusão

O analista de mídias sociais é mais uma de tantas profissões que surgiram com o mundo digital e a mudança de comportamento dos consumidores. Perfis de marca em redes sociais são cada vez mais determinantes para a construção da imagem dessas empresas e também para a decisão de compra ou contratação de serviço.

Para que essas páginas sejam estratégicas e estejam de acordo com o posicionamento da marca, é preciso pensar em uma linha editorial e em postagens com propósito. As redes também exigem uma atualização constante de conteúdo, resposta aos seguidores e atenção ao que é tendência nessas plataformas.

O analista de mídias sociais é o profissional que vai cuidar de tudo isso para a empresa, muitas vezes gerenciando equipes de criação e sempre analisando com atenção o resultado das postagens. Sua formação não exige necessariamente uma graduação universitária, mas, com certeza requer cursos específicos na área.

O que você achou das atribuições e habilidades técnicas exigidas de um analista de mídias sociais? Quer conhecer outras profissões que misturam tecnologia, comunicação e mundo digital? Acesse outros conteúdos do blog. Por aqui, você encontra muitas informações sobre mercado de trabalho. Aproveite!