Os empregos de analista comercial oferecem uma excelente oportunidade para quem deseja desenvolver habilidades de análise e parceria de negócios. E é isso o que torna este cargo tão popular, pois ele incorpora estratégias de vendas em diferentes áreas de uma empresa.

Se você quer saber mais sobre esta profissão e como ingressar no mercado de trabalho, confira agora as dicas que trouxemos neste conteúdo. Descubra, também, quais são as funções, requisitos e desafios de um analista comercial.

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O que faz um analista comercial?

Se em algum momento você se perguntou o que faz um analista comercial, aqui está a resposta!

Um analista comercial realiza exames de receita, operações, despesas e concorrência para encontrar maneiras de melhorar a situação financeira de um negócio.

Esses profissionais usam modelos estatísticos e pesquisas econômicas para identificar padrões e discrepâncias em seus orçamentos e, em seguida, aplicam uma análise para sugerir mudanças nas políticas e metas que podem impactar diretamente nos lucros.

Em outras palavras, eles buscam entender o método pelo qual uma empresa opera e, depois, determinam maneiras pelas quais ela pode ser mais bem-sucedida.

Vale ainda destacar que os analistas comerciais geralmente são profissionais-chave em grandes corporações, mas em alguns casos trabalham contratados ou como consultores para vários clientes.

Quando estão em ambientes corporativos típicos, são parte de uma equipe maior e trabalham em conjunto com analistas financeiros também. E como eles também fazem sugestões de políticas, geralmente trabalham diretamente com a liderança sênior da empresa.

 

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Como se tornar um profissional da área?

Diferente de algumas profissões em que o curso de graduação é obrigatório, para se tornar um analista comercial não é necessário uma formação específica. De acordo com o site da Catho, para exercer essa profissão basta apenas ter o ensino médio completo.

Além disso, há alguns requisitos que são exigidos aos profissionais que desejam entrar nesta área:

 

  • Possuir boa comunicação oral;
  • Estar informado sobre as novidades do mercado que envolvem a área;
  • Ser atento a detalhes;
  • Fazer cálculos com facilidade;
  • Ter noções de administração;
  • Saber como propor soluções de problemas e como analisá-los;
  • Ser proativo com as atividades do dia a dia;
  • Ter boa inteligência emocional;
  • Gostar de atender aos clientes;
  • Ter iniciativa para promover mudanças;
  • Facilidade para prospectar novos clientes.

Como é o mercado de trabalho para analistas comerciais?

Uma das grandes vantagens de ser um analista comercial está na possibilidade de trabalhar em organizações dos diferentes setores. As principais e mais conhecidas são de:

 

  • Comércio varejista;
  • Instituições financeiras;
  • Serviços administrativos;
  • Agências de publicidade;
  • Consultoria;
  • Indústria;
  • Startups (fintechs, insurtechs etc.).

 

De acordo com o site Indeed, as pessoas que atuam nessa área também podem ocupar outros cargos como:

 

  • Analista de marketing;
  • Analista de pesquisa de mercado;
  • Analista de trade marketing;
  • Relações-públicas;
  • Analista de business intelligence;
  • Gerente de coordenação de marketing;
  • Gerente de divisão de marketing;
  • Gerente regional de vendas;
  • Gerente geral de vendas;
  • Gerente de relações corporativas;

 

Para ocupar alguns cargos, pode ser exigido experiência prévia na função que pode ser adquirida por meio de estágios, trabalhos voluntários ou vagas juniores. Portanto é importante que você continue estudando e se especializando, de preferência por meio de cursos de graduação.

Graduação

Obviamente, para quem quer sair à frente da concorrência, o mais indicado é ir em busca de qualificação por meio de cursos profissionalizantes e a graduação, que ajudarão a ter um crescimento na carreira.

O curso de graduação pode ajudar a ter outras habilidades que apenas a formação com ensino médio não consegue atribuir, como:

 

  • Dominar o tema de modelagem financeira;
  • Elaborar orçamentos e projeções mensais ou trimestrais;
  • Realizar análise de concorrentes;
  • Prestar suporte à equipe de liderança empresarial;
  • Usar dados para criar narrativas e histórias para ajudar na tomada de decisões;
  • Redigir análises e distribuir ou apresentar aos principais interessados;
  • Identificar oportunidades de melhoria de negócios e eficiências;
  • Visão de negócios, alfabetização financeira e análise de tendências.

Cursos online que ajudam a se tornar um profissional melhor

O conhecimento te ajuda a ir mais longe, cada vez que você aprende algo novo. Sabendo que para ser um analista comercial você pode se munir de aprendizado por meio de cursos, selecionamos alguns que você pode se inscrever para se tornar um profissional ainda mais capacitado.

Graduação EAD

Atualmente, muitas universidades oferecem grades curriculares por meio do ensino online. A vantagem está na possibilidade de estudar quando e onde quiser, escolhendo qual universidade deseja fazer.

Para um analista comercial, os cursos de Administração, Marketing, Gestão de Vendas e Planejamento estão entre os mais indicados.

Gestão de CRM

O CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, um conjunto de estratégias e práticas de negócios e tecnologias com foco em manter um bom relacionamento com os clientes.

Para aprender mais sobre esse tópico, há diversos cursos online com módulos em diferentes formatos e metodologia simples de entender e aplicar no dia a dia da profissão.

Pacote office

Criar planilhas, fazer cálculos rápidos, utilizar linguagens que possibilitem trazer previsão do negócio, criar apresentações impactantes para os clientes, escrever bons relatórios, entre outros.

Saber como utilizar os aplicativos do Microsoft Office ou do Google parece simples. Porém, eles exigem técnica e conhecimento amplo para dominar acomo entrega de relatórios e criação de apresentações que ajudem o gestor em uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Sebrae

Você provavelmente já conhece o Sebrae, mas sabia que eles possuem uma área de cursos grátis em sua plataforma? Pois bem, há diversos tipos de cursos voltados para áreas de empreendedorismo, administração, marketing, vendas, entre outros que ajudarão você a se tornar um profissional mais completo.

Conclusão

Agora que você já sabe o que faz um analista comercial e quais são os requisitos para a área, é importante que você analise seu perfil e desejo em exercer essa profissão.