A divulgação de produtos ou serviços de uma empresa deve ser realizada com estratégias que incluem diversos fatores como público alvo, análise de canais orgânicos e pagos e tendências do mercado.
O gerente de marketing é o responsável por gerenciar essas campanhas e liderar o time de marketing de uma empresa. É uma profissão essencial em qualquer porte e segmento empresarial e vem se tornando cada vez mais importante.
Se você quer saber com mais detalhes o que um gerente de marketing faz, quanto ganha e onde pode atuar, confira nosso post de hoje!
Neste conteúdo você vai ver
Gerente de marketing: como é essa profissão?
O papel central do gerente de marketing é garantir a eficiência do seu setor em uma empresa ou agência de comunicação visando implantar uma campanha de marketing bem-sucedida.
Este profissional é responsável por liderar o time de marketing e direcionar o trabalho com diretrizes sólidas para o resultado esperado. Para isso desenvolve estratégias, implanta, acompanha campanhas e analisa diversos canais de divulgação orgânica ou paga.
Onde o gerente de marketing pode atuar?
O gerente de marketing pode atuar em agências de marketing e comunicação ou em empresas de qualquer porte. Todos os segmentos de negócio precisam ter um setor que administra e cuida da divulgação de seus serviços ou produtos.
Esse profissional pode ocupar cargos em indústrias, no comércio varejista, em empresas de tecnologia, supermercados, dentre outros.
Veja também: O que faz um analista de mídias sociais?
Quais as funções do gerente de marketing?
Durante a rotina de trabalho, o gerente de marketing pode exercer diversas atividades ligadas a tomada de decisões, planejamento estratégico e liderança da equipe. Veja com detalhes algumas de suas funções:
Tomada de decisões
A tomada de decisões acontece diariamente em uma empresa em todos os setores e são importantes para estimar o futuro de um negócio.
No setor de marketing é o gerente que decidirá quais serão as estratégias utilizadas em cada campanha. É ele que faz as escolhas importantes que podem definir o sucesso de cada projeto.
Gestão de campanhas
O gerente de marketing é quem deve implantar uma campanha, da concepção à execução. Ele tem autonomia para decidir como ela será conduzida e fazer ajustes quando necessário. Tudo deve estar conectado ao público alvo de cada marca.
Ele supervisiona e aprova todo o material de marketing produzido pelo seu time, desde banners, anúncios e folhetos impressos. Faz parte também da gestão de campanhas, planejar o orçamento de gastos trimestral e anual e alocar fundos conforme o resultado que for sendo obtido.
Quer conhecer o melhor perfil de seus consumidores e definir as melhores estratégias para alavancar o seu portfólio? Conheça a solução da Serasa Experian: gestão de clientes e de portfólio.
Definição de planejamento
Todo planejamento do setor de marketing deve ser aprovado pelo gerente. Ele deve participar ativamente da elaboração de cada projeto, pesquisando, buscando informações e conversando com seu time.
A estratégia deve incluir a análise dos canais de aquisição pagos e orgânicos, como campanhas de pagamento por clique, conteúdo otimizado, campanhas de geração de oferta, publicidade, dentre outras.
É seu dever definir uma estratégia sólida, com um cronograma real que permita atingir o objetivo de cada campanha dentro da realidade da rotina de trabalho da sua equipe.
Por que o gerente de marketing é importante para a empresa?
O gerente de marketing tem um papel bastante relevante nas empresas. Não adianta produzir produtos de qualidade ou oferecer bons serviços se a sua divulgação não consegue atingir o cliente potencial.
Esse profissional atua em busca de conquistar o público da sua marca a partir de campanhas estratégicas, buscando sempre oportunidades relevantes em um mercado cada vez mais competitivo.
Confira: Marketing pessoal: o que é, quais os seus objetivos e mais!
Como ser um bom gerente de marketing?
O bom gerente de marketing precisa estar sempre atento às tendências do mercado e adaptar as estratégias da campanha. O marketing digital vem criando diversas oportunidades de divulgação no meio online e tudo deve ser usado a favor para estabelecer a presença de uma marca, sempre pensando no público alvo de cada empresa.
Além dessa parte estratégica, esse profissional precisa ter um espírito de liderança para envolver toda a sua equipe para trabalhar pelo mesmo objetivo.
Quais são as habilidades que um gerente de marketing deve ter?
O requisito para atuar como gerente de marketing é ter uma graduação em marketing, administração ou comunicação. Ter conhecimento nas ferramentas de análise de sites, como Google Analytics, Omniture, WebTrends e NetInsight.
Por ser um cargo de gerência, é solicitado experiência comprovada na área na identificação de público-alvo, na elaboração de campanhas de marketing e na configuração e otimização de campanhas do Google Adwords.
Uma pós-graduação e certificações em Marketing Digital também são importantes para atuar em um cargo como esse.
Quanto às habilidades comportamentais, é preciso ter senso de ética, gostar de comunicação inteligente, ter perfil analítico e de liderança, boa comunicação verbal e escrita, ser organizado e estar sempre informado sobre as novidades do mercado de Marketing.
Qual a média salarial de um gerente de marketing?
O salário de um gerente de marketing no Brasil varia conforme a região de atuação, porte e atuação da empresa contratante. Segundo a Catho, a média salarial para este profissional é de R$ 8.197,00.
Dentre os ramos que mais pagam para este cargo está o comércio varejista, informática, comércio atacadista e administração.
E aí, você já conhecia as funções do gerente de marketing? Os cargos ligados à tecnologia estão entre as profissões do futuro e quem quer acompanhar o mercado deve ficar ligado nas tendências! Continue acompanhando o blog da Serasa Experian!