Na dúvida sobre o que falar numa entrevista de emprego? A principal dica é treinar respostas para as perguntas que um time de recrutamento costuma fazer. Falar de atividades e resultados em empregos anteriores, ressaltando conhecimentos exigidos para a oportunidade também são boas sugestões para passar na entrevista e conseguir a sonhada vaga!
Conseguiu passar para a fase de entrevistas em um processo seletivo? Parabéns! Agora, você vai precisar se preparar para a conversa com o time de recrutamento. Lembrando que, em um próximo momento, esse bate-papo também pode ser com o seu futuro gerente ou líder técnico.
Mas, normalmente, a primeira entrevista de emprego é com o time de recrutamento. O que eles querem com essa conversa é validar informações do seu currículo e buscar mais alguns detalhes sobre suas experiências profissionais e habilidades.
Também entra no objetivo da entrevista de emprego verificar se o seu perfil dá match com a cultura organizacional. E sobretudo: o time de recrutamento vai analisar se você pode solucionar os “problemas” que a empresa tem por estar com aquela vaga aberta.
Neste conteúdo você vai ver
O que falar numa entrevista de emprego?
Com base nisso, já dá para imaginar o que é preciso mostrar nas suas respostas como você dá conta de suprir a necessidade da empresa e preencher aquele espaço vago na equipe, fazendo tudo isso com a conduta profissional buscada pelo empregador.
Suas respostas devem, então, estar direcionadas para a descrição da vaga. Ali, você verá as hard skills e soft skills que o time de recrutamento vai buscar encontrar na pessoa selecionada para a oportunidade.
Em perguntas como “Fale sobre você”, “Cite uma conquista” ou “Conte um episódio em que você não atingiu o resultado esperado e como reagiu”, tente trazer respostas que mostrem que possui essas hard skills e soft skills, além de como elas foram usadas.
É claro que as situações relatadas e experiências profissionais são complexas e não vão ser 100% explicadas em uma conversa rápida. Porém, aqui, o que o time de recrutamento também vai querer avaliar é seu poder de síntese oral e organização lógica.
Novamente, saber o que o entrevistador busca vai te ajudar. Tendo uma pequena noção disso, você vai poder selecionar as partes que realmente interessam nas suas experiências profissionais e situações a serem contadas. Assim, a resposta fica mais curta e assertiva.
Lembrando que também é recomendado usar uma linguagem próxima a do seu interlocutor (pessoa com quem você está conversando). Por isso, tão importante quanto saber o que falar numa entrevista de emprego, é saber para quem está falando. Ou seja: é necessário estudar previamente a empresa e a vaga. Fique atento(a), pois falaremos mais sobre adequação de linguagem e fit cultural mais à frente.
8 dicas do que falar numa entrevista de emprego
As questões até podem ser sempre parecidas, mas o que falar numa entrevista de emprego vai variar de situação para situação.
Porém, algumas dicas gerais podem ser aplicadas e te ajudarão a adaptar respostas e se preparar para entrevistas de emprego. Listamos 8 delas abaixo. Confira!
1. Um pitch sobre a sua trajetória profissional e hobbies
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que dizer quando o(a) entrevistador(a) pergunta “Fale sobre você?”. Nesse momento, você pode fazer um breve resumo sobre a sua trajetória profissional, incluindo uma ou outra informação pessoal (hobbies, áreas de estudo, lazer etc).
Alguns especialistas recomendam que a sua resposta seja um pitch sobre si mesmo. Um pitch é um termo comum entre empreendedores que nada mais é do que uma apresentação de três a cinco minutos com o objetivo de vender uma ideia/projeto, despertando interesse nos interlocutores.
A sua resposta pode ser dada em menos de três minutos, mas o objetivo será o mesmo: se apresentar, ressaltando pontos que chame atenção do time de recrutamento. Um exemplo do que dizer quando o entrevistador pergunta “fale sobre você?” seria:
“Eu sou formado em…, na universidade…, direcionei minha carreira para a área X… e minhas últimas experiências envolviam atividades como…que exigiam habilidades como…Mais recentemente, trabalhei no projeto X, fazendo…. Minhas responsabilidades eram…Junto da equipe, obtive os resultados…Essas experiências me levaram a conhecer a área X e, para o futuro, pretendo seguir desenvolvendo habilidades em X para liderar equipes de X. Fora do ambiente profissional, gosto de praticar o esporte X, ler livros da temática Y e estar com amigos e família.”
Em resumo, foque sua resposta em aprofundar um pouco o que já foi trazido no currículo e fale muito rapidamente sobre um ou outro ponto da sua vida pessoal. Vale, inclusive, citar pontos do currículo. Por exemplo, “Como eu destaquei no currículo, meu objetivo é X” ou “Direcionei minha carreira para esta área, porque na experiência X que eu mencionei no currículo, eu vivenciei…”.
2. Atividades, habilidades e resultados das experiências profissionais
Se for retomar pontos citados no currículo, lembre-se de trazer novas informações. Não fique apenas repetindo o que está no documento.
Por exemplo, se o entrevistador pedir para falar das suas experiências profissionais, você pode organizar sua resposta na ordem cronológica de empregos, como está no currículo. Porém, ao repassar as experiências, destaque quais habilidades as atividades daquela função exigiam de você. Não esqueça de citar seu nível de responsabilidade, se liderava pessoas e resultados significativos que valham a pena destacar.
Nunca fale mal dos seus empregadores anteriores, mas cite eventuais desafios. Também é recomendado mencionar trabalhos em equipe para que os resultados não pareçam uma conquista vinda apenas do seu esforço.
Outra possibilidade é ir pontuando sua curva de aprendizagem com habilidades específicas conforme repassa as experiências profissionais.
Vamos supor que a vaga para a qual você será entrevistado é para trabalhar em uma equipe de marketing, mas com função específica para cuidar de estratégias de eventos. A estrutura da resposta pode ser algo como:
“Iniciei na empresa X, onde tive meu primeiro contato com assessoria de eventos. Minhas responsabilidades eram…Já na empresa Y, pude aprofundar um pouco mais meus conhecimentos em eventos corporativos, porque era responsável por… Em cinco meses, conseguimos realizar x eventos com clientes e atingimos, com eles, os seguintes resultados... Na minha última experiência, assumi a função de especialista em estratégias de marketing…”
3. Soft skills e hard skills desejadas para a vaga
Demonstrar sua curva de aprendizagem em alguma habilidade é também uma forma de ressaltar o que você vai entregar para a empresa. Não se esqueça de, ao longo das respostas, pontuar outras soft skills e hard skills que o time de recrutamento possa estar buscando para aquela vaga.
Lembrando que soft skills são habilidades interpessoais (que você vai usar para se relacionar com pessoas, lidar com conflitos, pressão etc) e hard skills são as habilidades técnicas necessárias para a sua função.
Novamente, vale estudar com cuidado quais habilidades interpessoais a empresa valoriza na sua cultura organizacional e, claro, as habilidades técnicas exigidas para a vaga. Pontue em diferentes momentos da entrevista quais delas você possui, como desenvolveu e quando precisou usá-las.
As soft skills podem ser destacadas em perguntas como “Como você lida com trabalho sob pressão?” ou “Cite um momento em que a sua equipe não atingiu o resultado esperado”.
Elas também podem aparecer na temida pergunta “Quais seus principais pontos fortes e de melhoria”. Escolha uma soft skill que você queira desenvolver melhor e liste como ponto de melhoria, destacando o que tem feito para desenvolvê-la.
4. Seu objetivo profissional para o futuro
Se não surgir a tradicional pergunta “Onde você se vê daqui cinco anos?”, tente encaixar em alguma resposta seus objetivos para o futuro. Fale sobre um setor que deseja direcionar sua carreira, habilidades para aprofundar e nível de senioridade que quer atingir.
Não precisa ser um plano traçado, mas mostre ao time de recrutamento que você assume a responsabilidade pelo desenvolvimento da sua carreira e que busca uma empresa que auxilie você nesse crescimento.
5. Por que você quer trabalhar na empresa
Essa também é uma pergunta clássica e que pode deixar candidatos sem saber o que falar numa entrevista de emprego. Mas não é preciso pânico! Basta preparar previamente a sua resposta. Para isso, novamente, você deve estudar a empresa e a vaga.
O ideal é mostrar que as atividades previstas para a oportunidade têm a ver com o que você deseja para o futuro da sua carreira. Mostre habilidades que vai poder seguir desenvolvendo e aprofundando e verifique oportunidades de crescimento no seu nível.
Também vale destacar seu interesse pelo setor de atuação da empresa e sua identificação com a cultura organizacional.
Sobretudo, alinhe sua resposta de modo que o entrevistador perceba que as suas expectativas para a vaga e para a empresa estão alinhadas com o que eles vão cobrar e oferecer ao selecionado.
6. Pretensão salarial
Também esteja preparado para saber o que responder sobre pretensão salarial. Além de considerar seu padrão de vida atual, uma dica é pesquisar quanto um profissional naquele cargo costuma ganhar. Assim, você não corre o risco de oferecer um valor muito longe da média.
Para saber quanto um profissional ganha, você pode fazer abordagens a colegas via LinkedIn ou ainda usar o site Glassdoor. Neste último, é possível pesquisar por cargos e, algumas vezes, verificar a média salarial em empresas.
O site também costuma trazer um feedback dos candidatos sobre processos seletivos e perguntas mais feitas em entrevistas de trabalho dessas companhias.
7. O que você vai oferecer à empresa
É claro que o trabalho que você vai entregar à empresa vai ser demonstrado ao longo de diferentes respostas na entrevista de emprego. Porém, existe uma pergunta específica que pode te ajudar a se “vender” com mais ênfase para o entrevistador: “por que eu deveria te contratar?”.
Essa pergunta costuma ser uma das últimas e pode ser usada para retomar e resumir os principais pontos que foram ressaltados ao longo da conversa. Tente responder mostrando como você vai resolver a “dor” que o time de recrutamento e a empresa estão tendo.
Eles estão em busca de um profissional para ocupar determinada vaga, certo? Como você pode resolver esse problema para eles? Mostre o que tem a oferecer, considerando essa necessidade.
Também é legal deixar de lado elogios como “Porque eu admiro a empresa” ou “Porque é meu sonho”; e focar em mostrar que o seu perfil é o ideal para a oportunidade.
8. Fale da sua situação profissional atual
Por fim, não esconda do entrevistador sua atual situação profissional. Ficou em dúvida do que responder quando está trabalhando? Seja sincero(a): informe que, atualmente, está empregado e qual a sua disponibilidade para iniciar, caso seja selecionado. Se está desempregado, também não esconda.
Lista de perguntas comuns em entrevista de emprego
Deu para perceber que não existe uma resposta pronta sobre o que falar numa entrevista de emprego, né? Por outro lado, conseguimos listar pontos que são importantes de serem pontuados durante a conversa com o time de recrutamento.
Tenha esses pontos em mente, faça uma boa pesquisa sobre a empresa, analise criticamente quais habilidades o time de recrutamento pode estar buscando e como você vai mostrar que possui cada uma delas.
Tendo esse “conteúdo”, você conseguirá ir adaptando suas respostas de forma que, ao final da entrevista, tenha dito tudo o que considerou que poderia contar pontos a seu favor para aquele processo seletivo em questão.
Apesar de não conseguirmos prever as questões que serão feitas, listamos abaixo as perguntas mais comuns em entrevista de emprego. Sugerimos que você treine (de verdade: sente na frente do espelho e responda ou escreva o que falaria ao entrevistador) para se sentir mais preparado(a) e ficar tranquilo(a) quando a hora chegar.
- Fale um pouco sobre você.
- Por que você se interessou pela vaga?
- Cite suas experiências profissionais mais relevantes.
- Qual foi a sua maior conquista profissional?
- Como é a sua rotina de trabalho?
- Cite um ponto positivo e um de melhoria.
- Como você lida com prazos curtos?
- Como você trabalha sob pressão?
- Como você faz a sua gestão de tempo?
- O que você sabe sobre a empresa?
- Você já teve algum conflito no trabalho? Como lidou com ele?
- Onde você se vê em cinco anos?
- Qual é o ambiente de trabalho ideal para você?
- Como seus colegas de trabalho te descreveriam?
- Por que devemos contratar você?
- Qual a sua pretensão salarial?
- Qual a sua disponibilidade de início de trabalho?
Alguns currículos podem gerar perguntas como “Por que você foi desligado da empresa x” ou “O que você fez durante essa lacuna entre experiências de trabalho”. Esteja preparado para abordar eventuais demissões e desemprego.
Para cargos de liderança, perguntas como “Qual é o seu estilo de gestão” ou “Cite momentos que exigiram postura de líder” podem surgir na conversa também.
Conclusão
Seja qual for a pergunta, você vai ter mais chance de saber o que falar numa entrevista de emprego se estudar bem seu currículo, descrição da vaga e a empresa. Liste seus pontos fortes e veja como eles podem ser destacados para o time de recrutamento, de modo que eles percebam que você é a solução para a busca deles. Boa sorte!