O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal que une estudo e trabalho para jovens entre 14 e 24 anos. Criado por lei, o projeto permite que participantes tenham sua primeira experiência profissional sem ficar longe da escola ou da faculdade. Essa oportunidade especial é uma porta para adentrar o mundo profissional na prática, com desafios reais do trabalho.
No Jovem Aprendiz, o jovem contratado divide seu tempo entre formação teórica (cursos sobre rotinas administrativas ou tecnologia) e atividades laborais na empresa, além de desenvolver seu perfil profissional. No programa, você integra equipes, contribui com projetos e aprende com profissionais experientes do segmento em que está inserido.
Você, candidato, não precisa ter experiência ou conhecimento técnico, pois o programa é feito para quem quer aprender a trabalhar e iniciar a carreira! Neste post da Serasa Experian, vamos explicar o que é o programa Jovem Aprendiz e como ele funciona. Confira todos os detalhes e aproveite para conhecer uma oportunidade única para você que deseja ingressar no mercado de trabalho!
Neste conteúdo você vai ver
Programa Jovem Aprendiz: o que é?
O Programa Jovem Aprendiz — também conhecido como Aprendiz Legal — é uma lei que exige que médias e grandes empresas incluam jovens de 14 a 24 anos em seu quadro de funcionários como aprendizes, desde que frequentem ou já tenham finalizado o Ensino Médio. O número de vagas varia conforme o tamanho da empresa e deve ser equivalente a 5% a 15% do total de colaboradores.
Por ser uma iniciativa legal, o projeto busca jovens que se integrem no mercado de trabalho de maneira totalmente estruturada ao combinar conhecimento teórico e experiência prática a fim de desenvolver habilidades técnicas, teóricas e comportamentais, preparando-os para futuras oportunidades.
O contrato é vantajoso para ambos os lados: os aprendizes conseguem o primeiro emprego, a capacitação prática na rotina empresarial e acesso a cursos complementares, enquanto as empresas fortalecem sua cultura, desenvolvem talentos de acordo com seus valores e contribuem para a qualificação profissional e a inclusão social dos brasileiros — detalhe extremamente importante para construir um mercado mais preparado.
Requisitos para se tornar um Jovem Aprendiz
Ainda que não existam tantas exigências para ser apto a participar do programa, é necessário que o candidato à vaga de Jovem Aprendiz:
- Tenha de 14 a 24 anos (sem limite de idade para pessoas com deficiência);
- Esteja regularmente matriculado no Ensino Fundamental ou Médio e possua frequência escolar positiva;
- Participe regularmente das atividades teóricas (cursos) e práticas (rotinas laborais) do programa;
- Equilibre os estudos e o trabalho, afinal de contas, o programa existe para que ambos se desenvolvam juntos.
Nós, da Serasa Experian, entendemos que o desenvolvimento de carreira é uma via dupla. Por isso, inscreva-se no Programa de Jovens Aprendizes da Serasa Experian e garanta a melhor e mais enriquecedora experiência profissional do setor tecnológico! Não deixe de conferir essa oportunidade.
Como o Jovem Aprendiz funciona?
A nossa legislação (Lei 10.097/2000) ressalta que o contrato com o aprendiz deve durar até 2 anos, período em que o participante viverá a jornada dupla: na empresa e em cursos profissionalizantes. No programa, não se trata somente de "trabalhar e estudar": o jovem deve integrar o conhecimento técnico e a experiência profissional desde o primeiro dia.
A carga horária é pensada para não sobrecarregar o aprendiz e varia de 4 a 6 horas diárias — tempo ideal para que você foque nos estudos também. Aliás, para continuar no programa, é necessário estar matriculado ou frequentar uma instituição de ensino.
Jovem Aprendiz tem direito a seguro-desemprego?
Sim, o seguro-desemprego pode ser solicitado pelo Jovem Aprendiz, porém apenas em situações específicas: com o contrato encerrado antes dos 2 anos por falência da empresa ou decisão tomada pelo negócio, não tendo relação com o desempenho do aprendiz. Sendo assim, o benefício não é aplicado em casos de demissão por justa causa, término natural do contrato (após os 2 anos), idade máxima atingida ou baixo rendimento.
Aliás, lembre-se de que o Jovem Aprendiz tem direitos trabalhistas garantidos por lei! Entre eles estão carteira assinada, salário proporcional às horas trabalhadas, vale-transporte, férias remuneradas, 13º salário e depósito de FGTS.
Quanto ganha um Jovem Aprendiz?
O salário de um Jovem Aprendiz vem do salário mínimo por hora trabalhada! Sendo assim, a remuneração mensal pode variar de R$ 440,19 a R$ 880,38 por mês. Porém, é importante lembrar que esse cálculo depende do tamanho da empresa, da região do país e, claro, da quantidade de horas dedicadas ao programa.
Normalmente, o ganho mensal é calculado por hora — isso significa que, quanto mais experiência o jovem acumular, maior será a possibilidade de crescimento no negócio. Além do salário, benefícios como vale-transporte e, em muitos casos, auxílio-alimentação e outros também aparecem.
O programa Jovem Aprendiz pode facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho sem que eles precisem evadir da educação. Com a experiência profissional que você adquirirá durante a participação no programa, no futuro, suas chances de conseguir outro emprego crescerão exponencialmente.
Agora que você já entende tudo sobre o programa Jovem Aprendiz e como ele funciona, que tal fazer parte da primeira Datatech do país e maior da América Latina?
Dê um play na sua carreira na maior Datatech do Brasil e desenvolva suas habilidades profissionais em um ambiente de trabalho que existe para impactar positivamente o mundo. Não deixe de conferir e até a próxima!