Muitos não imaginam, mas uma seção “sobre” bem planejada e estruturada pode fazer toda a diferença para um recrutador considerar o seu perfil em uma vaga. Pensando nisso, compartilhamos neste artigo um pouco mais sobre o poder dessa rede social e algumas sugestões do que colocar no sobre do LinkedIn.

Continue a leitura e descubra um mundo de possibilidades para ter um perfil de destaque e conquistar aquela tão sonhada oportunidade. Vamos lá?

Como fazer um bom perfil no LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede profissional e de negócios do mundo. Além de ser utilizada para fazer networking e encontrar vagas de emprego, essa rede social também é muito útil para vender produtos e serviços, trabalhar a marca de empresas, criar conteúdo e se atualizar sobre as novidades do mercado.

Diferentemente do que muitos imaginam, a criação de um perfil profissional no LinkedIn exige planejamento e estratégia, principalmente para apresentar um resumo completo e estruturado das suas habilidades e experiências.

Mais do que simplesmente criar sua conta e começar a postar, você deve trabalhar o visual do seu perfil, solicitar recomendações para colegas de trabalho, elaborar um bom título e, como falamos acima, caprichar no sobre do LinkedIn.

Pensando em te ajudar nessa tarefa, compartilhamos abaixo algumas dicas úteis para criar um perfil campeão e ter sucesso:

  • Mantenha todas as informações de seu perfil preenchidas: preencha todos os campos do seu perfil com palavras-chave que podem facilitar a busca por parte dos recrutadores. Quanto mais informações, melhor;
  • Use palavras-chave estratégicas: utilize palavras relacionadas ao seu cargo atual, ao cargo que procura e, é claro, às áreas relacionadas ao seu trabalho;
  • Utilize a opção “Em Destaque”: você pode utilizar essa seção para destacar seus resultados e feitos relevantes para se diferenciar dos demais candidatos;
  • Mantenha o campo “Experiência Profissional” conciso: estruture a descrição das suas funções em tópicos de no máximo duas linhas e não se esqueça de quantificar os resultados que você alcançou durante sua trajetória na empresa em questão;
  • Não esqueça de sua formação acadêmica: adicione sua formação acadêmica no perfil e não esqueça de inserir na descrição as disciplinas que melhor se relacionam com a sua área de atuação;
  • Preencha as competências: suas competências também são pontos-chave para ter mais chances de aparecer em pesquisas. Adicione nessa aba as suas 50 competências mais relevantes;
  • Recomendações: recomendações são seu marketing pessoal, por isso, peça para que amigos e colegas de trabalho descrevam um pouco sobre seu perfil e habilidades. A recomendação de uma pessoa certa pode fazer a diferença.

 

O que é o resumo no LinkedIn?

Como forma de iniciar seu histórico profissional, a seção “resumo” do LinkedIn tem a mesma função de uma carta de apresentação.

Essa seção serve para te apresentar e compartilhar mais detalhes sobre sua experiência profissional com todos que te visitam.

Sem dúvidas, é uma das partes mais importantes do seu perfil, principalmente para os recrutadores, pois oferece uma visão clara e objetiva da sua trajetória.

A seção "sobre mim" do seu LinkedIn é o lugar certo para adicionar informações sobre sua formação acadêmica, passagens por empresas, habilidades profissionais, objetivos e tudo o que for relevante para sua carreira.

Da mesma forma que outras áreas da sua rede social são organizadas para chamar a atenção dos visitantes, a bio ou resumo também é um excelente espaço para desenvolver um texto persuasivo e capaz de traduzir a sua personalidade e voz.

Se você não sabe o que colocar no sobre do LinkedIn, fique tranquilo! Abaixo, te explicaremos mais sobre suas funções e como criá-lo de maneira estratégica, seguindo a sua identidade como profissional.

Para que serve o resumo do LinkedIn?

Seu resumo profissional é uma seção no LinkedIn que você pode utilizar para compartilhar informações sobre suas realizações e o que espera alcançar em sua carreira.

Ao contrário do título, que precisa ser mais curto e objetivo, o resumo do seu perfil pode ser um pouco mais longo e menos formal, pois a ideia desse espaço é transparecer quem é você, suas conquistas e a maneira como você se destaca em sua área de atuação.

Para criar um bom texto de resumo, você precisa considerar o fato de que os recrutadores só têm tempo de olhar rapidamente as suas informações.

Leve isso e o dinamismo da rede em consideração para criar um texto dinâmico, organizado e de fácil leitura.

Quer descobrir o que colocar no sobre do LinkedIn? Vem com a gente!

O que colocar na bio do LinkedIn?

No sobre do LinkedIn, você deve incluir informações de apresentação e alguns parágrafos adicionais que destacam seus pontos fortes e projetos que já participou.

Se você está no meio de uma transição de carreira, também deve adicionar esses tópicos no sobre, ressaltando seus objetivos e planos para o futuro.

Para parecer profissional, sua bio deve ser realista e possuir um tamanho adequado. Não deve parecer muito pequena ou desleixada, mas também não deve conter textos muito longos e cansativos de ler.

Cada profissional possui suas próprias experiências e particularidades para se basear, por isso, não existe um modelo definido para escrever uma bio.

Porém, é recomendado seguir algumas orientações básicas para você criar a sua, conforme as dicas que trouxemos abaixo:

  1. Conquistas e experiências

Escrever um resumo profissional requer planejamento e visão estratégica, afinal, estamos falando de uma das partes mais importantes do LinkedIn.

Para iniciar esse processo, comece determinando os públicos do seu perfil, que podem ser empresas, consumidores, recrutadores ou até mesmo outros profissionais.

Depois disso, organize os destaques de sua carreira, criando uma lista de grandes realizações e projetos.

A partir daqui você pode criar um documento no Word ou outro formato apropriado para detalhar um pouco mais essas informações.

Lembrando que criar uma biografia requer um entendimento profundo da sua trajetória!

A comparação de biografias de outros profissionais pode te ajudar no processo, mas não basta usar modelos pré-fabricados. Em vez disso, crie o seu próprio texto, compreendendo quem você é e tudo o que já realizou em sua carreira.

  1. Crie uma linha do tempo, destacando seu atual momento

Após organizar suas conquistas e experiências, procure destacar o momento mais importante de sua carreira e, em seguida, explique sua progressão.

Mantenha uma cronologia em seu resumo, relacionando cada conquista de maneira ordenada. A ideia é mostrar para o recrutador ou outro visitante que você progrediu em sua carreira e escolheu encarar novos desafios à medida que sua experiência aumentava.

Escolha com bastante cuidado quais experiências e ideias enfatizar ao criar seu sobre do LinkedIn, pois são elas que vão ajudar seus leitores a terem uma visão de quem você é como profissional.

  1. Use sua criatividade e personalidade

Certifique-se de incluir seu tom de voz e personalidade na escrita ao produzir a biografia do LinkedIn. Você pode usar um tom informal, mas evite gírias e erros de português!

Ao expressar sua personalidade no texto, você demonstrará seu verdadeiro “eu profissional” para se conectar com o leitor.

  1. Utilize parágrafos curtos

Para manter a atenção do leitor, crie parágrafos de no máximo quatro linhas para o seu sobre do LinkedIn. Essa prática colabora para tornar seu texto mais dinâmico na primeira visualização e para manter os visitantes interessados ​​no que você tem a dizer.

Lembre-se que, no mundo em que vivemos hoje, a objetividade é essencial.

  1. Palavras-chave

Palavras-chave adicionais devem ser espalhadas ao longo do texto para promover seu perfil e fazer com que você apareça nas orgânicas dessa rede social.

Além disso, essas palavras também agem como um lembrete para reforçar algumas ideias e termos relacionados à sua área de atuação.

Mas não exagere nas palavras-chave! Se utilizadas de forma errada, podem quebrar totalmente a fluidez do seu texto.

O que não colocar na bio do LinkedIn?

Antes de descobrir o que não colocar na bio do LinkedIn, é importante lembrar de que estamos falando de uma rede profissional voltada à troca de experiências, conhecimento, recolocação e outros fins profissionais.

Uma regra de ouro para o LinkedIn é lembrar que ele não é Facebook, Instagram ou outras redes sociais que utilizamos para nos distrair e nos divertir com os amigos, pois aqui, sua postura pode ser um fator determinante entre avançar ou ser desqualificado em um processo seletivo.

Por isso, para escrever sua bio, recomendamos o bom senso, pois essa área é uma das primeiras que os recrutadores observam ao selecionar um candidato.

Abaixo, listamos alguns pontos que você NÃO DEVE colocar no sobre do LinkedIn:

 

  • Desabafos;
  • Preferências políticas, esportivas ou religiosas;
  • “Textões”;
  • Motivos de desligamento de empresas anteriores;
  • Clichês do tipo “dinâmico, proativo, apaixonado, focado, motivado, veste a camisa”;
  • Informações pessoais.

 

Conclusão

Agora que você já sabe o que colocar no sobre do LinkedIn, que tal começar hoje mesmo a estruturar um novo texto para chamar a atenção dos recrutadores e outras pessoas que visitam o seu perfil?

Independentemente se você está em transição de carreira ou está empregado, ter um sobre organizado, persuasivo e objetivo pode te levar a alcançar voos mais altos!

Aproveite nossas dicas para criar ou atualizar o seu resumo do LinkedIn e fique de olho em nosso blog, pois em breve compartilharemos mais dicas como essa. Até a próxima!