Se você está procurando por novas oportunidades profissionais, seja por transição de carreira ou por estar open to work, certamente, já leu as denominações de cargo: júnior, pleno e sênior!
Esses termos são muito conhecidos no mundo corporativo, mas facilmente confundidos. Neste post, vamos te explicar quais são as principais características de cada uma delas, como saber em que nível você está e como ser promovido. Se deseja saber mais, continue a leitura.
Neste conteúdo você vai ver
Afinal, qual é a diferença entre júnior, pleno e sênior?
Cada nível engloba determinadas características, funções, áreas e empresas. Na prática, envolvem experiência de trabalho, maturidade e competências que a pessoa consegue exercer. Dessa forma, a empresa já sabe o perfil profissional que procura para a vaga.
Nível de cargo júnior
Esse é o primeiro nível em que as pessoas começam a carreira profissional, são pessoas que acabaram de se formar ou possuem pouca experiência na área.
O profissional possui tarefas menos difíceis e especializadas, pois, ainda não precisa de uma orientação muito complexa para a execução da função. Assim, tem pouca autonomia para tomar decisões importantes. Nesse momento, o feedback é uma ferramenta poderosa para exercitar a zona cega e desenvolver positivamente na carreira.
Geralmente, são os primeiros 5 anos de experiência na área, mas, há quem fique nesse nível por mais ou menos tempo. Como dissemos anteriormente, depende de cada empresa.
Nível de cargo pleno
O nível pleno consegue executar tarefas mais complexas e possui certa autonomia nas decisões, mas ainda precisa de autorização dos gestores para algumas ações. Aqui, o profissional pode coordenar projetos e auxiliar no desenvolvimento de novos colaboradores mais iniciantes.
Geralmente, esse profissional possui hard skills como especialização ou MBA e experiência de 6 a 10 anos na área, mas não é uma regra.
Nível de cargo sênior
O nível sênior é o profissional que possui alta responsabilidade na empresa. Espera-se ampla experiência na área, maturidade profissional e emocional, para resolver tarefas complexas como liderança de projetos e equipes.
É o profissional que sabe atuar em qualquer empresa e possui experiência de 10 anos ou mais.
Especialista
Nem todo sênior deseja ser um líder. Nesse caso, o próximo passo é se tornar um especialista, que possui o mesmo nível de um coordenador!
Esse profissional participa das decisões da empresa com a alta liderança, verificando as estratégias que implicam em decisões complexas e técnicas.
Por que a empresa deve fazer essa definição?
A definição de senioridade é importante para as empresas se organizarem nos quesitos: funções, responsabilidades e remunerações. É algo positivo, também, para os funcionários que conseguem visualizar objetivamente a estrutura da empresa e são estimulados a se desenvolverem profissionalmente. Veja algumas vantagens:
Vantagens de aplicar os níveis de senioridade na sua empresa | |
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Estrutura Organizacional | A definição de senioridade ajuda a criar uma estrutura organizacional clara, estabelecendo uma hierarquia facilmente identificável. |
Progressão na Carreira | Uma definição de senioridade ajuda a estabelecer diferentes níveis de cargos e responsabilidades dentro da empresa. |
Gestão de Recursos Humanos | Facilita a gestão de recursos humanos, pois ajuda na identificação de talentos promissores, bem como na avaliação do desempenho e na atribuição de remuneração e benefícios apropriados a cada nível hierárquico. |
Reconhecimento e Motivação | Funcionários que progridem em suas carreiras tendem a se sentir mais valorizados e, consequentemente, mais motivados. |
Tomada de decisão assertiva | Líderes em níveis mais altos podem contribuir na tomada de decisões mais assertivas, diminuindo ruídos e gaps. |
Mentoria e Desenvolvimento | Funcionários em nível mais avançado de senioridade podem contribuir na formação e desenvolvimento de talentos, gerando impacto e valorização da cultura da empresa. |
Como saber em qual nível de cargo estou?
Não há uma regra para saber em qual nível você está. Por isso, se ainda não possui nenhuma classificação de nível, ao elaborar o currículo ou participar de uma entrevista de emprego analise sua trajetória profissional, qualificação e softs skills.
Se no emprego anterior você era pleno, pode se candidatar a outras vagas com essa mesma classificação ou até superior. Nesse caso, leia a descrição da vaga atentamente para saber o que a empresa está solicitando para esse profissional.
Como são as empresas que classificam os níveis, pode ser que em uma empresa você seja considerado pleno e, em outra, júnior. Mas não fique com receio de colocar o seu nível no currículo, você pode negociar esse detalhe na entrevista de emprego.
Qual é a diferença salarial entre os níveis júnior, pleno e sênior?
Não existem contas para distinguir os valores exatos, pois dependem da área, da empresa e da região. Nesse caso, é importante saber que os salários devem ser proporcionais às funções exigidas.
O nível de senioridade e o salário devem ser equivalentes conforme aumenta a necessidade de qualificação, experiência e responsabilidade.
Como posso ser promovido de nível profissional?
Além do salário, a experiência e o amadurecimento profissional fazem parte da promoção, o que torna muito atraente para quem deseja crescer na carreira.
- Conheça o cargo almejado: estude sobre o cargo que deseja, o que faz, quais as responsabilidades, rotina e quais as qualificações exigidas para executar bem a função;
- Qualificação: faça cursos, especializações, participe de palestras e workshops;
- Aprenda um novo idioma: aprenda um novo idioma para ampliar suas possibilidades de ser reconhecido;
- Conheça a empresa: se aproprie dos valores, da história, da cultura e antenado em relação aos concorrentes;
- Estude os feedbacks: analise bem os feedbacks para saber seus pontos positivos e o que pode ser melhorado.
Gostou do conteúdo? Se ainda não está trabalhando no nicho que gostaria, saiba como fazer a transição de carreira para a área dos sonhos. Nos vemos no próximo post!