Para nos mantermos relevantes no mercado de trabalho, precisamos desenvolver uma série de habilidades. Contudo, não estamos nos referindo às skills técnicas e operacionais, mas sim em habilidades relacionadas ao controle das emoções em um nível de equilíbrio para lidar bem com todos os problemas que surgem no dia a dia.
Esse conceito é chamado de inteligência emocional (IE), no qual a pessoa sabe e entende como controlar seus sentimentos diante as mais diversas situações que encontram em qualquer tipo de relacionamento.
Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para explicar melhor sobre esse tipo de inteligência, como desenvolvê-la e qual sua importância. Para compreender mais sobre o assunto, continue conosco e aproveite a leitura!
Neste conteúdo você vai ver
O que é inteligência emocional?
Quando uma tem a inteligência emocional desenvolvida, ela consegue ter um controle emocional em que não permite que seu desempenho laboral seja afetado por conta de situações vivenciadas em sua vida pessoal ou até mesmo por conflitos dentro da empresa. Isto é, não se guia apenas pelo que está sentindo e não deixa um sentimento afetar toda a sua rotina de trabalho.
Um exemplo bem típico de uma pessoa que possui essa inteligência é quando a pessoa está em um dia ruim, com assuntos pessoais não resolvidos, como uma briga no seu relacionamento afetivo, ela ainda consegue terminar suas demandas do dia, concluindo suas metas, sem deixar que o sentimento de tristeza a afete ao ponto de não conseguir trabalhar.
E saiba que ter a habilidade de gerenciar seus sentimentos é um algo que pode ser desenvolvido com treino e evolução das questões psicológicas com uma psicoterapia guiada por um profissional formado.
Segundo os psicólogos especialistas, Salovey e Mayer, a inteligência emocional é:
“a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros”.
Dessa forma, a IE é a forma que a pessoa consegue processar suas emoções, sendo considerada uma soft skill que pode ser desenvolvida com o tempo e autoconhecimento.
Qual foi a contribuição de Daniel Goleman para o tópico?
Daniel Goleman foi um dos principais nomes a popularizar o termo "inteligência emocional". Por meio do seu best seller, o tema foi amplamente discutido em todo o mundo. Dessa forma, seu livro foi traduzido para mais de 40 idiomas e atingiu a marca de mais de 5 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo.
Com uma linguagem muito mais acessível, Goleman conseguiu trazer muitos pontos em seu livro, principalmente sobre o comportamento humano e o funcionamento do cérebro, sendo um dos primeiros a se aprofundar na IE.
Em sua obra, o autor apresentou dados e estudos sobre a mente humana, associando a personalidade da pessoa conforme às habilidades cognitivas. Segundo ele, é mais assertivo uma pessoa processar melhor emoções do que informações.
O livro se baseia em uma série de fundamentos para o desenvolvimento desse comportamento altamente benéfico para o campo profissional, ensinando as pessoas em como gerenciar suas emoções com mais tranquilidade.
Como desenvolver essa habilidade?
Para desenvolver a IE, existem cinco pilares a serem trabalhados. Com eles, a pessoa consegue exercitar sua mente e emoções, com três pilares voltados para aspectos intrapessoais e dois para interpessoais. Confira quais são os pilares e como desenvolver a inteligência emocional:
1. Conhecer suas emoções
O primeiro passo para começar essa jornada é desenvolver a autoconsciência, ou seja, saber como suas próprias emoções funcionam, compreender como surgem e se manifestam.
As emoções vêm, geralmente, por dois tipos de reações: física e psicológica. A primeira é por meio de sensações, como arrepios ou sentir coração acelerado, ou seja, as emoções mexem com o nosso corpo. Já a psicológica, trata-se dos pensamentos e crenças que temos e nutrimos.
2. Aprender a controlar suas emoções
Conhecendo suas emoções e identificando melhor os sentimentos, o indivíduo começa a ter um controle maior sobre suas atitudes. Ou seja, ela já entende o que está sentindo, assim, consegue ter mais discernimento de como pode controlar seus impulsos e toma melhores decisões.
Dessa maneira, quando você sente algo diariamente no seu trabalho, na sua rotina, você começa a compreender o porquê desse sentimento e tem mais chance de dominá-lo. Por mais que existam emoções difíceis de controlar, conhecendo-as, você dá o primeiro passo para desenvolver o controle sobre elas.
3. Desenvolver a automotivação
Manter-se motivado é fundamental para que suas emoções sejam sempre muito bem compreendidas e o controle aplicado com constância durante a sua rotina. Além disso, nem sempre utilizar a razão a seu favor, mas sim, buscar o equilíbrio entre o lado racional e emocional.
4. Desenvolver a empatia
É válido entender esse pilar um pouco além de apenas se colocar no lugar do outro. Significa também ter empatia consigo mesmo, para que você mesmo consiga identificar quais são as emoções que podem estar te atrapalhando em sua rotina.
Ao passo que você desenvolver essa habilidade, você é capaz de identificar esses mesmos sentimentos nas outras pessoas, entendendo que nem sempre sabemos controlá-los da melhor maneira.
5. Desenvolver o relacionamento interpessoal
Por último, como toda emoção é movida por relacionamentos, é fundamental que saibamos se relacionar com os outros e, assim, não se deixar influenciar por esse fator. Dessa forma, aprender a interagir melhor com o meio em que se está inserido é sempre a melhor solução.
Como demonstrar inteligência emocional no trabalho?
Para demonstrar a inteligência emocional no trabalho, é pertinente colocar em prática os pilares que elencamos, para começar a compreender melhor como suas emoções funcionam. Esse é um passo que deve ser trabalhado gradualmente, sem pressa, mas sem pausas, afinal, você só irá desenvolver sua IE da maneira correta quando colocar seus sentimentos a prova.
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Portanto, aprimorar a sua inteligência emocional te ajudará tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal, deixando sua rotina mais leve por entender como suas emoções funcionam e como pode controlá-las.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre habilidades e desenvolvimento de soft skills, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima leitura!