Um bom currículo chama atenção dos recrutadores e é a chave de entrada para o mercado de trabalho. Nome completo, formação e experiência profissional são elementos básicos que não podem faltar neste documento.
Mas uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão buscando um emprego: como se destacar entre os demais candidatos? Intercâmbio, trabalho voluntário, palestras e certificações são alguns diferenciais.
Mas como colocar essas informações adicionais no currículo? Se você quer aprender como deixar essa seção atrativa para chamar atenção do recrutador, confira o post de hoje!
Neste conteúdo você vai ver
- 1. Certificações e premiações
- 2. Conhecimento e/ou habilidades
- 3. Trabalho voluntário
- 4. Palestras
- 5. Intercâmbio
- 6. Projetos paralelos relevantes
- 7. Registros em conselhos regionais e associações
- O que é a seção de informações adicionais e para que ela serve?
- Exemplos de currículo com uma seção de informações adicionais
- Regras para definir as informações adicionais do seu currículo
1. Certificações e premiações
Este campo irá mostrar ao recrutador que você foi além da sua formação acadêmica. Cursos de atualização e treinamentos geram uma certificação que pode ser importante para mostrar que você tem determinado conhecimento.
Com vários cursos disponíveis de forma online e gratuita, hoje ficou mais fácil aprender e se especializar. Mas é importante lembrar de inserir apenas as certificações e premiações condizentes com a vaga que está se candidatando.
Alguns candidatos optam por inserir essas informações no campo da "educação", ou a nomeiam como "educação e certificações".
2. Conhecimento e/ou habilidades
Caso tenha alguma habilidade ou conhecimento que não tenha ficado evidente nos cursos, premiações e certificações que você citou, ela deve ser descrita de forma clara e sucinta.
A dica é fugir dos clichês como ético e proativo, pois essas são características procuradas para qualquer cargo. Foque no que será importante na sua rotina de trabalho como ter boa comunicação, saber trabalhar em grupo ou ter experiência com vendas, por exemplo.
Confira: Perfil profissional: veja como fazer o seu com assertividade.
3. Trabalho voluntário
O trabalho voluntário diz muito sobre um candidato e passa uma ótima impressão pessoal: habilidade para trabalhar em equipe, de ajudar o próximo, de resolver problemas, de tomar iniciativa, de lidar com adversidades, de ser organizado, de ter ideias criativas e inovadoras, dentre outras.
Se você já foi voluntariado em qualquer causa, cite sua experiência nas informações adicionais, independente do cargo que está buscando conquistar.
4. Palestras
Muitas faculdades e empresas promovem palestras sobre temas específicos da área em que você atua. Se você participou de alguma, não deixe de mencioná-las.
Caso você tenha sido palestrante, é muito importante citar essa informação. Ela mostra que você tem conhecimento e habilidade para se expressar em público.
5. Intercâmbio
Se você já passou um tempo fora do país, seja para estudar, viajar ou trabalhar, cite sua experiência nas informações adicionais do currículo. Vivenciar outra cultura mostra que você tem respeito pelas diferenças e que não tem medo de sair da sua zona de conforto.
Outro ponto relevante é a sua imersão em outro idioma. Muitas empresas buscam candidatos que falem alguma língua específica fluentemente para reuniões com clientes internacionais.
6. Projetos paralelos relevantes
Muitas pessoas desenvolvem projetos pessoais ligados à sua profissão. Uma pessoa que está buscando uma vaga na área de marketing digital, por exemplo, pode ter um perfil em uma rede social com um design bonito, com informações sobre sua profissão e conteúdos ricos.
Se possível, adicione um link para seu projeto ou o descreva em poucas palavras nas informações complementares do seu currículo.
7. Registros em conselhos regionais e associações
Se você tem registro no conselho regional na sua área de formação, é interessante incluir essa informação no currículo para mostrar sua responsabilidade e sinalizar o seu profissionalismo.
Caso você tenha feito parte de alguma associação que seja relevante para a posição que quer se candidatar, pode citar também neste campo, para mostrar o seu interesse e engajamento pela área que escolheu atuar.
O que é a seção de informações adicionais e para que ela serve?
As informações adicionais do currículo são aquelas que não fazem parte das seções tradicionais, como informações de contato, perfil profissional, educação, experiência laboral e qualificações.
Elas são extremamente relevantes para quem deseja destacar habilidades importantes para a vaga que está buscando no mercado de trabalho. Mas é importante deixar claro que essa seção deve ser incluída com cuidado e sem exageros.
Exemplos de currículo com uma seção de informações adicionais
Imagens de currículo
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Regras para definir as informações adicionais do seu currículo
Se ao chegar na parte de informações complementares você travou e não sabe como prosseguir na construção do seu currículo, veja algumas dicas que podem te ajudar:
1. Adicione apenas o que for relevante para vaga que está concorrendo
As informações complementares têm a mesma função de todas as outras seções do currículo: convencer que você é o candidato certo para ocupar a vaga que está concorrendo.
Então você pode ter feito muita coisa boa na vida, como pular paraquedas ou ter carteira para dirigir barco, mas esses dados são inúteis para a função de um vendedor, por exemplo.
2. Não invente informações
Ter ética é essencial em qualquer área da vida, e é ainda mais valorizada no meio corporativo. Por nenhum motivo minta as informações das seções do seu currículo!
Elas podem ser descobertas logo na sua entrevista de emprego ou no seu tempo de experiência de trabalho e manchar sua carreira profissional.
3. Considere não incluir esta seção
Se você está em busca do primeiro emprego ou não tem informações relevantes para a vaga que está concorrendo, é melhor então não incluir esta seção no seu currículo. Ela não é obrigatória e se não for agregar valor, é melhor focar nos outros dados.
4. Detalhes situações e inclua provas
Detalhe as informações adicionais, inclua dados reais e mostre como aquela experiência vai te ajudar na sua rotina de trabalho.
Se você fez um intercâmbio, por exemplo, escreva o período, o local e se foi por alguma instituição, inclua o nome. Mostre como tudo o que você vivenciou vai te ajudar a respeitar as ideias da equipe, propor mudanças e a se comunicar melhor.
5. Não exagere
Apesar de destacarmos que as informações complementares são um diferencial no currículo, não é interessante essa seção se destacar mais que o restante.
Deixe organizado e caso achar necessário incluir tudo o que separou, você pode dividir essa seção em subseções como "trabalho voluntário" e "certificações".
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