Antes de falarmos sobre a gestão de projetos, precisamos entender o que de fato é um projeto — dado como o planejamento de um processo visando atingir um resultado único, específico e exclusivo.
Os projetos fazem parte da rotina de qualquer pessoa e também de empresas que queiram atingir um determinado objetivo e se planejam para isso e, todos os dias, bilhões de dólares são investidos ao redor do mundo nessa gestão e execução.
Então, o que é a gestão de projetos, porque ela pode ser uma opção para sua carreira, quais metodologias dominar e quais as funções de um profissional de gestão de projetos? Vamos responder tudo isso nas próximas linhas, boa leitura!
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Afinal, o que é gestão de projetos?
Podemos definir a gestão de projetos como a aplicação de ferramentas, estratégias e técnicas aliadas a um profundo conhecimento sobre o produto ou serviço para obter os melhores e mais otimizados resultados durante o processo para todas as partes envolvidas.
Seu propósito é o de viabilizar o alcance das metas e objetivos de forma organizada e otimizada. Logo, uma boa gestão de projetos consegue colocar uma empresa em lugar de destaque no mercado, entregando aos clientes o produto ou serviço de maneira mais dinâmica e eficiente — como um diferencial competitivo.
Confira ainda: Perfil profissional - tudo o que você precisa saber!
Qual a importância da gestão de projetos para as empresas?
A gestão de projetos é importante porque ajuda no desenvolvimento de estratégias e ações capazes de tirar as metas e objetivos de crescimento do mundo das ideias e transformá-las em processos concretos de desenvolvimento.
Essa visualização do projeto em pequenos passos e etapas ajuda a entender os prazos e custos necessários para o processo funcionar de maneira eficiente, além de trazer segurança para a equipe, pois, se tudo for seguido corretamente, a meta será atingida.
Um bom gestor incentiva o comprometimento organizacional com as metas e objetivos da empresa, pois todas as equipes — como a gestão, analistas de sistemas, analistas de dados, colaboradores operacionais e equipe de comunicação terão conhecimento sobre o projeto.
O que faz um profissional de gestão de projetos?
A gestão de projetos é uma das profissões do futuro, que vem crescendo e se tornando essencial e requisitada por todos os tipos de empresa. A função de um gerente é organizar o planejamento e se certificar de que todas as partes envolvidas estão executando suas ações, para que ao final tudo esteja dentro dos prazos e objetivos determinados.
Ao mesmo tempo, o gestor precisa estar alerta para eventuais falhas ou alterações de processo que demandem adaptações, para encontrar soluções que não influenciam negativamente no desenvolvimento do processo.
E para conseguir coletar, processar, gerir as informações e tomar as melhores decisões, o gerente de projetos precisa estar alinhado e ter excelente comunicação com todas as equipes envolvidas no projeto.
Cabe a ele, também, dar um feedback aos envolvidos a cada nova etapa superada do projeto, alinhando os próximos passos e enaltecendo o comprometimento de todos para o funcionamento ideal do processo.
Qual é o salário de um gerente de projetos?
O salário base oferecido para os profissionais em início de carreira gira em torno de R$ 2.600,00. Entretanto, é preciso frisar que o vencimento tende a variar conforme o nível de certificações, especializações, tempo de carreira e região de atuação. Já o teto estimado para um gestor de projetos é de, em média, R$ 6.800,00.
Metodologias de gestão de projetos
Com a multiplicidade de empresas existentes no mercado, também se multiplicaram as metodologias tidas como essenciais para os profissionais do campo de gestão de projetos. Hoje, existem uma infinidade de estratégias que podem ser aplicadas aos mais diversos objetivos e cenários.
Por isso, cabe ao gerente de projetos avaliar a aplicação de metodologias conforme as necessidades e objetivos da empresa e, portanto, deve dominá-las. Dentre as mais requisitadas pelas organizações, estão:
Prince 2
Para um projeto ter sucesso com o método Prince 2, o gerenciamento precisa equilibrar seis aspectos de desempenho:
- Escopo;
- Qualidade;
- Tempo;
- Riscos;
- Custos;
- Benefícios.
O Prince 2 é parte de um compilado de modelos desenvolvidos por um órgão ligado ao governo britânico. O objetivo é desenvolver organizações e indivíduos para gerenciarem seus próprios projetos de maneira consistente e eficiente.
Seis Sigma
A ferramenta Seis Sigma é direcionada à gestão de projetos como um suporte, e não como um método. O objetivo dessa ferramenta é encontrar falhas e erros a partir da análise de dados durante o processo para que no final do processo o projeto esteja livre de falhas.
Kanban
Assim como o Seis Sigma, é uma metodologia desenvolvida no Japão. O método consiste em um limite na execução de ações por parte da equipe para estabelecer uma capacidade e manter um equilíbrio da demanda sobre os colaboradores em relação à produtividade durante o processo.
Esse método ajuda a gestão de projetos a manter um equilíbrio entre a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, eliminando as falhas e problemas que atrapalham o desempenho da equipe. Dessa forma, a metodologia Kanban não ajuda apenas a gestão do projeto, como fortalece a evolução cultural dentro da empresa.
Agile
A ideia central da metodologia ágil é dividir todo o projeto em pequenas etapas ou fases menores para realizar ajustes mínimos, porém detalhados e bem específicos para não interferir no desenvolvimento do mesmo de maneira ampla e generalista.
Nós poderíamos citar dezenas de metodologias para a aplicação da gestão de projetos. Mas a verdade é que, o melhor método só será definido por quem está participando ativamente do planejamento do projeto, após entender as demandas e encontrar a melhor solução.
Para ler depois: Scrum - conheça tudo sobre o método e sua importância
Como aprender mais sobre gestão de projetos?
Se você ainda não possui formação na área, um bom curso de administração de empresas é um começo necessário. Mas, caso já tenha, o próximo passo é uma especialização para aprofundar o conhecimento em gestão de projetos.
Os que já são especialistas podem se aprofundar sobre a PMI - Project Management Institute. Ela é uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza conteúdos de qualidade e certificações sobre as melhores práticas em gestão de projetos. Então, se deseja se tornar um profissional com essa credencial, pode contar, por exemplo, com alguma das oito certificações:
- Profissional de gerenciamento de projetos;
- Profissional de gerenciamento de programas;
- Profissional de gerenciamento de portfólio;
- Técnico certificado em gerenciamento de projetos;
- Profissional em gerenciamento de cronograma do PMI;
- Profissional em gerenciamento de riscos do PMI;
- Profissional certificado em métodos ágeis do PMI;
- Profissional em análise de negócios do PMI.
Um gerente de projetos, então, precisa dominar ferramentas e estratégias de liderança e execução para que todo o planejamento ocorra conforme o esperado.
E você, o que achou de ter conhecido mais sobre o tema? Seja em uma transição de carreira ou enquanto foco de construção inicial da sua formação, essa é uma boa opção para quem gostaria de lidar com a administração e gerenciamento de ações e processos.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenha te ajudado a entender melhor o conceito de gestão de projetos. Até a próxima!