Independentemente do tamanho da empresa, da função de cada colaborador dentro dela, todo mundo precisa ser analisado e avaliado para a organização compreender se as expectativas em relação à produtividade e comportamento estão sendo superadas.
Porém, essa não é uma tarefa fácil e nem simples. É necessário saber o momento, o jeito e o lugar certo para dar um feedback sem ofender e nem ferir a ética profissional de uma empresa. Existem muitas maneiras de dar esse comunicado ao colaborador propondo melhorias no ambiente, nas relações e no exercício da sua função.
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O que é feedback?
A tradução literal da palavra feedback, seria retroalimentação, ou seja, dar um retorno sobre um determinado período já passado. O termo foi adaptado para o meio empresarial como uma opinião, ou uma devolutiva e, segundo consta, é usado desde a época da revolução industrial.
Hoje em dia, o feedback é uma forma de avaliar falhas em processos já finalizados e compará-los com processos atuais para tomar decisões mais assertivas nos processos futuros, reduzindo erros até encontrar a origem do problema.
Afinal, existe feedback negativo?
Sim, existem feedbacks negativos. O termo "negativo", por si, já dá a impressão de alguma coisa ruim, não é? Mas um feedback negativo não procura repreender, enaltecer defeitos ou atitudes nocivas de um colaborador dentro da empresa.
Pelo contrário, a ideia de um feedback negativo é apontar pontos que precisam ser melhorados. Então, mesmo que chamado de "feedback negativo", a ideia é que o colaborador entenda os apontamentos como oportunidades de desenvolvimento.
A importância do feedback nas empresas
Quando falamos em gestão de pessoas, o feedback é uma ferramenta essencial. Esse tipo de troca proporciona benefícios para todos os envolvidos no processo, pois, de maneira positiva e motivadora, aponta detalhes a serem melhorados.
Ter uma comunicação neutra e consistente garantirá que a mensagem seja comunicada de maneira direta e simples, evitando conflitos.
Quais são os tipos de feedback?
Existem alguns tipos de feedback que podem ser feitos de várias maneiras e estratégias, mas todos exigem cautela em sua aplicação. Entenda cada um deles abaixo:
Positivo
Um feedback positivo não é, necessariamente, um elogio. Elogios podem ser espontâneos e baseados em impressões de uma pessoa sobre a outra. Um feedback deve ter como fundamento o retrospecto do funcionário para avaliar alguma evolução digna de nota.
O feedback positivo serve para o colaborador entender que seu comportamento ou ação foram excelentes, devem continuar acontecendo e servindo de exemplo.
A ausência de feedback positivo pode ser um fator de desmotivação em uma empresa. Um funcionário dedicado que se empenha pela causa da empresa, merece reconhecimento.
Negativo
Também conhecido como feedback corretivo, é uma ferramenta a ser usada para indicar uma falha de maneira neutra, sem ofender e menosprezar o colaborador.
Em algumas organizações, o termo negativo não é usado, pois dá a sensação de algo ruim. Nesse tipo de feedback é muito importante que o foco da mensagem esteja no processo e não na atitude do colaborador, assim ele não tomará como uma devolutiva pessoal, mantendo seu estado emocional aberto para melhorar.
Construtivo
O feedback construtivo pretende fazer um apanhado geral de todos os pontos positivos e dos pontos a serem melhorados pelo colaborador. Além disso, o gestor deve direcionar o melhor caminho para o funcionário compreender a necessidade da melhoria como uma oportunidade de progresso.
Pessoal
O feedback pessoal visa apontar aspectos comportamentais (soft skills) do colaborador. Obviamente, é importante antes de dar o feedback, analisar o histórico, o cargo, as motivações, a idade e outros detalhes a respeito do colaborador para tentar entender porque ele vem apresentando tais comportamentos.
Como fazer um bom feedback?
O melhor feedback é aquele que promove no colaborador um senso de participação dentro da empresa e que deixe claro que as mudanças necessárias são para melhorar a qualidade do tempo que o funcionário passa no trabalho e também para deixar mais leve o clima organizacional.
Quais as principais técnicas para um bom feedback?
Para que você consiga aplicar um feedback com eficiência, é preciso se atentar a algumas estratégias que orientam um feedback. Entenda:
- Nunca dê um feedback negativo em tom depreciativo ou de censura;
- Feedback positivos são bons, mas os construtivos são mais efetivos para estimular e desenvolver o profissional;
- Dê o feedback no tempo certo;
- Não participe de um feedback se você estiver com seu lado emocional abalado;
- Evite constranger o seu colaborador caso algum valor ou princípio dele não corresponda aos seus.
Adotando essas estratégias, você conseguirá aplicar feedbacks assertivos e motivadores para seus colaboradores.
Feedback 360°
Esta técnica de feedback consiste em devolutivas por todas as partes envolvidas no processo, seja de colaborador para gestor, vice-versa, colaborador para colaborador, etc. É usada em períodos regulares para analisar as falhas, mensurar as evoluções e propor melhorias.
Técnica sanduíche
É uma técnica que deve ser aplicada com cautela, pois o emissor do feedback precisa ser imparcial para apontar um ponto positivo do colaborador, deixar ele fazer alguma pergunta sobre o processo ou situação e oferecer uma proposta de solução para o problema.
O emissor precisa ser neutro para que suas intenções ou entonações não comprometam o feedback.
Feedback Wall
Essa técnica consiste em ter um canal aberto dentro da empresa para qualquer colaborador poder emitir uma avaliação sobre um aspecto ou processo da empresa. É importante que todos tenham consciência e maturidade para usar a ferramenta, não havendo espaço para ofensas e difamação.
Ter um canal aberto engaja ainda mais os funcionários que já abraçaram a causa da empresa e aproxima os colaboradores que não se sentem tão à vontade assim. A ideia é que todos possam participar dos processos de melhoria da empresa.
O que não fazer ao dar um feedback nas empresas?
Uma coisa é fato: ninguém gosta de ouvir e nem fazer críticas. Por isso, os gestores de cada setor precisam estar devidamente preparados para este momento, falando e sabendo ouvir quando necessário.
Bons gestores tomam atitudes positivas e serenas durante feedbacks, por isso, algumas posturas devem ser evitadas. São elas:
- Inflexibilidade do gestor;
- Cobrança exagerada de produtividade;
- Exposição das falhas do colaborador em público;
- Não ter opiniões embasadas;
- Não olhar para o futuro;
- Elogiar ou criticar demasiadamente.
Como receber um feedback?
Quando você for receber um feedback, a primeira coisa que deve ter em mente é não levar nada para o lado pessoal. Feedbacks negativos podem ser nocivos para o estado emocional, por isso, pondere tudo o que ouvir e respire fundo.
Tente também não ser passivo e apenas ouvir o que o emissor tem a dizer. Aguarde o momento certo e traga suas opiniões e anseios para a conversa. Gestores responsáveis por dar feedback precisam ser profissionais com boa autoconsciência, disposição para ouvir ideias e opiniões e espírito de liderança.
Comunique como você está se sentindo, o que pensa sobre os pontos evidenciados, vá para casa, reflita com calma e depois de alguns dias procure o seu gestor para falar mais um pouco sobre o feedback.
Relação do feedback e o RH
O conceito do setor de RH vem se atualizando nos últimos anos e de um setor que era responsável apenas pelos trâmites burocráticos da empresa, ele passou a ser o setor que estimula o desenvolvimento organizacional.
A aplicação do feedback por parte do RH colaborará para melhor frequência e produtividade dos colaboradores, atuando não só paliativamente, mas preventivamente, antecipando situações que poderiam se agravar e causar falhas.
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