Você já parou para pensar sobre quais são os principais pilares que sustentam a formação do mercado de trabalho? Ao conceito responsável por direcionar as ações que visam a manutenção do bem-estar e relacionamentos nas organizações, damos o nome de ética profissional.
Esse tema se apresenta como matéria obrigatória para você que busca compreender as metodologias que auxiliam a fortalecer o seu posicionamento e qualificar uma carreira sólida, seja qual for a área de atuação.
Ficou curioso para entender mais a fundo sobre o tema, importância e benefícios da ética profissional? Então continue a leitura e confira com o blog da Serasa Experian!
Neste conteúdo você vai ver
O que é ética profissional?
A ética profissional nada mais é do que uma série de orientações e rumos que sustentam uma prática organizacional honesta, coesa e justa em todas as suas ações.
Esse conjunto de ações é responsável por definir quais são as atitudes desejadas e esperadas de cada colaborador dentro da empresa, sendo um traço valorizado e constantemente impulsionado pelo mercado de trabalho.
E, partindo de uma análise ainda mais prática, percebemos que cada organização é responsável por estruturar e apresentar as condutas que serão seguidas por todos os funcionários, independentemente do nível de cargo e hierarquia que possuam.
Exemplos de ética profissional
Você pode estar se perguntando quais são esses posicionamentos e como conseguir reconhecê-los no ambiente em que atua, certo? Para compreender o tema, conheça alguns dos principais exemplos de atitudes que demonstram a ética profissional:
- Respeito às diferenças: em um espaço profissional, saber dialogar e lidar com respeito com os demais colegas e trabalhadores é uma atitude que sinaliza um engajamento ético, e estimula a manutenção de um ambiente positivo e saudável;
- Disciplina: a disciplina é entendida como a sua capacidade em se comprometer com as atribuições e desempenho esperados, buscando desempenhá-las de uma forma assertiva;
- Responsabilidade: a responsabilidade anda de mãos dadas com a disciplina, e está diretamente conectada com uma participação comprometida e disposta a assumir a sua parte dentro das suas obrigações;
- Sigilo: toda e qualquer empresa conta com o compromisso dos colaboradores para saberem proteger as informações e dados internos, preservando o sigilo e confidencialidade dos processos, projetos e direcionamentos.
Quer conhecer as habilidades sociais e comportamentais desejadas pelo mercado de trabalho? Então confira mais sobre as soft skills!
Qual é o objetivo da ética profissional?
A principal meta da imposição de uma ética profissional é o aprimoramento dos profissionais, para que se tornem colaboradores ativos, justos e honestos com o dia a dia de sua atuação e também com os futuros limites e desafios que possam surgir nessa trajetória.
Não se pode esquecer ainda que cada área impõe o código de ética específico da profissão. Para psicólogos, por exemplo, é traçada que sua conduta deve, acima de tudo, respeitar e promover a subjetividade e a liberdade.
Já para os profissionais da enfermagem, é compartilhado que precisam prestar cuidados baseados em valores como o respeito à dignidade, segurança e bem-estar das pessoas.
Sem a ética profissional, imagine o quanto seria difícil pensar em construir uma carreira sem estar seguro de que há um código de condutas que visa estruturar e preservar um espaço organizacional harmônico, digno e protegido de posturas inapropriadas ou inconvenientes.
Para ler depois: Habilidades para currículo: 10 habilidades que se destacam.
Quais são os pilares da ética profissional?
Ainda que algumas características da ética profissional possam ser adaptadas e ajustadas para atender melhor aos interesses e objetivos de cada instituição, existem alguns pontos que, juntos, formam o seu fundamento. Confira:
- Integridade: a integridade está relacionada com a sua capacidade em conseguir manter uma postura para as ações certas, mesmo que diante de limitações ou até mesmo intromissões. Ao demonstrar isso em seu espaço de trabalho, você passa a mensagem de que, sob pressão, você consegue seguir os padrões;
- Honestidade: a honestidade ocorre quando você se mantém sincero e justo em qualquer situação, e não tenta tirar proveito de situações que possam prejudicar a empresa ou até mesmo colegas, sabendo compartilhar e expressar erros, dúvidas e incertezas;
- Justiça: o alicerce da visão ética, respeitosa e moral é definido pela justiça, que permite que você, enquanto profissional, atue com harmonia e equilíbrio, sabendo se posicionar e reconhecer momentos e situações que de alguma maneira não estejam alinhados com os propósitos éticos;
- Valores: sabe aquelas atitudes práticas, da sua rotina, que transmitem o que você respeita e acredita? São conhecidos também como valores, que sustentam a ética profissional desde as ações mais simples até a sua postura em grandes desafios.
Qual a importância da ética profissional?
Em tempos tão marcados por ações e atitudes tidas como duvidosas, conseguir se mostrar e agir de forma ética no mercado de trabalho traz um destaque ainda maior à sua carreira, o diferenciando de demais colaboradores e fazendo com que líderes e gestores possam vê-lo como um profissional no qual vale a pena manter e investir.
Já do ponto de vista das equipes e do trabalho desenvolvido em parceria com colegas, ter esse comportamento reforça ainda um espaço seguro, equilibrado e impulsionador de cooperação, agregando em valor e qualidade aos resultados entregues.
Essas ações são diretamente sentidas também pelos próprios consumidores, que tendem a ver de uma maneira ainda mais positiva a relação com aquilo que você está desempenhando e apresentando para eles.
Quais são os benefícios que a ética traz para o mercado?
Dentre os principais benefícios que podemos destacar, está o fato de como a organização percebe o seu trabalho, ao entender que é essencial que possam contar com funcionários verdadeiramente éticos, respeitosos e justos.
Isso porque, na prática, esses costumam ser os trabalhadores que mais engajam com o negócio, ao perceberem que estão fazendo parte de uma cultura organizacional pautada em valores assertivos, ficando inclinados a de fato de entregarem qualidade em cada processo.
E enquanto vantagens, temos também:
- Maior transparência nas etapas e processos internos, compreendidos com facilidade;
- Maior produtividade;
- Aumento do compromisso entre os colaboradores;
- Clima organizacional respeitoso, impulsionador e de qualidade;
- Oportunidades maiores de um desenvolvimento qualificado da sua carreira.
Como ter um ambiente de trabalho ético e profissional?
As condutas éticas precisam ser estimuladas de maneira permanente e contam com algumas ações práticas da sua parte como profissional:
- Mantenha o princípio do sigilo para todos os dados da área e saiba traçar os limites entre aquilo que pode ou não ser compartilhado;
- Conheça os códigos de conduta e ética do negócio e se comprometa a sempre preservá-los;
- Não participe de comentários maldosos ou conversas que possuam o objetivo de ferir algum colega ou superior;
- Tenha compromisso com os seus valores e sempre caminhe em direção ao aprimoramento e autoconhecimento;
- Tenha atitudes empáticas, respeitosas e justas com todos, independentemente do cargo ou posição que ocupem.
Viu o quanto a ética profissional é um tema de extrema relevância para a sua jornada organizacional? E poder ser identificado e validado por esse posicionamento te levará a conquistas significativas no mercado de trabalho.
Então, se responsabilize por essa ação e lembre-se do quanto esse é um movimento fundamental para trilhar o seu futuro!
E já que estamos aqui, não deixe de conferir sobre como montar o seu perfil profissional.
Continue acompanhando o blog da Serasa Experian e até o próximo post!