O employee experience é um conceito que propõe revolucionar as formas e os ambientes de trabalho, oferecendo recursos para transformar locais comuns em estações confortáveis e favoráveis à criatividade e aumento do desempenho. Hoje em dia, apenas uma boa remuneração não é o suficiente para evitar a rotatividade, já que os colaboradores buscam organizações que respeitem suas individualidades e valores.
Pensando nisso, a Serasa Experian preparou alguns tópicos para te ajudar a entender o que é esse conceito, seus benefícios e como implementar esse conceito na sua empresa. Continue a leitura e confira!
Neste conteúdo você vai ver
Employee experience: o que é?
O employee experience, em português "experiência do empregado", é tudo aquilo que os funcionários de uma empresa percebem, pensam e sentem em relação ao seu ambiente de trabalho, lideranças e a organização no geral. Esse conceito ajuda no planejamento de estratégias de gestão de pessoas e estabelece vínculos entre o colaborador e a organização.
A experiência dos colaboradores cria situações favoráveis para melhorar o dia a dia dos funcionários e podem envolver questões como relações com a liderança, plano de carreira, benefícios e um bom clima organizacional.
Como surgiu o conceito de employee experience?
Esse conceito surgiu nos anos 90 quando um professor de comportamento organizacional chamado William Kahn desenvolveu o conceito de engajamento. Na época, a maioria das empresas focava em apenas recompensar financeiramente os funcionários para que trabalhassem de forma mais efetiva.
Mas, com o passar do tempo, foi sendo percebida a necessidade de valorizar como os funcionários se sentiam no ambiente de trabalho. Foi nesse momento que o employee experience foi desenvolvido, visando engajar o colaborador em todo o seu dia a dia e valorizar como ele se sente e percebe as mudanças em seu local de trabalho.
Quais são os benefícios que o employee experience proporciona?
A captação de novos talentos e a valorização daqueles que já estão na empresa são os principais que podemos elencar. Esse conceito quando aplicado corretamente nas organizações traz diversas vantagens. Confira alguns dos benefícios:
- Sentimento de valorização do colaborador
No momento que os funcionários percebem que estão sendo valorizados e que estão sendo ouvidos, o engajamento e produtividade aumentam em níveis significativos. Esse reconhecimento estimula os colaboradores a apresentarem um trabalho melhor de forma mais proativa.
Essas melhoras estão diretamente ligadas à vontade de crescimento do colaborador dentro da empresa. Se você deseja trabalhar em uma empresa como essa e quer se preparar, aproveite para conferir nosso post sobre como se comportar em entrevistas de emprego!
- Redução do turnover
Ao se sentirem engajados e estimados, os colaboradores tendem a permanecer por mais tempo na empresa realizando um bom trabalho e apresentando ótimos resultados. A taxa de rotatividade entre funcionários da empresa vai diminuir, pois eles estarão empenhados em crescer e subir de cargo na organização.
- Ambiente mais agradável
Quando os colaboradores estão satisfeitos com seus trabalhos, ocorrem menos atritos entre si. A equipe se dedica para o crescimento profissional e bem comum de todos. O employee experience desenvolve líderes que sabem lidar com diferentes perfis comportamentais, isso permite um clima organizacional cada vez mais confortável.
- Melhor satisfação do cliente
Empresas com uma boa experiência do colaborador faz com que os funcionários estejam empenhados e empolgados em produzir com qualidade. Isso faz com que a satisfação do cliente seja elevada, uma vez que ele é atendido por profissionais capacitados que desenvolvem trabalhos de alta qualidade.
- Promove a empresa
Um bom employee experience desenvolvido na empresa fortalece a imagem da organização como um bom lugar para se trabalhar e atrai mais talentos que buscam por entrevistas de emprego. Visto isso, os melhores talentos são recrutados, aumentando cada vez mais a qualidade dos serviços prestados pela empresa e sua reputação no mercado.
Como implementar o employee experience em uma empresa?
O employee experience em uma empresa precisa ir além de conceitos e ser praticado no dia a dia. Entenda alguns pontos importantes para implementar a experiência do colaborador em sua organização:
1. Escute seus colaboradores
Para um bom ambiente de trabalho é necessário conhecer e escutar os funcionários. Por isso, fique atento as frustrações e entenda os objetivos profissionais e pessoais de seus colaboradores. Após conhecer melhor os profissionais, invista em ferramentas de motivação que atendem os perfis de todos os grupos.
2. Incentive os colaboradores por meio de experiências positivas
Os funcionários devem se sentir motivados e desafiados a crescer profissionalmente. Para isso, incentive seus colaboradores através de experiências positivas não só em datas comemorativas, mas no dia a dia de trabalho.
3. Invista em um ambiente de trabalho confortável
Muitas vezes, os funcionários passam mais tempo no ambiente de trabalho do que na própria casa. Por esse motivo é muito importante investir em um ambiente confortável e receptivo que deixe seus colaboradores à vontade.
4. Faça feedbacks periódicos
Essas ações servem para reforçar entregas positivas e pontos a melhorar dos funcionários. A falta dessas reuniões periódicas pode causar incertezas e ansiedade nos colaboradores. Por isso invista em feedbacks com os líderes e profissionais de RH para melhores resultados e para demonstrar o interesse de sua empresa no desenvolvimento dos profissionais.
Continue acompanhando o blog da Serasa Experian para ficar por dentro de mais assuntos como esse. Até o próximo post!