A saúde mental é um tema que vem sendo cada vez mais abordado dentro e fora das empresas, e a tendência é que esse ritmo continue crescendo. Afinal, ela corresponde ao estado psicológico dos trabalhadores em relação às funções e ao ambiente laboral.
Quando a pessoa está em relação com a saúde mental em desequilíbrio, é bem provável que não esteja dando conta da função exercida, com uma alta demanda de trabalho ou o ambiente está a afetando de uma forma negativa.
Pensando nisso, a Serasa Experian separou tópicos para explicar sobre a importância de cuidar da sua saúde mental no trabalho e o que pode prejudicá-la na instituição em que você está. Para entender mais, continue conosco e aproveite a leitura!
Neste conteúdo você vai ver
O que é saúde mental no trabalho?
A saúde mental no trabalho é o nível que o colaborador se encontra em relação ao seu estado emocional e mental, ou seja, como ele se sente trabalhando no local e na função que exerce.
Além disso, a saúde mental da pessoa pode variar devido a um conjunto de aspectos internos e externos. A saúde emocional está relacionada a aspectos como: distúrbios, inteligência emocional, ambiente de trabalho, qualidade da comunicação, entre outros que envolta a vida do indivíduo.
Dessa forma, caso a saúde mental do colaborador não esteja se mantendo equilibrada por conta do clima organizacional da empresa, ele pode desenvolver uma série de problemas. Atualmente, os mais comuns que vemos são a ansiedade e a depressão.
De acordo com a OMS, a cada 1 dólar que uma empresa investe para a saúde mental do trabalhador, com tratamento psicológico, mantendo o psicológico saudável, a produtividade aumenta e, consequentemente, gera um retorno de, em média, 4 dólares.
Confira também: Motivação no trabalho e a importância para um bom desempenho.
Qual a importância da saúde mental no ambiente do trabalho?
Como aponta a pesquisa da GetVoIP, a média trabalhada por contratados nos moldes da CLT semanalmente em nosso país é de 43,5 horas, ou seja, as pessoas trabalham cerca de 8,7 horas por dia.
Como o colaborador passa boa parte do seu tempo na organização, é fundamental que a mesma tenha um clima bom para se trabalhar, visto que a cultura empresarial pode afetar e impactar diretamente o estado mental dos seus integrantes.
Dessa forma, para os trabalhadores terem uma saúde mental adequada e digna, é crucial que a empresa tenha mecanismos e ações para aumentar a qualidade de vida do profissional.
O que pode prejudicar a saúde mental do trabalhador?
São vários os fatores que podem desgastar e prejudicar a saúde mental do colaborador, entre as mais comuns estão:
- sobrecarga de trabalho;
- pressão por resultados;
- metas altas e irreais;
- prazos curtos;
- excesso de atividades;
- desvalorização do trabalho;
- necessidade de estar disponível o tempo todo, inclusive fora do seu horário de trabalho.
Considerando esses pontos, uma liderança muito autoritária tende a piorar esses níveis, visto que a cobrança em cima do trabalhador é muito maior. Além disso, quanto mais a pessoa buscar entrar nesse ritmo, mais esforço acaba fazendo e sua produtividade diminui.
Dessa forma, com mais desgaste e menos resultados, o colaborador começa a desenvolver uma série de pensamentos negativos sobre o trabalho e sobre si mesmo e, posteriormente, desenvolvendo distúrbios conforme a situação se estende e não é resolvida.
Leia também: Ética profissional: entenda o que é e importância.
Como cuidar da saúde mental no trabalho?
Para você ter uma saúde mental melhor no seu trabalho, você pode fazer algumas ações que vão auxiliar, — e muito, — no seu dia a dia. Veja as ações voltadas para a saúde mental que podem te ajudar:
- listar tarefas para o dia;
- delegar mais responsabilidades;
- conhecer seus limites;
- não pegar mais tarefas do que pode fazer;
- não fazer tantas horas extras;
- não trabalhe em finais de semana sem bater o ponto;
- cuide da sua alimentação;
- faça exercícios diários;
- faça pausas durante o trabalho;
- peça ajuda quando precisar;
- por fim, não se cobre tanto.
Essas são apenas algumas melhorias básicas que você pode buscar, mas é fundamental que a cada passo dado e aplicado internamente, a empresa esteja aberta para ouvir o que os colaboradores pensam a respeito, a fim de se aprimorar cada vez mais.
Confira também: RH: departamento, funcionários e importância para a empresa.
Portanto, somente com melhorias práticas no seu dia a dia, é que você vai conseguir deixar o seu ambiente de trabalho mais leve e garantir que a sua saúde não seja afetada. Além disso, se verificar que você não está em um ambiente bom, converse com seu gestor a respeito para melhor, ou então, busque por um trabalho com melhores condições.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para entender mais sobre o ambiente de trabalho, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!