O designer gráfico é responsável por criar projetos de comunicação visual, tanto para materiais online ou offline, como para páginas de internet, anúncios, outdoors e panfletos.

As tendências para essa área são positivas! Com o avanço tecnológico, a cada ano surgem novas oportunidades para os que querem seguir a carreira.

Se você ficou interessado na profissão, conheça com mais detalhes quais são as funções de um design gráfico, quanto ganha e como se preparar para este mercado, confira!

O que é designer gráfico?

Designer gráfico é o profissional que atua na criação de projetos visuais que visam comunicar e representar ideias. Essas representações estão presentes em quase todo nosso dia-a-dia como em livros, logos, embalagens, placas em formas de figuras, textos, animações e outras ferramentas de comunicação.

Veja também: O que faz um copywriter? Veja como se tornar um.

Qual é a função de um designer gráfico?

O designer gráfico é quem cria toda a parte visual de um material de divulgação. Ele produz logotipo, imagens, textos, diagramações, animações e infográficos que busca transformar uma ideia em algo visual e chamativo.

Essa profissão pode trabalhar tanto para produção de plataformas tradicionais quanto digitais. A função, bastante necessária para jornais, revistas, anúncios, embalagens e logotipo, ganha ainda mais importância com o avanço da tecnologia.

Suas funções neste cenário envolvem a criação visual de sites, banners para internet, blogs, vinhetas para vídeos e campanhas online. Com diversos negócios evoluindo para o mundo digital, essa profissão se torna ainda mais promissora.

Dependendo da área de especialização, o designer gráfico ainda pode atuar desenhando novos produtos como móveis, vestuários, joias, equipamentos médicos, eletrodomésticos, peças para maquinários, dentre outros objetos que consideram os aspectos estéticos, funcionais e utilitários.

Qual o salário de um designer gráfico?

A remuneração de um designer gráfico depende do seu nível de conhecimento, tempo de experiência profissional e do porte da empresa que irá contratar. Ele pode ocupar cargos como designer de embalagens, animador digital, arte-finalista e designer de interface.

No Brasil, o salário varia, em média, entre R$ 2.712,29 à R$ 3.254,75 por mês. Segundo a Catho, plataforma de empregos, os ramos que pagam melhor para o designer gráfico são as áreas de informática e cosméticos. A análise por estados mostra que no Rio de Janeiro e Goiás esta profissão é mais valorizada que no restante do país.

Esse dado é importante porque além da habilidade e gosto, um dos pontos decisivos para escolher uma profissão é qual será o ganho futuro com o seu trabalho. A vida adulta exige que tenhamos um planejamento financeiro.

O que é preciso para ser um designer gráfico?

Quem escolhe seguir a profissão de designer gráfico precisa gostar de arte e ter afinidade com desenho. Além disso, ser criativo, dedicado e buscar sempre novidades são importantes para exercer o seu trabalho.

Para atuar nessa área não é preciso um diploma de graduação, porém se formar no curso de Design Gráfico em uma universidade é um diferencial para a carreira. Além dessa fonte de conhecimento, que falaremos com mais detalhes no próximo tópico, cursos complementares para desenvolver habilidades de criação são importantes.

 

O profissional da atualidade utiliza ferramentas de computação gráfica para desenvolver seus projetos. Dentre os mais conhecidos estão o Photoshop e o Illustrator.

Como essa área está em constante desenvolvimento, o designer gráfico deve sempre buscar especializações e se atualizar com as novidades oferecidas para garantir que seus projetos sejam inovadores.

Quanto tempo dura o curso de Design Gráfico?

A graduação em Design Gráfico tem duração de quatro anos na habilitação de bacharelado. Já o curso tecnológico, também de nível superior, tem duração de dois anos e é uma opção com foco nas necessidades do mercado de trabalho.

É possível encontrar as duas opções na modalidade à distância em diferentes universidades do Brasil. No geral, os cursos em Design Gráfico são compostos pelas disciplinas desenho e ilustração, história da arte, gestão e planejamento, estética e designer de embalagens, técnicas de representação, entre outras.

Como está o mercado de trabalho para o designer gráfico?

O mercado de trabalho tem se mostrado bastante aquecido nos últimos anos para essa área. Essa tendência se deve principalmente ao meio digital. Muitas empresas viram como uma oportunidade investir em e-commerce e no marketing digital para crescer.

Essa digitalização de serviços aumentou o interesse das empresas e a procura de profissionais capacitados para desenvolver campanhas publicitárias em sites, redes sociais, blogs e outros meios de comunicação online e offline.

Muitas empresas usam a rede social LinkedIn para encontrar um profissional da área de designer gráfico, por isso, aprender a criar uma LinkedIn page irá aumentar suas chances de ser contratado.

Quais lugares o designer gráfico pode atuar?

O designer gráfico pode seguir carreira autônoma conquistando seu próprio quadro de clientes; carreira acadêmica, ministrando aulas em cursos livres ou de graduação; ou ainda seguir carreira em uma empresa.

Abaixo listamos os principais lugares de atuação:

  • Editoras;
  • Gráficas;
  • Agências de Publicidade;
  • Escritórios e estúdios de Design;
  • Departamentos de Arte de Empresas de Comunicação;
  • Empresas que produzem embalagens;
  • Emissoras de TV;
  • Empresas Cinematográficas
  • Produtoras de Vídeos.

E você? Gostou de conhecer o que um designer gráfico faz? Gostaria de seguir essa carreira? Aqui no blog da Serasa Experian você encontra diversos conteúdos sobre profissões e mercado de trabalho!

Se você quer conhecer outra área de atuação, confira o post o que faz um analista contábil e confira também essa possibilidade de carreira. Até mais!