A cultura organizacional é essencial para garantir o sucesso de qualquer empresa. Por meio dela, é possível crescer no mercado, atrair talentos, ter reconhecimento e criar ambientes de trabalho saudáveis.
Pensando nisso, a Serasa Experian preparou alguns tópicos para te ajudar a entender melhor o que é a cultura organizacional, suas características, importância e exemplos de aplicações em grandes corporações. Continue sua leitura e venha aprender mais!
Neste conteúdo você vai ver
- O que é cultura organizacional?
- Como surgiu o conceito de cultura organizacional?
- Qual a importância de uma cultura organizacional?
- Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?
- RH e cultura organizacional
- Quais os tipos de cultura organizacional?
- Veja o exemplo da cultura organizacional da Serasa Experian!
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional são os valores e práticas adotados em uma empresa. Essas crenças e normas definem como a empresa trata seus clientes e parceiros, além de influenciar o clima da empresa e alinhar o comportamento dos seus integrantes.
Quais são as características da cultura organizacional?
A cultura organizacional definida por um conjunto de características que direcionam comportamentos e atitudes dentro da organização. Dê uma olhada em quais são:
- Visão de futuro: são os objetivos traçados para o futuro, ou seja, as metas que inspiram os sonhos dos colaboradores;
- Ambiente de trabalho: envolve todos os ambientes que são oferecidos para os funcionários se desenvolverem;
- Valores compartilhados: são as crenças da empresa definidas pelo convívio em grupo. Demonstra a originalidade da organização;
- Histórias e tradição: são as tradições e costumes da empresa. Nela, a visão e os valores são aplicados;
- Cerimônias e comemorações: ações formais e informais realizadas pelos colaboradores da empresa;
- Dress code: essa é uma característica que influencia na essência da empresa.
Como surgiu o conceito de cultura organizacional?
O conceito de cultura organizacional surgiu no século XX com a expansão massiva das empresas e grandes corporações. Nesse período, perceberam a necessidade de criar o conceito da cultura empresarial para atender melhor as necessidades do mercado. No início dos anos 60, os termos de visão e valores começaram a ser implementados pelas empresas. Tudo isso visando o sucesso das empresas por meio da organização.
Qual a importância de uma cultura organizacional?
A cultura organizacional dentro das empresas tem a função de estabelecer objetivos em comum entre os colaboradores. Ela também proporciona um ambiente de competição saudável entre funcionários, respeitando as diferenças, individualidades e qualidades de cada um.
Promover a cultura nas organizações melhora a produtividade, traz a sensação de pertencimento, atrai talentos, aumenta o senso de responsabilidade e facilita o desenvolvimento da ética profissional. Além disso, a cultura organizacional pode propiciar muitos outros benefícios que contribuem para o crescimento da empresa.
Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?
De forma direta, a cultura organizacional é composta pelos valores e anseios de uma empresa. Enquanto isso, o clima organizacional é a percepção dos funcionários quanto ao seu ambiente de trabalho. Enquanto um deles é fixo, o outro é adaptável e pode ser influenciado por vários fatores.
O clima organizacional engloba benefícios, remuneração, relacionamento entre colaborador e líderes, localização da empresa e colegas de trabalho. Quando este clima está frágil, a satisfação dos funcionários com a empresa é afetada e podendo sensibilizar o empenho do colaborador com seu próprio trabalho.
RH e cultura organizacional
O setor de recursos humanos tem papel fundamental na propagação da cultura organizacional dentro da empresa. Antes mesmo de difundir a cultura para os funcionários do local, os profissionais de RH conhecem profundamente a empresa, seus objetivos e valores. Com isso, eles fazem o recrutamento e seleção de novos funcionários que compartilham os mesmos valores da empresa.
Após isso, o analista de recursos humanos também conscientiza e orienta os colaboradores para os objetivos da organização e para a conduta esperada da parte dos funcionários.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Segundo o filósofo irlandês Charles Handy, existem quatro tipos de comportamentos organizacionais. A maioria das empresas ao implementar uma cultura organizacional costuma seguir um desses caminhos pré-estruturados. Veja quais são:
1. Cultura de poder
Nesse primeiro modelo, o poder é centralizado. Isso significa que aquele que está no topo da empresa tem maior poder de decisão. Aqui são priorizados os resultados, e isso faz com que cresça uma grande competição entre os funcionários da empresa. A cultura de poder foca no individual e não no coletivo, disseminando a falta de ética e tornando o ambiente de trabalho exaustivo.
2. Cultura de papéis
Essa cultura foca no desempenho dos funcionários, com procedimentos bem estruturados e seguidos a risca. As empresas com esse tipo de cultura como modelo geralmente são mais lentas e dificulta o crescimento dos colaboradores. Além disso, existem poucas oportunidades para trocar ideias e opinar nos assuntos.
3. Cultura de pessoas
A cultura de pessoas busca valorizar os indivíduos e proporcionar maior integração entre equipes. Geralmente nesses ambientes de trabalho os planos de carreira são bem traçados e desenvolvidos. Além disso, as empresas com esse modelo cultural focam em desenvolver e treinar novos líderes.
4. Cultura de tarefas
As empresas com o modelo de cultura de tarefas possuem foco em solucionar problemas. Nela, os profissionais têm funções específicas e mais flexibilidade durante o trabalho – gerando mais motivação e engajamento com o cargo. Vale ressaltar que nesse modelo de cultura organizacional a criatividade é priorizada.
Veja o exemplo da cultura organizacional da Serasa Experian!
A cultura organizacional por diversas vezes ultrapassa o quesito interno e faz com que a empresa seja reconhecida por sua conduta. A Serasa Experian possui uma cultura organizacional forte e bem marcada. Valorizamos a sustentabilidade e lutamos por um mundo mais justo, fazemos o que é certo por meio de uma política de ética e compliance.
Além disso, recebemos diversos prêmios e reconhecimentos, como a certificação Great Place to Work, LinkedIn Top Companies, Forbes World's Most Innovative Companies, Prêmio Valor Inovação Brasil e muitos outros. Incrível, não é mesmo? O que acha de trabalhar em uma empresa assim? A Serasa Experian está com vagas abertas! Acesse o site e cadastre seu currículo!
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! Para mais posts como esse, continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!