Se você chegou até aqui, muito provavelmente já sabe que o CRM ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta desenvolvida para fazer uma gestão 360º dos tipos de interação com os clientes, sejam sobre marketing, vendas, atendimento ou outros canais de contato existentes.

No entanto, também é importante saber que o CRM vai além de ser apenas uma plataforma de software: em uma geração marcada pela transformação digital, pela dinamicidade e pela inconstância do mercado econômico, é essencial que as empresas tenham base para visualizar antecipadamente todas as objeções encontradas.

Exatamente pela necessidade de priorizar os consumidores é que as estratégias de CRM são tão importantes. Afinal, as startups, pequenas, médias e grandes empresas procuram cada vez mais formas de analisar e antecipar os desejos e dores dos clientes.

Nesse cenário, o papel dos analistas e dos coordenadores se mostra vital para que as vantagens do sistema CRM sejam visíveis e alcançáveis a partir do mapeamento, desenvolvimento e planejamento das ações que serão colocadas em prática.

Com salários na média de R$ 7.000,00 mensais, o cargo de coordenador de CRM, por exemplo, vem se tornando cada vez mais reconhecido no meio dos negócios, já que garante que a organização aumente suas vendas, melhore suas estratégias de marketing e desenvolva a rentabilidade da carteira de clientes.

Se você está procurando uma oportunidade no mercado de trabalho e deseja conhecer mais sobre esse cargo, está no lugar certo! No texto de hoje, vamos mostrar tudo que uma pessoa precisa saber sobre um coordenador de CRM, além de trazer 6 dicas sobre como se destacar entre os concorrentes dessa área. Continue com a gente!

O que faz um coordenador de CRM?

Como abordamos brevemente na introdução do nosso conteúdo, o coordenador de CRM desenvolve papéis essenciais para trazer todos os benefícios do CRM para a empresa. Mas o que ele faz, exatamente?

De modo geral, um coordenador de CRM é o encarregado de fazer o mapeamento dos processos e desenvolver ações de marketing e relacionamento com clientes, visando melhores resultados de vendas e maior alcance do público-alvo da marca.

Além disso, também é o responsável ativo por identificar potenciais leads e fazer um planejamento estratégico de CRM através de insights obtidos por meio de analistas, pesquisas de mercado e análises de concorrência. Ainda, monitora a produtividade dos vendedores e implementa melhorias para aumentar a taxa de adesão à ferramenta.

É necessário também que o coordenador comunique todas as estratégias de forma clara e transparente aos vendedores, para que toda a equipe esteja apta e capacitada com conhecimentos necessários para colocar os objetivos e resultados-chave traçados em ação.

Para um trabalho que envolve tantas demandas e tanto conhecimento em várias áreas dos negócios, esse cargo oferece uma contribuição financeira consideravelmente alta, se comparado aos inúmeros cargos do país que têm como base um salário-mínimo. Para saber mais sobre essa remuneração, que tal pularmos para o próximo tópico?

Quanto ganha um coordenador de CRM?

A média salarial para o cargo de coordenador de CRM no Brasil gira em torno de R$ 7.131,00 no início, com possibilidade de chegar até R$ 31.687 por mês, de acordo com dados disponibilizados ao Glassdoor pelos próprios trabalhadores.

A remuneração variável para homens chega a R$ 20.687, transitando entre R$ 3.735 e R$ 32.700. Já para mulheres, o cenário muda um pouco. A média salarial para uma coordenadora de CRM está em R$ 26.579 no Brasil, e a variável é de R$ 17.193, transitando entre R$ 2.348 e R$ 36.322.

É importante atentar-se a fatores como a diferenciação da remuneração pelo mesmo trabalho entre homens e mulheres quando for entrar em uma empresa. Apesar de existir uma cultura enraizada entre a maioria das organizações, existem algumas exceções que se destacam positivamente.

A Serasa Experian, por exemplo, funciona com um processo de vagas afirmativas para mulheres, PCDs e pessoas negras. Esse modelo traz reais oportunidades de igualdade e equidade de emprego a profissionais de grupos minoritários e historicamente marginalizados, que na maioria das vezes, não encontram oportunidades igualitárias.

Esses poucos, simples e significativos movimentos inclusivos, se adotados em conjunto com constantes adaptações no dia a dia para desenvolver uma cultura acolhedora para as pessoas.

Qual é a importância do CRM na área comercial?

Não temos dúvidas de que o CRM tem importância fundamental para as áreas de marketing e publicidade das empresas, visto que se concentra na segmentação, personalização e geração de leads qualificados. Mas qual a sua importância para a área comercial das organizações?

Na área comercial, basicamente, o Customer Relationship Management se volta mais para a gestão desses leads qualificados, o acompanhamento de clientes e a projeção de vendas. Podemos ver que ambos são essenciais para o sucesso da empresa, mesmo tendo objetivos e aplicações ligeiramente diferentes dentro da organização.

De forma mais abrangente, podemos dizer que o CRM ajuda, principalmente, a dispensar aqueles processos manuais e trabalhosos, que geralmente atrasam o desempenho dos colaboradores e até adiam a progressão dos negócios.

As diferentes plataformas conseguem organizar contratos, contas, contatos e dados específicos de cada lead em tempo real, simplificando o trabalho dos vendedores em guiar a jornada de compra do consumidor. Afinal, ao invés de ficarem presos a post-its ou planilhas gigantes, estarão sempre atualizados sobre os clientes e suas interações com a empresa.

Visto isso, podemos afirmar que é através de um coordenador de CRM que a existência de um time focado em alcançar objetivos, vender mais e melhorar o atendimento a clientes realmente interessados é possível.

A partir desse gerenciamento humano em conjunto com o software, é que as empresas conseguem ter o efetivo sucesso comercial, atendendo os clientes de acordo com as necessidades individuais, desenvolvendo mais negócios e explorando o mercado disponível de forma inteligente.

Para ficar mais simples de visualizar os principais pontos que tornam um software de CRM essencial para o crescimento exponencial e o destaque entre a concorrência, confira os 4 pontos que elencamos a seguir:

Organização e centralização de informações

Um dos mais notáveis benefícios obtidos pelas ferramentas de CRM é a capacidade de centralizar e organizar um grande número de informações sem dificuldades, falhas e demora. Ter planilhas bonitas e bem estruturadas pode até parecer interessante, mas só para quem já está ultrapassado e não acompanha os avanços da tecnologia!

Se as empresas ainda não utilizam um CRM, com certeza já passaram por inúmeras situações que envolveram a perda de dados, prazos ou acordos. Afinal, somos humanos e não conseguimos ter total controle sobre tantas informações ao mesmo tempo.

No entanto, esses pequenos deslizes podem comprometer fortemente todo o processo de venda das organizações, além de prejudicar a própria experiência de compra do cliente, o fluxo de caixa, a fidelização e o alcance da marca no mercado.

Por isso, contar com o auxílio de um software de CRM é essencial se a empresa não quer perder nenhuma informação, e, se ela tem uma perspectiva ainda mais aberta, sabe muito bem que além da ferramenta é essencial que haja a colaboração de um coordenador de CRM, né?

Dessa forma, os demais colaboradores conseguirão gerenciar o status de cada nova oportunidade que chegar até eles, otimizando o processo para os próximos estágios do funil de vendas e da jornada de compra dos consumidores.

Além disso, também será mais simples listar todas as tarefas e informações necessárias para executar cada demanda, garantindo que sempre haja um próximo passo e uma nova oportunidade que impossibilite a estagnação do crescimento exponencial da organização.

Conhecimento sobre os leads e as equipes

Além da capacidade de organização e centralização de dados, o CRM age diretamente com o que seu próprio nome propõe: o gerenciamento do relacionamento com clientes. Isso significa que para cultivar uma relação significativa e vantajosa, é imprescindível conhecer a fundo as características que definem a persona ideal para a empresa.

Se você se interessa pelo cargo de coordenador de CRM, é essencial fazer indagações do tipo: o que o atual modelo de gestão de dados traz sobre os leads qualificados? As informações que temos são necessárias para manter um vínculo rentável? Como usar os dados disponíveis para se aproximar ainda mais e propor melhorias aos consumidores?

Assim, fica muito mais fácil entender que uma ferramenta de CRM é essencial para que os vendedores tome nota de absolutamente tudo que pode ser valioso para a jornada de vendas, como:

  • Preferências manifestadas pelo lead — formato de conteúdos, horários para entrar em contato e tipos de anúncios nas plataformas;
  • Comentários feitos em contatos com a empresa;
  • Dores enfrentadas no dia a dia;
  • Como conheceu a empresa, o produto ou serviço — indicação ou prospecção, por exemplo;
  • Se é a primeira vez que compra ou tem contato com a organização;
  • Se já considerou comprar de outra empresa concorrente.

A partir desse tipo de informação, os vendedores conseguem entender melhor os clientes e reconhecer padrões de consumo com base no perfil de consumidor ideal (ICP), colaborando para que propostas sejam melhor elaboradas e estratégias de negociação sejam melhor desenvolvidas.

Fidelização de clientes

A fidelização de clientes também é um dos principais motivos que levam as empresas a pensar em procurar um CRM, já que atualmente, fidelizar um cliente é até mais importante do que captar um novo lead. Afinal, esse segundo processo envolve mais gastos e tempo!

Se alguém já comprou da empresa e teve boas experiências, é muito mais provável que volte a comprar e esteja interessado em novos produtos e oportunidades do que alguém que ainda não conhece a marca, por exemplo.

Com a indexação de informações nos softwares de CRM, fica muito mais simples e intuitivo criar abordagens personalizadas e ofertas direcionadas para estimular um upgrade ou uma nova compra através de estratégias como o cross-selling ou upsell, utilizando o timing perfeito e o relacionamento prévio como base.

Como se destacar na área de CRM? Veja 6 dicas!

Agora que você conhece os principais assuntos que envolvem a gestão de relacionamento com o cliente e o cargo de coordenador de CRM, nada melhor do que saber exatamente o que fazer para se destacar na profissão e sair na frente da maioria dos concorrentes, não é mesmo?

Pensando nisso, nós da Serasa Experian trouxemos 6 dicas práticas e fáceis, que farão uma enorme diferença tanto em uma entrevista para o cargo de CRM, quanto para quem já está no cargo e quer ter mais qualificações ainda para ser reconhecido. Não deixe de conferir.

1. Esteja sempre atualizado com as últimas tendências de CRM

Você já sabe que o campo de CRM está em constante evolução, e que seu impacto positivo tem se tornado cada vez mais necessário dentro de qualquer empresa interessada em ter lucros significativos de forma estratégica.

Agora, o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso na profissão de coordenador de gestão de relacionamento com clientes, envolve estar sempre engajado com suas principais tendências, avanços e mudanças.

Para isso, mantenha-se conectado às redes sociais em que as empresas que falam sobre CRM estão presentes. Faça parte de fóruns, canais, grupos e blogs relacionados ao assunto, e não deixe de participar de eventos, imersões e até lives para se manter informado sobre tudo que acontece acerca do tema.

Ah, e não se esqueça: estar ciente das inúmeras formas inovadoras de tecnologia em CRM é crucial para que você comece a ser notado em meio a tantos concorrentes, dentro e fora das organizações!

2. Desenvolva seus conhecimentos e habilidades técnicas sobre CRM

Seja no trabalho ou na vida pessoal, sabemos muito bem da importância — tanto para saúde quanto para a carreira — de estar sempre em busca de novos conhecimentos.

Quando queremos nos destacar em qualquer assunto, é imprescindível que façamos mais que o mínimo para isso, começando por criar a rotina de estar sempre à procura de novas informações sobre o que estamos nos propondo a fazer.

Quando falamos sobre um coordenador de CRM, entendemos também que este é um cargo que exige certa capacidade intelectual para lidar com a tecnologia em si e todas as suas peculiaridades.

Se você já está familiarizado com rotinas que envolvem softwares de CRM, esse processo pode ser mais fácil. Mas para quem não está habituado, é interessante depositar ainda mais esforços para aprender.

Em ambas situações, é essencial se adaptar às ferramentas e recursos que são disponibilizados nas diversas plataformas de CRM. Comece pelas funcionalidades mais simples, e com o tempo vá aprimorando suas skills sobre análise de dados, automação de processos, integração de sistemas e personalização de soluções.

Para que a adaptação fique ainda mais fácil e intuitiva, dedique um tempo do dia para estudar mais e assim compreender todos os aspectos técnicos que envolvem o CRM. Busque por cursos, treinamentos e outras certificações que aprimorem o que você está aprendendo e tragam mais insights valiosos sobre o tema.

3. Trabalhe em conjunto e amplifique sua capacidade comunicativa

Desde pequenos, fomos criados para sermos seres sociáveis e expressar nossas ideias de forma comunicativa com os indivíduos que estão à nossa volta. Em ambientes corporativos formados por inúmeras pessoas que estarão juntas pela maior parte do tempo, isso não poderia ser diferente.

Por isso, o sucesso em CRM envolve também a capacidade socialização com colegas e clientes, além da habilidade de trabalhar em grupo sem grandes dificuldades, assim como em todas as outras profissões que envolvem o gerenciamento e a coordenação de algo.

Caso esteja acostumado com o convívio social, essa dica pode ser mais simples. No entanto, se você ainda não desenvolveu esse lado, é importante focar no autoconhecimento e saber o que te prende.

Procure desenvolver suas soft skills, como competências de comunicação escrita e verbal, através da colaboração e compartilhamento de informações com os membros das equipes.

4. Construa uma rede de relacionamentos sólida

Você sabe o que é networking? Basicamente, essa nomenclatura define o movimento constante de compartilhamento de serviços ou informações sobre assuntos variados entre pessoas, empresas e grupos.

Funciona como uma teia: cada conexão feita resulta em mais conhecimento, oportunidades de sucesso e relações interpessoais significativas para o desenvolvimento pessoal e profissional de quem busca por isso.

Para os analistas e coordenadores de CRM, ter a capacidade de fazer networking é fundamental. Afinal, através da convivência com indivíduos que têm propósitos e objetivos semelhantes, é possível inovar projetos, identificar novas oportunidades de mercado e criar coisas totalmente novas.

Assim, invista na participação constante de conferências, workshops, palestras, grupos de discussão e outros tipos de eventos relacionados ao CRM. Você também pode fazer networking virtualmente, conectando e engajando-se com especialistas da área nas mais diversas redes sociais disponíveis!

5. Desenvolva sua organização e foque em resultados

Agora que você já conhece a maioria das dicas que a Serasa Experian tem a oferecer, está na hora de entender a importância de exercitar o autoconhecimento e pôr em prática soft skills como organização, resiliência e foco.

Atualmente, diversos estudos têm comprovado a necessidade dessas características no dia a dia da população em geral. Quem nunca ouviu falar sobre como a estabilidade emocional e a capacidade de lidar com situações adversas podem impactar tanto na saúde mental das pessoas, quanto no rendimento profissional?

Pois é! Seja para médicos, professores, empresários, advogados, psicólogos ou até mesmo estudantes, o sucesso só começa a aparecer depois que estruturamos uma rotina que alimenta todas as características citadas no decorrer das nossas dicas. No CRM, isso não poderia ser diferente!

Por isso, não fique desmotivado e não tenha preguiça: é normal que no começo exista uma certa dificuldade em exercitar o autoconhecimento e a resiliência. No entanto, você pode iniciar gerenciando seu tempo e estabelecendo metas claras e alcançáveis de acordo com o seu momento, através do método OKR.

Com o tempo, você perceberá que certas habilidades pessoais foram desenvolvidas, e que está pronto para visualizar novos objetivos, para tomar decisões que impactem positivamente o futuro que deseja ter na área desejada. O importante é não deixar para amanhã!

6. Esteja aberto a críticas e não hesite em pedir feedbacks

Todo mundo sabe que indivíduos que não estão abertos para receber feedbacks tanto negativos, quanto positivos, estão fadados à estagnação e à consequente desvalorização. Por isso, nossa última dica é simples e objetiva: demonstre que está sempre aberto às críticas.

Quando estamos em um ambiente de trabalho movido por inúmeras ideias diferentes e simultâneas a todo segundo, é comum que ocorram erros ou até simples questionamentos que parecem não ter respostas.

Quantas vezes nos vimos perdidos e com medo de sermos punidos por ter feito algo que aparentemente estava errado? É nesse cenário que demonstrar estar aberto às críticas e buscar melhorias fará toda a diferença.

Se deixamos explícito para os superiores, colegas e clientes que nos importamos fortemente com o impacto das nossas atividades na cultura organizacional e que estamos sempre dispostos a aprender mais sobre tudo, é certo que oportunidades de crescimento chegarão.

Chegamos ao final de mais um conteúdo que envolve uma das inúmeras áreas de atuação que vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado empregatício. O coordenador de CRM é uma dos cargos mais importantes da atualidade, além de estar entre as funções que têm remunerações consideravelmente altas.

No decorrer do texto, trouxemos a importância do CRM para a área comercial, com benefícios como a centralização de informações e fidelização de clientes. Nesse cenário, também mostramos que contar com um coordenador para essas operações pode ser uma boa estratégia para que tudo seja feito da forma mais correta e otimizada possível.

As dicas que elencamos em nosso último tópico também são de extrema importância se você pretende se destacar nessa função. Temos certeza que ao segui-las, você estará pronto para ganhar espaço entre os concorrentes ou parceiros, e alcançar o sucesso profissional tão almejado por todos.

Ah, e se você está no processo de procura por um novo emprego, temos uma ótima notícia: a Serasa Experian, primeira Datatech do Brasil e a maior da América Latina, está com inúmeras vagas abertas.

Talvez essa seja a sua chance de trabalhar com uma das empresas mais inovadoras do mundo! Por isso, não perca tempo. Conheça nossas vagas disponíveis e cadastre seu currículo agora mesmo.

Aqui no nosso blog, você ainda pode encontrar muitas outras informações úteis para a sua carreira, como habilidades essenciais para se destacar no mercado de trabalho, formas de montar um currículo, como se comportar em uma entrevista e muito mais.

Não deixe de conferir tudo o que temos para sua jornada, e lembre-se: não tenha medo de explorar suas habilidades e limites, pois a prática e o aprendizado contínuo são a chave para alcançar seus objetivos, independentemente de quais sejam!