A comunicação é um dos fatores mais importantes para manter o relacionamento entre as pessoas. Uma boa transmissão de mensagens garante mais compreensão sobre ocorridos e assuntos, evitando o risco de ser gerado um "mal-entendimento".
Para o gerenciamento de uma empresa, a comunicação interna é um ponto-chave para gerar conflitos e desentendimentos entre os colaboradores. Por meio de estratégias de endomarketing, a diretoria e as gerências devem passar todas as informações pertinentes para uma operação integrada e engajada com o propósito da empresa.
Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para explicar sobre como é o processo da comunicação interna, quais são seus tipos, sua importância, além de falar sobre o profissional voltado para essa área!
Neste conteúdo você vai ver
O que é comunicação interna?
O principal intuito da comunicação interna é manter o fluxo de informações entre as pessoas da organização, mantendo a clareza e a objetividade no diálogo sobre a atuação da empresa e quais são os direcionamentos para o futuro. Para isso, é necessário a existência de um canal oficial, geralmente, com um profissional responsável para a função.
Dessa maneira, a empresa pode contar com um setor para lidar com a comunicação interna, ou endomarketing, dependendo do seu tamanho. No entanto, essa comunicação também pode ser feita por:
- um departamento próprio para a comunicação interna;
- um funcionário do setor de Recursos Humanos;
- um colaborador especializado para organizar e definir os processos e meios de comunicação interna;
- pelas lideranças dos setores que podem passar as informações para os liderados periodicamente.
Por mais que a empresa não conte com um setor para isso, é fundamental que todas conduzam esse processo de alguma maneira. Atentar-se e manter um fluxo frequente de comunicação, sem dúvidas, é essencial para promover um relacionamento mais assertivo com os colaboradores, — trabalhando a imagem da marca de forma positiva.
Qual é a importância da comunicação interna?
A comunicação interna serve para construir um ambiente mais integrado e manter um relacionamento produtivo entre líderes e liderados. Além disso, essa é uma ferramenta poderosa que auxilia o bom desempenho da instituição de modo geral, tais como:
- melhora do clima organizacional;
- aumento da produtividade;
- diminuição da taxa de rotatividade;
- melhorar o processo de integração de novos integrantes;
- redução de conversas paralelas, como fofocas e boatos;
- redução de efeitos e consequência de uma crise.
De forma geral, toda essa comunicação faz com que os colaboradores fiquem mais satisfeitos em saber como está o andamento da empresa e como seu trabalho está trazendo retorno. Os funcionários ficam mais motivados em continuar dando seus próximos passos com muito mais empenho nas tarefas.
Quais são os meios para realizar a comunicação interna?
Para efetuar esse processo, há diversas ferramentas que podem ser utilizadas na comunicação interna. Algumas empresas fazem uma mescla entre comunicados, mídias físicas e digitais. Apesar das mídias serem bem eficientes e atingirem a todos, comunicações em formato de apresentações ao vivo gera ainda mais interação entre colaboradores.
Dessa forma, os profissionais trabalham com as seguintes ferramentas:
- e-mails;
- redes sociais;
- aplicativos internos voltados para informação;
- murais de avisos e novidades;
- comunicados presenciais ou on-line;
- plataformas de videochamada.
Como montar um planejamento de comunicação interna?
Quando for realizar ações de comunicação, é fundamental traçar alguns pontos para que ela seja clara e objetiva. Assim, ela deve ser muito bem explicada e não ter frases que possam gerar mais de um significado.
Dessa maneira, o planejamento é um passo crucial. Quando começar a elaborá-lo, tenha em mente um roteiro estratégico, identifique qual será a ferramenta utilizada e veja quais os principais pontos que devem ser comunicados. É válido fazer também uma lista de prioridades e argumentações, — a fim de guiar o processo, seja para escrever ou falar.
Com isso em vista, ao montar seu planejamento, é possível utilizar o método SMART como base, essa é uma sigla em inglês que corresponde às palavras: Specific, Measurable, Attainable/Achievable, Relevant e Time bound. Traduzindo para nossa língua:
- específico;
- mensurável;
- atingível;
- relevante;
- temporal.
Dessa forma, sempre considere esses aspectos, confira se o que está sendo comunicado para os colaboradores está sendo assertivo e gerando os resultados esperados.
Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing?
A maior diferença entre esses dois conceitos é a comunicação voltada para mensagens do que acontece na empresa, processos e planos.
O endomarketing é voltado para promover o bem-estar do colaborador, assim, a empresa realiza comunicações de eventos que não sejam necessariamente sobre o trabalho.
O que faz um profissional de comunicação interna?
Para empresas que contam com funcionários específicos para cuidar da comunicação interna, há um colaborador é responsável por manter as ações necessárias em dia, buscando entender o que deve ser dito e analisar todo o cenário, buscando conversar com responsáveis de outras áreas para colher informações pertinentes para elaborar a comunicação mais adequada.
Os profissionais são de áreas como o marketing, comunicação corporativa ou recursos humanos, assim, eles são comunicadores natos, que sempre buscam entender e conhecer mais sobre a necessidade dos colaboradores.
Leia mais: motivação no trabalho e a importância para um bom desempenho.
A comunicação interna é uma ferramenta auxilia no processo de integração do funcionário com a empresa, deixando-o mais a par sobre o que está acontecendo no local que trabalha. Nesse sentindo, o responsável pela comunicação empresarial busca entender quais são as dores da empresa e como ele mesmo pode melhorar efetuando estratégias de comunicação.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender ainda mais sobre como a comunicação é uma ferramenta que auxilia o processo empresarial, — continue acompanhando nosso blog!