Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre como a comunicação é importante. Afinal, ela está presente em nosso cotidiano desde crianças até a velhice, e desempenha um papel muito importante na vida profissional. Apesar disso, é muito normal ter dúvidas sobre o assunto, principalmente sobre como desenvolver essa habilidade.
Por esse motivo, preparamos esse conteúdo com diversas informações relevantes sobre a comunicação no trabalho, tipos existentes, benefícios e, claro, dicas para melhorar suas habilidades comunicativas. Venha com a Serasa Experian e confira!
Neste conteúdo você vai ver
O que é comunicação no trabalho?
É possível definir a comunicação no trabalho como toda troca de informação realizada em um ambiente organizacional. Isso abrange as relações entre funcionários, chefes, stakeholders e clientes em diferentes situações, incluindo no dia a dia, feedbacks, reuniões e mais.
O principal objetivo da comunicação no trabalho é promover o engajamento, solucionar problemas diversos e criar uma cultura organizacional de troca e aprendizado. É fundamental garantir que as informações sejam direcionadas corretamente, por isso, essa é uma habilidade que deve ser aprimorada entre todos na empresa.
A falta de desenvolvimento dessa habilidade pode causar diversos problemas para a empresa, incluindo mal-entendidos entre os líderes e funcionários.
Quais são os tipos de comunicação?
Ao todo existem 4 tipos de comunicação, sendo eles: verbal, não-verbal, escrita e visual. Elas estão presentes no dia a dia de todos, incluindo no ambiente organizacional, desse modo, devem ser reconhecidas e trabalhadas para contribuir com o desenvolvimento pessoal. Entenda mais sobre cada um deles:
1. Comunicação verbal
A comunicação verbal é o tipo no qual estamos mais acostumados e se trata da fala. Ela inclui as informações transmitidas ao falar e também outros aspectos, como o tom e o volume da voz. É fundamental ter um bom desenvolvimento desse tipo de comunicação para estabelecer boas relações com as pessoas, como colegas de trabalho, clientes e outros.
2. Comunicação não-verbal
Diferentemente da comunicação verbal, a não-verbal está relacionada com os aspectos implícitos da convivência em sociedade, como linguagem corporal, roupas usadas e expressões faciais. Apesar desses fatores não serem expressos explicitamente, desempenham um papel fundamental na forma como os outros percebem a pessoa.
3. Comunicação escrita
A comunicação escrita, como o próprio nome diz, é expressa por meio da escrita. Ela pode ser utilizada em diferentes canais e de várias formas, como cartas, memorandos, e-mails e muitos outros. Essa é a forma de comunicação mais utilizada para transmitir informações importantes, uma vez que formaliza os dados.
4. Comunicação visual
A comunicação visual envolve a utilização de imagens, vídeos, símbolos e formas para transmitir mensagens e significados. É muito utilizado na publicidade e está presente no cotidiano de todos por meio das redes sociais, placas de trânsito e anúncios. É muito importante saber interpretar as informações nesse tipo de mídia.
Para se aprofundar mais no assunto, confira nosso conteúdo sobre comunicação interna e entenda!
Quando usar cada tipo de comunicação?
A comunicação é essencial no nosso cotidiano e está presente em todos os locais. Ela serve para transmitir informações, expressar emoções, solucionar problemas e construir relacionamentos. Por esse motivo, é importante entender quando cada tipo é utilizado, dessa forma, é possível evitar erros e mal-entendidos. Confira as utilizações de cada uma:
- Comunicação verbal: utilizada em contatos "presenciais", ou seja, quando se está cara a cara com a pessoa. Apesar disso, também pode ser utilizada por meio de vídeo-chamadas ou ligações telefônicas. É essencial para garantir um bom relacionamento com as pessoas;
- Comunicação não-verbal: está presente em diversas interações e faz muita diferença para transmitir emoções para as pessoas. Por exemplo, um cliente pode fechar um contrato com a empresa baseado na imagem que recebeu de um funcionário que o atendeu;
- Comunicação escrita: formaliza informações, transmite dados exatos e pode ser utilizada para trocar mensagens no dia a dia ou para elaborar relatórios completos;
- Comunicação visual: está muito presente nas redes sociais, sites e anúncios gráficos.
Quais são os benefícios de investir em comunicação?
Investir em comunicação traz diversos benefícios positivos para o indivíduo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal do mesmo. Ela ajuda a garantir que as mensagens sejam compreendidas corretamente, reduzindo as chances de mal-entendidos e conflitos.
Além disso, a comunicação também é fundamental para construir e manter relacionamentos saudáveis. Afinal, ela permite que as pessoas se sintam ouvidas e valorizadas, criando laços mais fortes e confiáveis.
A comunicação clara e eficiente em ambientes de trabalho também leva a uma melhor coordenação de esforços e tarefas, o que pode aumentar a produtividade individual e coletiva, garantindo um maior nível de satisfação dos clientes.
Por último, uma cultura de comunicação aberta incentiva a troca de ideias e opiniões, o que pode levar a um amadurecimento pessoal e a um maior nível de inovação e criatividade.
7 dicas para melhorar a sua comunicação
Conforme visto anteriormente, a comunicação no ambiente de trabalho é muito importante para garantir um bom relacionamento e troca de informações com pessoas diversas. Selecionamos algumas dicas para você aprimorar suas habilidades comunicativas para obter sucesso no mercado de trabalho. Confira:
1. Pratique sua escuta
Para se comunicar bem, é essencial saber ouvir os outros para dar respostas assertivas e diretas. Dessa forma, desenvolva suas habilidades de ouvinte para poder ser um bom comunicador. Preste atenção ao que os outros dizem e busque fazer perguntas relevantes para compreender a mensagem.
2. Faça contato visual com o ouvinte
O contato visual é o responsável por transmitir confiança e firmeza durante a transmissão das informações. Esse é um passo necessário para todos, principalmente em reuniões ou negociações com clientes. As palavras fazem muita diferença, mas olhar nos olhos do ouvinte traz mais veracidade e segurança para a mensagem.
3. Cuide dos gestos e da linguagem corporal
Conforme comentado anteriormente, a comunicação não-verbal faz muita diferença em como as pessoas percebem um indivíduo. Os gestos e a linguagem corporal no geral fazem parte desse tipo de transmissão de mensagens, sendo responsáveis por persuadir e passar confiança para os ouvintes.
Por esse motivo, cuide com excesso de gestos com as mãos e braços. Tente encontrar um equilíbrio para não ficar parado ou se movimentando demais.
4. Procure ser direto
Ao fazer um comunicado ou transmitir uma mensagem, faça questão de ser direto e assertivo com as informações. Essa é a melhor forma de garantir o sucesso e o entendimento da sua fala. Vale ressaltar que essa dica é válida para diversos tipos de comunicação, seja escrita, verbal ou visual.
5. Cuide do seu tom de voz
O tom de voz tem um impacto muito grande na forma como uma mensagem é recebida pelos ouvintes, uma vez que ele pode transmitir emoções, como nervosismo, tristeza ou raiva. No ambiente profissional, falar da maneira correta é importante para manter um clima saudável e agradável. Um tom respeitoso e encorajador pode melhorar muito a colaboração entre todos.
Se você deseja melhorar ainda mais a sua comunicação no trabalho, conheça a comunicação não-violenta e veja como aplicá-la!
6. Faça um planejamento
Vai fazer uma apresentação importante, participar de uma entrevista ou reunião? Fazer um planejamento sobre o que será dito pode auxiliar no controle da ansiedade e nervosismo para a fala. Isso também te ajudará a transmitir mais confiança e estabilidade na mensagem.
7. Pratique, pratique e pratique
Se você está receoso em não se sair bem em uma apresentação ou exagerar nos gestos e ter uma linguagem corporal agressiva, praticar pode ser uma ótima saída. Atualmente, existem diversas técnicas que auxiliam nesse treinamento, como fazer uma fala em frente ao espelho ou gravar uma pequena apresentação.
A comunicação é uma parte muito importante da convivência humana, por isso, é tão importante treinar e aprimorar essas habilidades. Temos certeza de que, entendendo o conceito, os tipos existentes e seguindo as dicas que selecionamos, você terá muito sucesso ao se comunicar.
Aqui na Serasa Experian, você encontra muitos outros conteúdos sobre mercado de trabalho, marketing pessoal e mais. Para continuar acompanhando nossos textos, leia também nosso material sobre perfil profissional. Até logo!