A tecnologia da informação (TI) vem se tornando cada vez mais necessária para empresas de diversos setores. O aumento das inovações tecnológicas fez com que áreas como a segurança da informação, qualidade de softwares, user experience e muitas outras ganhassem destaque dentro das organizações.

Que tal conhecer algumas áreas da tecnologia da informação que estão em alta para se trabalhar? Continue sua leitura e confira os tópicos que preparamos para você!

7 áreas de TI para trabalhar

Com os avanços da informatização em diversas áreas do mercado, a área de TI oferece cada vez mais oportunidades para quem deseja se especializar nesse setor. Com isso, a TI se expandiu e se segmentou em várias áreas com funções diferentes. Vamos conhecer algumas áreas de tecnologia da informação para se trabalhar?

1. Segurança da informação

A segurança da informação é a responsável pela defesa dos dados em uma rede. Em uma empresa, essa área é fundamental para manter as políticas, métodos e processos que devem ser seguidos para garantir a circulação segura de dados. Isso evita que pessoas não autorizadas utilizem ou acessem as informações.

O profissional da área deve ser especialista em segurança de redes e seu maior dever é proteger a integridade das informações. Ele pode administrar ambientes computacionais, dar suporte técnico para o uso de equipamentos e programas, gerenciar projetos e operações de TI, administrar equipes e muito mais.

Os profissionais de segurança da informação podem trabalhar em quatro áreas principais. São elas:

  • Segurança forense: atua com pesquisa para a realização de laudos que ajudam no combate a crimes cibernéticos;
  • Segurança corporativa: cria estratégias para garantir a proteção de dados de uma empresa;
  • Inteligência deestado: atua em órgãos de segurança governamentais;
  • Desenvolvimento de softwares de segurança: desenvolve programas para garantir uma melhor proteção de dados;

Para desenvolver esse trabalho, os especialistas em segurança da informação podem usar soluções de autenticação e prevenção à fraude, como o Antifraude, disponível na Serasa Experian. Essa solução permite que a empresa ofereça segurança para seus clientes sem atritos, além de se adequar as necessidades de cada empresa. Confira!

2. Análise BI

O BI (Business Intelligence) é um conjunto de processos que transforma dados brutos em informações que auxiliam na tomada de decisões em uma empresa. O objetivo principal dessa área é fazer com que as decisões feitas em um negócio sejam baseadas em fatos e não apenas suposições.

Os profissionais de BI são responsáveis por planejar, analisar e executar as estratégias da empresa. Ele deve ter um olhar analítico para interpretar os dados e conseguir apontar possíveis soluções para problemas ou oportunidades encontradas. Esse profissional deve ter conhecimentos em programação, estatística e banco de dados.

Existem alguns cargos que o profissional de business intelligence pode exercer. Dê uma olhada em quais são:

  • Analista de business intelligence: responsável por levantar dados, fazer a análise e gerar diagnósticos;
  • Coordenador de BI: coordena toda a equipe da área;
  • Consultor de business intelligence: trabalha como autônomo e presta serviços para empresas quando necessário;
  • Programador de BI: testa códigos relacionados a BI, cria soluções e faz manutenções em programas.

3. Análise de dados

Os analistas de dados são responsáveis por gerar, catalogar, fazer a análise e interpretar os dados obtidos. Esse profissional deve ser muito estratégico, organizado e ter um bom raciocínio lógico, pois devem observar padrões e criar soluções para eventuais problemas.

Os profissionais da área costumam ter formação em tecnologia da informação, banco de dados, ciência da computação, engenharia da computação ou outros afins. Eles podem atuar em empresas de tecnologia ou em setores específicos dentro de negócios de diversas áreas.

Você pode se interessar também por nosso post sobre o que faz um analista de dados. Confira!

4. Gestão de projetos de TI

A gestão de projetos de TI é responsável por alinhar as demandas e controlar o fluxo de trabalho para as entregas serem feitas corretamente e no tempo certo. E o gerente de projetos é aquele que garante o cumprimento do fluxo de trabalho. Além disso, ele deve planejar projetos, definir as funções dos colaboradores, monitorar a execução das atividades e controlar a qualidade.

O gestor de projetos deve também fazer a gestão de riscos, acompanhar a produtividade dos colaboradores, engajar a equipe para alcançar desempenhos melhores e solucionar problemas que podem afetar o andamento das atividades.

Esse profissional deve conseguir gerenciar pessoas e prazos, ser disciplinado, saber liderar uma equipe e ter conhecimento técnico e operacional sobre todas as etapas de desenvolvimento dos projetos. Além disso, deve ter boas habilidades de comunicação para ter um bom relacionamento com clientes e funcionários.

5. Análise de UX

Para entendermos essa área primeiro precisamos compreender o que é o UX. User Experience (UX) significa a experiência do usuário com determinado produto ou serviço. O analista de UX deve entender os pontos positivos e negativos de um usuário com uma solução específica.

Para isso, o profissional se coloca no lugar do consumidor e estuda seu comportamento. Isso pode ser feito por meio de testes, pesquisas e entrevistas. Além de investigar a interação do cliente com o produto ou serviço, o analista de UX também propõe soluções para problemas encontrados.

O analista de user experience desempenha um trabalho estratégico alinhado aos objetivos da empresa, mas que também gera valor para o usuário.

6. Programação

A programação é o processo de criação, testes e manutenção de softwares em computadores. Os programadores são os responsáveis por desenvolver esses programas, criar comandos e funcionalidades. Após a criação, ele deve analisar quais são os possíveis erro e melhorar as soluções.

Esses profissionais podem trabalhar em empresas de tecnologia, startups, agências de publicidade e em empresas que utilizam soluções tecnológicas. O programador também fica responsável por analisar dados coletados para desenvolver produtos ou serviços funcionais que resolvam problemas.

Aproveite e conheça as profissões do futuro!

7. Qualidade de software

O analista de qualidade de softwares é responsável por garantir um bom funcionamento das soluções tecnológicas criadas. Esse profissional assegura que os resultados sejam alcançados. Para isso, ele deve rastrear erros, fazer testes e identificar possíveis falhas.

O profissional da área deve ser muito criativo para criar soluções para problemas de diferentes cenários. Além disso, um bom raciocínio lógico e pensamento crítico também são muito necessários.

Por que as áreas do TI estão em alta?

Com o passar dos anos, o mundo tornou-se completamente informatizado e cada vez mais as empresas buscam soluções tecnológicas para implementar em seu dia a dia.

A tecnologia se tornou protagonista na rotina da maioria das empresas de diversos setores, fazendo com que a procura por profissionais da tecnologia da informação aumentasse muito. Essa crescente fez novos cargos surgirem para suprir todas as necessidades do mercado.

Apesar da alta na procura dessas áreas, as inovações tecnológicas continuam surgindo e a tendência é que apenas aumente. Isso faz com que essas profissões continuem em alta por muito mais tempo. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você, continue acompanhando nosso conteúdo!