Ao praticar a gestão de carteira de crédito, muitas empresas podem precisar de parceiros para fornecimento de insumos e ferramentas. Essa necessidade pode variar desde dados para enriquecimento da base até soluções completas e automatizadas para a gestão, passando pelo score de crédito como critério básico para avaliar o risco dos clientes.

Saber como fazer essa escolha de parceiros é importante para que se tenha segurança com a qualidade da gestão que será feita. Mas quais seriam os pontos de atenção na hora de fazer essa avaliação?

Para ajudar você a avaliar um bom parceiro para gestão de carteira de crédito, preparamos este blog post com dicas importantes. Leia agora!

Dados para gestão de carteira de crédito

Sabemos que a eficiência de uma gestão de carteira de crédito depende de dados confiáveis e atualizados. Isso significa ter acesso a informações de qualidade. Além dos dados internos que a empresa tem sobre seus clientes, como histórico de compras e informações cadastrais, é preciso contar com dados externos que enriqueçam essa base. É a soma disso que permitirá uma visão mais profunda do perfil de risco de cada cliente, pois com dados externos se conhece sua relação com outras empresas.

Um parceiro que vá fornecer dados para enriquecer essa base deve cumprir algumas exigências:

  • Dispor de um volume grande de dados capazes de realmente agregar informações relevantes e bem contextualizadas à sua base;
  • Ter tecnologia e expertise reconhecida no mercado na gestão de dados;
  • Apresentar certificações que reconheçam a segurança das informações que administra;
  • Ter comprovado compliance com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Ser capaz de fornecer soluções simplificadas para o acesso a esses dados, de modo a atender diferentes portes de empresas e níveis de maturidade tecnológica;
  • Ter soluções digitais que agilizem o uso ou a integração dos dados;
  • Fazer a atualização frequente de sua base para garantir dados que reflitam mudanças e tendências;
  • Ter acesso aos dados do Cadastro Positivo que, atualmente, é uma das fontes mais confiáveis para decisão de crédito.a

Score de risco com o máximo de acurácia

Um dos pilares mais importantes para a gestão da carteira de crédito é o score de risco. É por meio dele que se cria os critérios mais básicos e essenciais de uma segmentação de risco e planejamento de políticas de crédito. Por isso, o parceiro para fornecimento de score precisa contar com uma estrutura técnica e tecnológica que seja competente em criar modelagens de score que entreguem o máximo de acurácia.

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Quanto mais rica for a base de dados do parceiro, melhor será sua capacidade de alimentar a modelagem com variáveis complexas e, assim, melhor será o poder do score de predizer o risco de inadimplência de uma carteira. Nesse sentido, ter acesso e competência para incluir dados do Cadastro Positivo entre as variáveis da modelagem é o grande diferencial para um score de qualidade atualmente.

A Serasa Experian, por exemplo, possui modelagens de score com Cadastro Positivo que aumentam significativamente a acurácia de predição. Para empresas que concedem crédito para consumidores, oferece o Serasa Score com Positivo. Para quem precisa avaliar risco de outras empresas em negócios B2B, há o Serasa Score com Positivo para empresas.

Solução digital para gestão de carteira de crédito

A transformação digital veio não apenas para simplificar processos e tarefas, mas também para melhorar o desempenho e os resultados. Por isso, quando se trata de gestão de carteira de crédito, é preciso conhecer quais parceiros oferecem soluções digitais alinhadas com essa transformação que simplifica e traz resultados rápidos.

Aqui estamos falando de oferecer tudo em uma única solução que, além de dar condições facilitadas para a gestão, ainda ofereça esse serviço na nuvem, dispensando qualquer esforço de implementação ou integração de sistemas. Os parceiros ideais para isso devem dispor de algumas competências:

  • Tecnologia avançada para desenvolver soluções digitais;
  • Base de dados robusta e atualizada para enriquecer informações;
  • Integração com dados do Cadastro Positivo;
  • Alta capacidade para integrar, cruzar e contextualizar dados com agilidade.
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Ascend Insights: gestão de carteira completa e eficiente

Um exemplo de solução digital que atenda a essas competências é o Ascend Insights, da Serasa Experian. Trata-se de uma plataforma digital na nuvem por meio da qual é possível subir uma base de clientes com poucos dados e, automaticamente, ter uma visão enriquecida dessa base, já cruzada e contextualizada com os dados da base da Serasa Experian, incluindo dados do Cadastro Positivo.

A solução permite que se faça diversas simulações de segmentação e análise da carteira de clientes, permitindo entendê-la sob o viés de diferentes variáveis. Embora conte com uma infraestrutura tecnológica robusta por trás de seu desempenho, é uma solução extremamente acessível em termos de investimento. Para se ter uma ideia, em sua versão Light, pode-se fazer todas as simulações possíveis gratuitamente e só pagar pelos dados que decidir utilizar.

Por exemplo, é possível entender, sem custo, qual o percentual de sua carteira que oferece risco de atraso no pagamento. Se esse percentual for alto, pode-se pagar apenas pelos dados que vão dizer não apenas quem são esses clientes, mas quais fatores os classificam com alto risco de atraso. Assim, o investimento é mais eficiente por envolver apenas dados que serão, de fato, utilizados para traçar estratégias de ação direcionadas a esses potenciais inadimplentes.

A escolha de parceiros para a gestão de carteira de crédito é uma decisão estratégica que deve ser ponderada sob muitos aspectos, que podem se resumir na capacidade de entregar respostas confiáveis. Isso, porém, deve ser feito de forma descomplicada e ágil, usando tecnologia para facilitar e aumentar o poder de decisão de crédito para conter riscos e explorar oportunidades.