Saiba como uma solução consultiva da Serasa Experian otimizou processos, resultando na aprovação automática para 50% dos pedidos de compras: 65% deles para consumidores e 45% para empresas.
Assista ao nosso vídeo e entenda como soluções bem ajustadas ao perfil de cada cliente levaram a Cabral & Sousa a um novo patamar de performance.
https://youtu.be/7BqNyYyOhp4
Com sede em Vitória da Conquista (BA), a empresa Cabral & Sousa atua há mais de 42 anos como atacadista e distribuidor de produtos de alimentação e higiene. São duas lojas, um centro de distribuição e mais de 400 funcionários em uma estrutura que atende às regiões sudoeste, oeste, sul e extremo sul do estado da Bahia.
Em 2016, a empresa entendeu que estava na hora de modernizar os processos de análise de risco de sua área de crédito. Naquele momento, o relacionamento de mais 15 de anos com a Serasa Experian foi fundamental para que a parceria fosse intensificada. O resultado disso foi o desenvolvimento de uma solução que atualizou a área de crédito da empresa, impulsionando seus processos e gerando resultados expressivos como a aprovação automática para 50% dos pedidos de compras: 65% deles para consumidores e 45% para empresas.
Sem padrão na análise de crédito
Até 2016, não existia na Cabral & Sousa um padrão definido para a análise de crédito. Cada analista avaliava os cadastros de acordo com sua própria experiência. Utilizavam os mesmos recursos e até as mesmas fontes de informação, mas decidiam de forma individual, sem um parâmetro único.
“ A gente consultava a Serasa Experian, mas apenas para verificar se o CNPJ estava negativado. Além disso, consultávamos informalmente outros distribuidores da região para avaliar o crédito. O processo também era muito lento, chegando a durar mais de 10 dias para ser concluído. ” Carla FerrazGerente Administrativa e Financeira
Serasa Experian: parceira especialista
Faltava política de crédito, padrão para a realização de pesquisas e ferramentas ágeis e confiáveis para fornecimento de informações. Isso ficou mais claro quando a empresa começou a expandir e a atender mais regiões, o que aumentou a demanda da área.
Para atender à demanda da Cabral & Sousa de aprimorar sua análise de crédito, a Serasa Experian realizou um estudo das necessidades da empresa, avaliando sua carteira de clientes. A partir desses dados foi desenvolvida uma política de crédito sob medida para o perfil de quem é atendido pela empresa.
A segmentação dos perfis entre pequenos, médios e grandes, atribuiu a cada um deles critérios específicos para análise de risco. Com a consultoria, foram criadas regras para negócios e a readequação de processos e políticas de aprovação.
E a partir da implementação da plataforma Gestor de Crédito, o processo automatizado de análise de análise e concessão de crédito também passou a oferecer relatórios completos com informações atualizadas do banco de dados da Serasa Experian, o maior da América Latina. Mesmo nos casos em que a análise precisa ser levada para a mesa de crédito, o prazo de retorno caiu de 10 para apenas 2 dias úteis.
Qualidade da informação e otimização do processo
A solução consultiva que resultou dessa jornada também otimizou a tomada de decisões. A padronização eliminou etapas desnecessárias, concentrou todas as consultas em uma única ferramenta e possibilitou um expressivo ganho de eficiência.
“ Atendemos a demanda da Cabral & Sousa para aprimorar sua análise de crédito, levando em consideração as necessidades da empresa, sua carteira de clientes e o momento econômico do país. Juntos, segmentamos perfis, atribuímos critérios para a análise de risco e ajudamos na adaptação à plataforma para que eles pudessem colher os melhores resultados em pouco tempo ” Eduardo CastroDiretor de Plataformas de Decisão da Serasa Experian
Sucesso da parceria
Os benefícios dessa mudança também foram sentidos pela área comercial da Cabral & Sousa, que teve redução do prazo para retorno de potenciais parceiros, aproveitando melhor as oportunidades de negócios. Além disso, a proximidade do atendimento da Serasa Experian permitiu que a empresa atualizasse seu sistema recentemente, implementando outras melhorias nos dados fornecidos ao mercado.
Por que a Cabral & Sousa escolheu a Serasa Experian