Compartilhar conhecimentos e ideias é uma tática eficiente para otimizar o relacionamento da empresa com os colaboradores e dos profissionais entre si. Podem ser aproveitadas muitas ideias valiosas, que ajudarão a impulsionar os negócios.

O brainstorm representa, justamente, essa troca de ideias. Leia nosso post e confira o que é esse termo, como utilizá-lo da forma certa e como obter bons insights!

O que é brainstorm?

Vamos começar explicando o que é brainstorm. Esse é um vocábulo inglês cuja tradução é “tempestade de ideias”. Trata-se de uma técnica em que se reúnem duas ou mais pessoas com a finalidade de criar novas ideias ou discutir soluções sobre algum problema.

Vale lembrar que, antes de aproveitar as ideias de brainstorm, os objetivos da reunião devem ser definidos pela equipe.

Quais são os benefícios do brainstorm?

A partir do brainstorm, é possível juntar diferentes opiniões e estimular a produção de insights em grupo. Assim, dá para obter soluções de maneira colaborativa e motivar os funcionários a pensar com mais criatividade.

O brainstorm promove a construção de uma cultura corporativa de cooperação, com foco na inovação. Esse é um diferencial relevante para qualquer empresa moderna.

Além disso, a técnica favorece um clima empresarial benéfico, em que todos estão à vontade para compartilhar suas ideias. Dessa forma, os funcionários se engajam mais com a empresa e a produtividade aumenta.

Onde o brainstorm pode ser utilizado?

O brainstorm pode ser aplicado em todos os setores. Vejamos alguns exemplos: reestruturação da logística, desenvolvimento de produtos e aprimoramento de ideias ou aplicação de ideias novas, entre outras coisas.

Essa técnica é muito usada para identificar as melhores palavras-chave, para otimizar a performance de alguns setores da organização ou em outras situações que o gestor julgar necessário.

Quais são as etapas do brainstorm?

Para aplicar o brainstorm, é necessário seguir algumas etapas que vão assegurar um processo mais eficiente. Confira quais são elas!

Preparação prévia

É importante apresentar os problemas e dar algumas orientações antes de reunir o grupo para o brainstorm. Quando todos estão conscientes da questão, as ideias aparecem de forma mais direcionada.

Vale a pena oferecer um material introdutório para que os profissionais avaliem e se preparem para o encontro.

Reunião

Convém preparar o ambiente para a reunião, já que as pessoas são diferentes. Uns podem ficar tímidos ou inseguros, outros podem ficar receosos pela reprovação e assim por diante. Todos devem receber atenção, com um período igual para sua apresentação.

Chuva de ideias

Todas as soluções que aparecerem devem ser anotadas em um lugar que todos vejam. Vale a pena reunir o maior número de ideias possível. É importante estar aberto a todas as ideias, sem diminuir a relevância de nenhuma, pois isso pode gerar insegurança.

Um após o outro, todo colaborador deve ser ouvido, como em um tipo de roleta. Dessa forma, será respeitado um ciclo em que ninguém se sobressairá sobre outro.

Seleção

Caso a seleção seja feita no grupo, e não depois, é necessário analisar uma a uma, esclarecendo, com educação, por que algumas não poderão ser aproveitadas naquele momento.

Agindo assim, será possível reunir uma quantidade específica de ideias com potencial para solucionar o problema proposto.

Definição

As ideias aprovadas devem ser apresentadas, e todos devem saber o porquê de elas se destacarem dentre as outras. É preciso se aprofundar nas ideias selecionadas, de modo a aprimorá-las conforme as necessidades do negócio.

Como fazer um brainstorm?

Depois de analisar as etapas de um brainstorm, podemos resumir como efetivá-lo. Vamos considerar dois pontos importantes e, depois, daremos alguns exemplos.

Formação do grupo

No máximo, cada grupo deve ser formado por seis a dez membros, os quais podem ser divididos assim:

  • líder: pessoa que deve integrar o grupo de executivos, com conhecimento sobre a situação da empresa e capacidade de conduzir a reunião;
  • membros: pessoas que apresentarão suas ideias;
  • secretário: pessoa que registrará todas as ideias e possíveis soluções.

Regras

É importante estabelecer algumas regras. Cada empresa pode definir as próprias, mas vamos sugerir algumas:

  • evite críticas;
  • estimule a criatividade;
  • dê espaço para que muitas ideias apareçam;
  • incentive a discussão das ideias em grupo.

Exemplos

Para melhor entendimento, vamos citar alguns exemplos de brainstorm. Considere uma loja que não atende a 15% das ligações. Os consumidores e outros setores farão críticas ao call center. A loja pode reunir os colaboradores para responder questões como:

  • Em que período se perdem mais ligações?
  • Qual é a razão pela qual as ligações não são atendidas?
  • Os profissionais de call center desse período são realmente qualificados?

Digamos, agora, que uma loja virtual não está conseguindo entregar, dentro do prazo, os itens que são comprados no site. Certamente, isso prejudicará, em médio ou em curto prazo, a reputação da empresa. Uma reunião pode ser feita para responder a questões como:

  • Qual é o tempo médio de atraso?
  • Qual é o tempo médio que o consumidor leva para contatar a loja comunicando o atraso?
  • A transportadora que faz a entrega tem frota capaz de suprir todas as demandas?

Quais são as principais técnicas de brainstorm?

Finalmente, vamos falar sobre os principais tipos de brainstorm. São diferentes técnicas que a empresa pode adotar conforme sejam mais valiosas em determinada situação. Confira!

Técnica do Brainwriting

Essa técnica também é conhecida como “Método 6-3-5”. O objetivo é identificar 108 ideias no prazo de meia hora.

A proposta é reunir seis pessoas, que deverão registrar, cada uma, três ideias no prazo de cinco minutos. Depois de seis rodadas, ou seja, após 30 minutos, estarão registradas 108 ideias, as quais serão analisadas.

Técnica do Post-it

Papeis autocolantes destacam mais as ideias, o que deixa o brainstorm mais ágil. Os funcionários, motivados, engajam-se com mais efetividade no processo.

As ideias registradas são coladas em um mural. Dessa maneira, a empresa incentiva a criatividade, permitindo, inclusive, a realização de desenhos que podem expressar melhor a ideia do colaborador.

Técnica do Brainstorm Oposto

Nesse caso, o grupo não procura soluções, aprofunda-se no problema (real ou potencial), apontando possíveis caminhos se ele permanecer. Quando se trabalha a ideia ao contrário, também é possível identificar soluções.

Por exemplo, é possível perguntar como retardar a entrega de mercadorias no e-commerce. Assim, a empresa pode agir de forma preventiva, evitando cometer os erros, ou seja, os motivos apresentados na reunião.

Outros tipos de brainstorm

Além das técnicas, podemos classificar os diferentes tipos de brainstorm, considerando o modo como ele se realizará. Por exemplo:

  • reunião: modelo clássico;
  • gamificação: o vencedor será o que apresentar a melhor ideia;
  • canvas: esquema gráfico, em que se consideram metas, problemas, soluções, vantagens, limitações, resultados;
  • web: reunião virtual;
  • compatibilidades: ideias podem ser enviadas eletronicamente para um mediador, que as agrupará conforme o grau de compatibilidades (no final, após uma triagem, será selecionada a melhor ideia).

O brainstorm permite descobrir ótimas soluções para sua empresa. Ajuda, também, a desenvolver habilidades dos colaboradores e a descobrir talentos “ocultos”.

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