Ao começar o seu próprio negócio, uma grande preocupação é como oferecer as melhores opções de pagamento, permitindo que todos os seus potenciais clientes de fato possam fazer as compras em sua empresa. Uma das opções mais utilizadas são as vendas a crédito.
Contudo, muitos empreendedores ficam receosos sobre seu uso, justamente pelos desafios que a venda nessa modalidade trazem no dia a dia.
Nesta artigo, vamos explicar quais são os 5 principais desafios da venda a crédito e como a tecnologia pode ser uma grande aliada para resolver os problemas e potencializar suas atividades no dia a dia. Veja a seguir!
Como funciona a venda a crédito?
A venda a crédito funciona como uma espécie de “empréstimo” para o cliente. Nesse caso, o empreendedor realiza a venda e se dispõe a receber por ela posteriormente. Esse recebimento pode ser no crédito à vista (em uma única vez) ou parcelado.
Atualmente, a forma mais comum utilizada no Brasil são as vendas no cartão de crédito. Nesse caso, a pessoa realiza a compra por intermédio de uma empresa prestadora do serviço de crédito, que garantirá a compra para seu negócio. Assim, a dívida da concessão de crédito do cliente será diretamente com a prestadora de crédito.
Mas ainda há outras modalidades de vendas a crédito, como o crediário, boleto parcelado, entre outros.
Quais são os 5 desafios das vendas a crédito?
Vamos trazer a seguir quais são os 5 principais desafios das vendas a crédito para seu negócio. Confira!
1. Risco
Controlar o risco nas vendas a crédito é sempre um grande desafio, principalmente porque temos variáveis que não dependem do negócio. É o caso de situações de crise financeira, que podem proporcionar incertezas e aumentar a inadimplência.
Por isso, é importante contar com investimentos de segurança. Eles vão ajudar a analisar quais são os riscos existentes, de modo que a área financeira possa traçar as melhores estratégias para garantir o bom andamento do fluxo de caixa.
2. Inadimplência
Um dos maiores desafios das vendas a crédito é, justamente, lidar com a inadimplência. Quem faz vendas nessa modalidade, para além do uso das prestadoras de cartão de crédito, pode se surpreender com os problemas que isso pode gerar a longo prazo.
Quem oferece a possibilidade de boleto parcelado ou crediário, por exemplo, pode enfrentar prejuízos graves para as suas atividades. Por isso, fique atento às medidas para evitar este tipo de problema.
3. Descentralização de informações financeiras
Outro ponto que tende a ser um problema é a descentralização das informações financeiras. Essas informações precisam passar entre vários setores, pois ajudam nas atividades de todos os envolvidos.
As informações de tendências de compras dos clientes, por exemplo, precisam passar pela gestão de vendas, setor financeiro, administrativo, entre outros. Para isso, as tecnologias serão suas maiores aliadas.
4. Segurança
As informações financeiras são sempre alvo de cibercriminosos, pois há chances de fraudes e cibercrimes. Além disso, sua própria empresa pode ser vítima de um golpe, sabia?
Por isso, é sempre importante verificar se as informações oferecidas na hora do cadastro, de fato, são verídicas. Assim, é possível evitar ser surpreendido no futuro. Com programas de consulta de cadastro, você pode tirar suas dúvidas sobre a confirmação dos dados e proteger sua empresa de problemas.
5. Gestão de antecipação de recebíveis
Uma das características das vendas a crédito é que o valor da compra não fica disponível imediatamente, sendo liberado pela prestadora do crédito após determinado prazo (que é definido previamente no contrato). Além disso, outras modalidades de crédito feitas de forma direta não possuem a possibilidade de receber o valor total de imediato.
Uma opção é contar com a antecipação de recebíveis. Nesse caso, você recebe os valores antes do prazo previsto, o que pode ajudar no seu fluxo de caixa. Contudo, é preciso fazer uma boa gestão no uso dessa possibilidade para não ter complicações futuras.
Como superar esses desafios usando a tecnologia?
Esses desafios afastam muitos empreendedores de utilizarem o pagamento com crédito em seu negócio. Ao mesmo tempo, também faz com que oportunidades importantes sejam perdidas, pois muitas pessoas preferem utilizar essa possibilidade de pagamento no dia a dia.
Então, como superar os desafios listados? A resposta está no uso da tecnologia. Veja algumas dicas importantes para isso:
- faça a análise de crédito dos seus potenciais clientes, conferindo o score de crédito no Serasa Experian. A partir disso, identifique suas tendências de pagamento para ter uma maior segurança de que a pessoa é uma boa pagadora. Quem tem score alto (a partir dos indicadores financeiros) tem um histórico de honrar suas dívidas e terá menos chances de causar problemas para seu negócio;
- faça um cadastro dos clientes em seu negócio. Dessa forma, você vai conseguir analisar o histórico de compras e pagamentos e, ao mesmo tempo, conferir as informações para verificar se há chances de que a pessoa tenha fornecido informações erradas para cometer fraudes;
- conte com ferramentas que lembrem a pessoa sobre as dívidas existentes, o que vai evitar a inadimplência por esquecimento. Lembretes enviados previamente por SMS e e-mail ajudam a aumentar os pagamentos em dia;
- analise de que forma é possível promover facilidades de pagamento que não comprometam seu negócio. Muitas vezes, você não terá vantagens em utilizar um determinado método de pagamento, pois pode complicar seu fluxo de caixa;
- estabeleça uma boa estratégia de cobrança, ajudando seus clientes inadimplentes a honrar suas dívidas e evitar que seu negócio fique no prejuízo.
A Serasa Experian é uma grande aliada para o controle das vendas a crédito no seu negócio e, assim, superar os desafios enfrentados. Com a ajuda de nossas soluções, temos certeza de que você verá seu negócio crescer, podendo expandir as suas possibilidades de atuação.
Quer saber como podemos ajudar? Entre em contato e veja como poderemos auxiliar em suas vendas de produtos ou serviços!