A transformação digital é um conceito no qual as pequenas e médias empresas (PMEs) estão mergulhadas. É a utilização de tecnologias inovadoras e de numa verdadeira mudança cultural, que busca soluções digitais para aprimorar ou substituir processos antigos.
Ela acontece sempre que as PMEs buscam novas formas de fazer negócios, com base nos avanços tecnológicos, quando o mercado impõe a adaptação como critério de sobrevivência. Por isso, deve ser encarada como algo natural.
Por isso, uma coisa que você precisa se perguntar, é o quanto a sua empresa está preparada para lidar com essas mudanças? Afinal, ter essa resposta te ajuda a se preparar para o futuro! Continue a leitura e entenda melhor sobre esse assunto!
Afinal, o que é transformação digital?
Você já deve ter ouvido aquela máxima que diz: “o mundo é digital”. De fato, não há como fugir dessa evolução. Há pouco mais de uma década, ninguém carregava um celular. O popular sistema Android, tão usado por todos hoje em dia, foi lançado apenas em 2008.
A atual tecnologia, que permite vendas pela internet, pagamentos via home banking, Pix, serviços de transporte e entrega de comida, contempla novidades tão incorporadas ao nosso dia a dia que não paramos para pensar no quão recente são essas ferramentas — nem em como estaríamos sem elas.
À medida que a tecnologia evolui, as empresas também sofrem pressão para acompanhar essas mudanças e atender às demandas dos clientes, a fim de oferecer boas experiências de negócio. Essa necessidade pungente de se adaptar e repensar o modelo de atuação de uma empresa é a transformação digital em sua forma mais pura.
Afinal, sempre que se torna necessário adotar novas tecnologias, como vendas pela internet, armazenamento de dados de clientes, gestão de múltiplos canais (como marketplaces), uma empresa está se adaptando e se transformando para se manter no mercado, ser competitiva e abrir caminho para crescer. Lembre-se de um ponto crucial: tecnologia e relacionamento com clientes estão intimamente ligados.
Agora, que entendemos o que é a Transformação Digital, vamos ver alguns pontos sensíveis para ela ocorrer. Aproveite para avaliar quais deles são essenciais para o crescimento da sua marca!
Fortalecimento da estrutura de TI
O setor de Tecnologia da Informação é o coração da transformação digital. Ele precisa estar bem estruturado para atender a todas as outras áreas da empresa. A TI, é a área responsável por auxiliar no processo de:
- escolha e implementação de novas ferramentas e serviços tecnológicos;
- suporte aos funcionários nas rotinas tecnológicas diárias;
- análise e gestão estratégica das informações;
- manutenção da segurança e respeito à LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados.
Automação de tarefas
Quanto mais automatizadas forem as tarefas, maior será o ganho de produtividade de uma empresa. Por isso, é preciso contar com todo apoio tecnológico, incluindo o uso de softwares, como sistemas integrados de gestão. É preciso escolher a solução que melhor se adeque à realidade da sua empresa.
Análise de dados
Para PMEs, as decisões erradas têm um impacto muito maior, especialmente, em momentos de crise. Uma concessão de crédito errada ou a parceria com um fornecedor pouco confiável podem ser extremamente prejudiciais ao negócio.
Portanto, é imprescindível contar com ferramentas de inteligência de dados para atacar os pontos críticos e agir de forma precisa, garantindo os resultados desejados e identificando mudanças nos padrões de comportamento dos clientes.
O que muda com a transformação digital nas PMEs?
Pensando de forma global, podemos dizer que a transformação digital nas PMEs tem quatro pilares.
1. Pessoas
As pessoas estão no centro da transformação digital. Sem elas, a iniciativa não tem sucesso. Todas as adequações apenas serão satisfatórias se o fator humano for considerado.
No que diz respeito aos clientes, o relacionamento deles com a empresa passa a ser altamente interativo, em vez de passivo. Isso ajuda a posicionar melhor a empresa no mercado. Hoje, clientes têm uma relação dinâmica com as marcas que consomem e impactam fortemente a reputação delas, pois buscam avaliação de outros consumidores nas plataformas digitais, antes de adquirirem produtos e serviços.
2. Processos
Outro ponto que é um pilar, e um dos mais impactados pela transformação digital: os processos. Todos os possíveis impactos das novas tecnologias precisam ser analisados para reduzir os efeitos colaterais indesejados e acelerar a absorção das mudanças.
Na implementação de novos processos, é preciso avaliar se os processos atendem às expectativas da empresa e se alocam os recursos corretamente. De forma geral, com a melhoria e a automatização de processos trazida pela transformação digital, espera-se os seguintes benefícios como resultado:
- aumento da eficiência operacional;
- entrada mais rápida no mercado;
- maior capacidade de atender às expectativas dos clientes.
3. Tecnologia
A transformação digital impacta os sistemas operacionais que precisam ser alterados ou substituídos, sempre atendendo às demandas de inovação. A tecnologia é a aliada mais importante nesse processo, tanto para melhorar a relação com o cliente quanto para otimizar os processos internos.
Por isso, mesmo que a empresa não seja do ramo de tecnologia, a experiência do cliente depende desse requisito, que é tão importante quanto o próprio preço do produto ou do serviço oferecido.
4. Local de trabalho
Não só a mentalidade e a rotina mudam, mas os locais de trabalho também! Afinal, os processos modificam a aparência física e digital das empresas. E uma das principais mudanças que tivemos com a pandemia da COVID-19, foi a adoção do Home Office pelas empresas.
Logo, é importante investir em treinamentos e favorecer a experiência no local de trabalho para preparar toda a equipe para essa nova realidade, minimizando as reações negativas dos funcionários. Aqui, cabe a participação das áreas de gestão de pessoas, auxiliando em eventuais mudanças.
Que exemplos práticos dessa transformação podemos seguir?
Agora que você entendeu como a transformação digital impacta a sua empresa, é necessário entender como implementar ela, não é mesmo? Confira alguns recursos essenciais para trazer a tecnologia para a realidade da sua empresa!
Comece por criar um site seguro (SSL)
Esse é um ponto crucial da digitalização. Ele é o cartão de visita e, muitas vezes, a porta de entrada da sua empresa, com todas as informações sobre produtos, serviços, contatos e depoimentos de clientes. É por meio dele que potenciais clientes vão achar seu negócio na internet.
Sites podem ser simples ou sofisticados: você pode criar um sem saber nada de programação, inclusive. Mas é imprescindível ter um domínio próprio (o endereço www.suaempresa.com.br), que dá credibilidade à sua marca, e usar um certificado SSL (Secure Sockets Layer).
O SSL é uma tecnologia que garante a sua segurança, a veracidade do seu site (para que fraudadores não se passem pela sua empresa e causem danos à sua imagem) e para garantir a integridade das informações que seus clientes inserem nas compras virtuais.
Loja virtual e soluções de pagamento
Por falar nisso, na venda de produtos online é fundamental criar uma loja virtual, que atenda a públicos além do seu alcance físico. O benefício disso é que ela nunca fecha, e não precisa de um vendedor disponível para concretizar negócios.
Nesse ponto, é necessário ficar atento às melhores soluções de pagamento para o seu consumidor, garantindo também que as transações sejam feitas com segurança, tanto para o seu cliente, quanto para o seu negócio.
E-mail próprio
Assim como o domínio próprio, é importante ter o e-mail profissional para diferenciar demandas pessoais de empresariais. Parece pouco confiável para o cliente ter que enviar mensagem para um provedor gratuito, ao tentar contato com a empresa.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é a publicação em redes sociais e em blogs institucionais de conteúdo de qualidade, que faça da sua empresa autoridade na área em que atua. Ao publicar informações relevantes, os motores de busca posicionarão sua empresa melhor, deixando você mais visível para potenciais clientes.
Quais as vantagens da transformação digital para as PMEs?
A crise causada pela pandemia do novo coronavírus levou ao fechamento de inúmeros negócios. Esse cenário forçou uma necessidade de adequação urgente e generalizada, em virtude do distanciamento social.
Muitas empresas tiveram que repensar seus modelos de atuação e acelerar sua jornada digital. Isso nos trouxe a uma realidade diferente de tudo que já presenciamos: delivery, lives de entretenimento, home office, homeschooling e e-commerce ganharam uma força absurda, e ficaram incorporados ao nosso dia a dia, mesmo após o início da retomada da economia.
A vantagem desse movimento é que os benefícios da transformação digital alcançaram também as PMEs. Houve um aumento na disponibilidade de diversas ferramentas, mais adequadas ao porte dessas empresas, com valores acessíveis e com maior facilidade de uso.
Assim, pequenas e médias empresas podem usufruir de melhores ferramentas de planejamento, controle e gestão de pessoas e clientes. A digitalização traz muito mais oportunidades de negócio, pois permite um alcance maior das possibilidades. Afinal, o fortalecimento da presença digital é um dos pontos-chave dessa corrida para o futuro.
A partir de tudo isso já sabemos: é preciso se adaptar! Pense na digitalização como um diferencial competitivo que traz segurança e força para as empresas.
Para saber como a Serasa Experian pode ser sua parceira nessa jornada confira as soluções que temos disponíveis para apoiar sua transformação digital!