A cada ano, notamos que as empresas têm buscado práticas mais sustentáveis nas suas corporações. No que se refere à competição das instituições, podemos afirmar que grande parte das companhias preocupadas com o assunto costumam alcançar mais sucesso no mercado.
Nos últimos anos, o cenário econômico brasileiro passou por diversas dificuldades. Diante disso, muitos empresários começaram a avaliar quais aspectos poderiam ser melhorados na corporação, a fim de obter mais resultados e amenizar os problemas da situação vivenciada.
A busca pela sustentabilidade tem proporcionado resultados significativos. Quer entender mais sobre como isso pode acontecer? Continue a leitura e confira!
O que é eco-friendly?
O termo eco-friendly significa “amigável ao meio ambiente”. De uma forma mais objetiva, podemos dizer que essa expressão se refere a tudo aquilo que não causa danos socioambientais. No Brasil, esse termo está muito presente nos termos “sustentável”, “ecológico”, “verde”, “consumo consciente” e diversos outros.
Escolher esse mundo eco-friendly é uma postura imprescindível para as empresas, pois adota processos que impactam positivamente todos os setores da instituição e é algo que os consumidores demandam atualmente.
Como ter mais sustentabilidade nas empresas?
Em muitos casos, os empresários associam a prática da sustentabilidade a custos elevados. Por esse motivo, há um número considerável de gestores que não aderem a essa ideia.
A verdade, porém, é que é possível termos uma empresa sustentável e que gere mais lucros. Para isso, precisamos saber como agir e o que fazer para deixar a sua corporação ainda mais verde e lucrativa.
Antes de entender como fazer isso, é importante lembrar que essa evolução sustentável está também intimamente relacionada à sociedade. Uma vez ocorrendo uma mudança na postura das instituições, a tendência é que a população vá aderindo aos poucos à ideia, até que se torne algo corriqueiro.
Quais as principais dicas para tornar uma empresa mais verde?
Há diversas dicas para colocarmos a sua empresa em um mundo mais verde, sustentável e benéfico para todos em volta. Pensando nisso, preparamos as principais dicas para você aplicar dentro da sua corporação.
1. Avalie a cadeia de fornecedores
Um fato certo é que a imagem da sua empresa é uma construção que leva anos para se consolidar no mercado. Porém, para desmoronar essa reputação, basta um deslize, principalmente na era digital em que vivemos, na qual tudo se torna muito ampliado. Além do mais, sabemos que os consumidores estão cada vez mais conscientes de tudo o que consomem.
Logo, por esse e outros fatores, é preciso escolher os fornecedores de forma criteriosa e minuciosa, avaliando cada parceiro nos mínimos detalhes. Leve em consideração os valores sociais, econômicos e ambientais dessas empresas.
2. Gere empregos em comunidades carentes
Sabemos que diante da crise econômica vivenciada, o número de desempregados aumentou de forma considerável. Esse é um dos principais causadores das mazelas sociais.
Um indivíduo sem emprego não tem acesso a uma renda estável que proporcione uma boa qualidade de vida. Com efeito, a falta de moradia, vestimenta e alimentação adequada são alguns dos efeitos gerados. Além de tudo isso instigar o aumento dos índices de criminalidade.
Dentro dessa visão, uma dica que fortalece a imagem da empresa é promover programas de capacitação para contribuir para o avanço profissional tanto do seu público externo quanto da comunidade em que a empresa está inserida.
3. Diminua o uso de papel
Com o avanço da tecnologia, o uso do papel foi reduzido de forma considerável, mas há a necessidade de aplicar essa tendência ainda mais no ambiente empresarial, especificamente.
Além de questões econômicas, o meio ambiente será beneficiado pela redução na emissão de gases poluentes e pela preservação das árvores, grandes responsáveis pela retirada de CO² da atmosfera. Porém, se o uso ainda for indispensável para algumas atividades, opte pelo papel reciclado.
4. Tire a certificação ISO 14001
A ISO 14001 é uma norma internacional que certifica empresas preocupadas em atingir um bom desempenho ambiental no âmbito da gestão, principalmente.
As corporações conseguem conquistar certificações como essa graças aos seus esforços em melhorar sua gestão ambiental, diminuindo o número de resíduos e otimizando a eficiência energética de suas operações. Além do mais, reduzem os custos gerados pelos seus processos de produção.
O número de empresas que buscam ter essa certificação aumentou muito dentro e fora do Brasil. Logo, se você ainda não adquiriu, busque ter, pois é inegável a importância desse processo de transformação.
5. Adote iluminação do tipo LED
A iluminação do tipo LED gasta menos energia elétrica. Assim, se temos menos uso, mais benefícios serão para o meio ambiente — e também para as suas finanças. Então, substitua todas as suas lâmpadas antigas por esse tipo. Atue de uma forma ampla e visionária na sua empresa.
6. Promova transparência com o público interno
Uma comunicação eficiente, direta e com transparência com os colaboradores da sua empresa é um ponto-chave para a concretização de todas as ações.
Incluir cada um nos assuntos da corporação é uma prática que deve ser priorizada, principalmente para estabelecer uma organização na realização das atividades.
A comunicação é a base para o desenvolvimento de qualquer projeto. A aplicação da sustentabilidade nas práticas requer uma integração dos colaboradores, aumentando ainda mais a necessidade de uma boa comunicação.
Além de tudo isso, poderá conduzir a um aumento expressivo na produtividade dos funcionários, aumentando a lucratividade da instituição.
Como colocá-las em prática?
A sustentabilidade não é uma tarefa fácil, mas é um conjunto de ações e práticas que levarão ao desenvolvimento positivo da sua instituição.
O primeiro passo para ter mais sustentabilidade na empresa é decidir adotar esse modelo na sua corporação e ter perseverança na tomada de decisões.
O segundo passo é começar a colocar tudo o que foi estabelecido em prática. De nada adianta elaborar um projeto gigantesco, se não aplicar cada ponto estabelecido.
O terceiro passo é recrutar uma equipe eficiente que irá te ajudar nessa missão, visto que a sustentabilidade estará presente em todos os campos. Para isso, será preciso contar com a colaboração de todos os funcionários.
Adotar ações de sustentabilidade nas empresas é fundamental não apenas para o meio ambiente, mas também para a própria competitividade e sobrevivência da organização, E não demore para implementar essa nova visão. Afinal, são práticas cada vez mais urgentes.
Gostou do nosso post? Então, fique por dentro de outros conteúdos como este. Assine nossa newsletter!