Com dados criptografados, assinatura digital garante a segurança do processo e tem validade legal
A tecnologia vem trazendo agilidade e ganhos de eficiência para todas as áreas da nossa vida. A assinatura digital se insere nesse contexto, proporcionando diversos benefícios para as empresas, com economia de custo e de tempo.
Pense no contrato com um fornecedor. Para assiná-lo do jeito tradicional, é preciso imprimir o documento, assinar todas as vias, rubricar todas as páginas, ir a um cartório reconhecer firma das assinaturas e, depois, armazenar o documento, ocupando um espaço físico na empresa.
A assinatura digital permite eliminar todo esse processo. Ela é composta por um certificado digital (dado pela autoridade certificadora) e por uma chave privada, que será utilizada pelo dono da assinatura para assinar os documentos digitais.
A chave atesta eletronicamente que a pessoa ou empresa dona dessa chave assinou o documento digitalmente. Por isso, é uma maneira segura e legal para assinar documentos digitais de qualquer lugar, em qualquer momento.
A assinatura digital tem, portanto, o mesmo objetivo e validade de uma assinatura comum —dar o aval daquela pessoa a respeito do que apresenta o documento assinado —, mas faz isso de forma totalmente eletrônica.
Confira todas as vantagens da assinatura digital para as empresas:
- praticidade – tudo é feito eletronicamente, eliminando a necessidade de idas a cartórios;
- conveniência – a assinatura digital pode ser feita de qualquer lugar a qualquer momento;
- economia de tempo – não é preciso mais do que alguns segundos para assinar digitalmente o documento;
- segurança – todo o processo é criptografado;
- redução de custos – não é preciso mais pagar as taxas de cartório para abrir firma e reconhecer assinaturas, sem contar os custos de deslocamento;
- validade legal – a assinatura digital tem exatamente a mesma validade do documento físico;
- benefícios ambientais – elimina a necessidade de impressão, colaborando com a proteção ao meio ambiente.
Como mencionamos, para assinar um documento digitalmente, é preciso ter um certificado digital. Você pode adquiri-lo na Serasa Experian, que disponibiliza diversos tipos de assinatura digital, como o e-CNPJ, o e-CPF, o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador. Cada uma delas oferece serviços específicos para cada cidadão e profissional.
Para ter mais informações sobre o tema, acesse o site Serasa Experian Certificado Digital.