Se a sua empresa não possui um bom processo de recuperação de dívidas, é fundamental que ela faça isso o quanto antes. Segundo dados aqui da Serasa Experian, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,8 milhões em janeiro/2020, o que significa que 40,8% da população adulta do país possui contas em atraso.
No caso das empresas, os números chamam ainda mais atenção. A inadimplência bateu recorde no Brasil em janeiro de 2020, com 6,2 milhões de companhias endividadas. Destas, 94,2% são micro ou pequenos negócios. Ou seja, é raro encontrar empresas que não sofram com a inadimplência e, exatamente por isso, é tão importante estabelecer um processo eficaz de cobrança de clientes inadimplentes e, com isso, não prejudicar a sua saúde financeira. Para tanto, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores, que irão além de não receber o débito.
Mas existe também uma outra forma de fazer isso, mais rápida, simples e prática. Basta usar a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas. Com ela, você economiza tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência.
Qual é a importância de um processo de cobrança?
Contar com uma boa gestão de cobrança ajudará a guiá-lo nessa tarefa delicada e, consequentemente, poderá reduzir o índice de inadimplência e fidelizar os clientes. Tudo isso graças ao bom relacionamento por parte da empresa. Além disso, o processo de recuperação de dívidas oferece outras três grandes vantagens:
- recuperação dos inadimplentes;
- melhoria das soluções de negociação;
- aumento do fluxo de caixa.
Quais são as regras da cobrança de dívida?
Depois de tentar contatar seus devedores, sem sucesso, uma opção é contar com o serviço de negativação da Serasa Experian. É possível negativar seus clientes inadimplentes e inseri-los na nossa base de dados. Esse serviço, inclusive, pode ser utilizado na solução de Recuperação de Dívidas.
Verifique o prazo para realizar a cobrança
O primeiro passo é conferir se a dívida prescreveu. O erro muito comum é que os gestores acreditam que o período é de 5 anos para todos os débitos. Segundo artigo 205 do Código Civil, elas prescrevem em 10 anos. Já o artigo 206 do mesmo código prevê algumas exceções, classificando-as em períodos diferentes.
As despesas com hospedagem, seguros, tabeliães, auxiliares de justiça, árbitros, peritos e sócios ou acionistas no encerramento da empresa prescrevem com um ano. As pensões alimentícias o prazo é de 2 anos. Dívidas resultantes de aluguéis são de 3 anos. A pretensão relativa à tutela é de 4 anos. Mas a maioria dos débitos do dia-a-dia, como cartão de crédito, despesas médicas, escolas, financiamentos, dentre outros é com 5 anos.
Respeite as regras do Código de Defesa do Consumidor
Quando o assunto é cobrança, os clientes possuem alguns direitos essenciais. Como estabelece o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, o devedor não pode ser constrangido ou exposto ao ridículo. A conversa precisa ser feita de maneira sutil e educada. Além disso, a empresa precisa contar com documentos internos que definam o que foi acordado entre as partes no momento da venda.
O artigo 43 também estabelece que o nome do devedor não pode ficar mais de 5 anos nos cadastros de inadimplência por conta da mesma dívida. Caso, por um descuido da empresa, não o retire nesse prazo, o cliente tem o direito de exigir a retirada imediata do seu nome dessa lista. Além disso, consegue declarar a inexistência da dívida por prescrição e ainda solicitar o pagamento de danos morais.
Estabeleça horários para cobranças
Muitas empresas ligam para os devedores em horários impróprios, durante a noite ou muito cedo, nos fins de semana e feriados. Essa prática pode trazer transtornos maiores, pois traz desconforto aos consumidores, dificultando a sua receptividade. Então, defina um horário comercial para realizar as cobranças e evite ligações excessivas.
Como estruturar um bom processo de recuperação de dívidas?
O gestor pode implementar uma série de medidas para controlar melhor a gestão de cobrança e faturamento da empresa. Veja abaixo as principais ações!
Manter o cadastro de clientes atualizado
Para garantir a cobrança bem-sucedida é preciso conter mais do que as informações cadastrais de seu consumidor. Conhecer um pouco de sua vida, gostos e costumes, por exemplo, ajuda a personalizar o contato e atrair a atenção do cliente. Outro fator importante é verificar o histórico de compras e pagamento para analisar qual a melhor forma de negociação.
Treinar a equipe para o processo de cobrança
A maioria dos gestores delega essa função para os colaboradores que já possuem outras tarefas. Muitas vezes, esse profissional não possui conhecimento e perfil para exercê-la com excelência. Então, é interessante definir uma pessoa na equipe para desempenhar somente essa atividade e que tenha empatia, resiliência e criatividade.
O perfil do cobrador é bem parecido com o do vendedor, pois ambos precisam saber rapidamente como conduzir uma negociação. Diante disso, mantê-los atualizados e desenvolvendo técnicas inovadoras é muito importante. Portanto, adote um calendário regular de treinamentos técnicos e comportamentais para eles.
Realizar ligações para renegociação da dívida
Uma prática muito interessante é adotar a régua de cobrança para estabelecer uma relação atenciosa com o devedor. Defina a ferramenta e o melhor momento de entrar em contato com eles para informar que o pagamento está pendente e oferecer uma forma de quitá-lo. Esse processo pode iniciar antes mesmo da inadimplência, como uma mensagem de lembrete da data de vencimento.
Outro ponto é conceder opções de pagamento aos clientes com base no seu histórico com a empresa. Oferecer descontos para quitação à vista também pode ajudar a sanar o problema. Agora, para os devedores recorrentes a negociação deve ser mais firme. Reduza as formas de parcelamento, pois ele pode voltar à inadimplência no futuro.
Estabelecer a melhor forma de contato
A abordagem inadequada é um dos principais motivos dos clientes não quitarem as dívidas, pois eles podem se sentir ofendidos. O contato amigável é a peça-chave para reduzir a inadimplência e ainda reter o consumidor. Por isso, o cobrador precisa manter a voz amena para deixá-lo confortável, escutando com atenção as suas justificativas e sendo compreensivo e empático com a sua situação financeira. A partir disso, o cobrador deve ajudá-lo a encontrar a melhor solução para quitar a dívida.
Automatizar o processo de cobrança
Contar com um software de gestão é fundamental para manter a base de informações confiáveis e definir ações para cada devedor. Assim, em um único local o cobrador consegue verificar as dívidas, os dados cadastrais e o histórico de compras de cada cliente. Outra estratégia é fazer o primeiro contato por WhatsApp, SMS ou e-mail informando da pendência financeira.
Como você pode perceber, o gestor precisa atentar a várias regras e legislações sobre o processo de cobrança de dívidas dos inadimplentes, além de manter a equipe atualizada e treinada para garantir que as negociações sejam bem-sucedidas. Nesse caso, é um diferencial contar com uma solução que agiliza os processos, define os responsáveis, o canal de atendimento e as opções de recuperação.
Por isso, conheça a Recuperação de Dívidas! Afinal, a cobrança digital é um serviço da Serasa Experian para empresas que buscam resultados efetivos na recuperação de dívidas, mas planejam manter uma relação saudável com seus clientes inadimplentes para evitar desgastes e fazer novas vendas no futuro.