O Webinar Evite Fraudes na sua Empresa foi um sucesso de audiência e participação. Por isso, algumas perguntas ficaram sem respostas pelos convidados Tiago Costa e Caio Beghini, da Serasa Experian. Por isso, as principais perguntas sem respostas foram compiladas e respondidas para ajudar quem participou ao vivo buscando respostas sobre como proteger seu negócio de golpes e mais informações da consulta de Confirmação Cadastral.
É importante lembrar que muitos outros temas foram mencionados durante a transmissão e a equipe da Serasa Experian já está preparando outros webinars para abordar todas as dúvidas, mas neste conteúdo o destaque será o assunto abordado pela ação específica com foco em prevenção de fraudes e situação cadastral de possíveis parceiros de negócios.
Monitoramento de CNPJ e CPF: receba alertas de pré negativação
O primeiro nome da pessoa que enviou a pergunta foi mantido antes da questão para facilitar a identificação de todos os participantes sobre suas dúvidas, depois será apresentada a sua pergunta e diretamente a nossa resposta. Confira os destaques e aproveite:
Pergunta da Juliana:
Quais são os tipos de fraude que a Serasa Experian pode detectar?
A Confirmação Cadastral Serasa Experian é uma consulta que apresenta a situação cadastral do documento consultado, seja um CPF ou CNPJ, e com essas informações é possível identificar o tipo chamado de fraude de identidade por meio da comparação de dados.
A falsa identidade ocorre quando o autor utiliza um documento falso com a identidade de um terceiro e a sua empresa pode identificá-la por meio da comparação entre os dados informados para efetuar a compra e as informações presentes no seu relatório da consulta de Confirmação Cadastral. A recomendação da Serasa Experian é dar atenção a todos os dados divergentes, que podem indicar uma possível tentativa de golpe.
Pergunta da Raquel:
O que argumentar a um cliente se a minha empresa escolher seu CPF ao invés do seu CNPJ na hora de conceder um crédito?
Quando um cliente conta com CPF e CNPJ na hora de realizar seu cadastro, cabe a empresa entender qual é a melhor opção entre sua pessoa física e jurídica na hora de conceder crédito. Alguns dos quesitos que podem ser considerados na escolha de um CPF frente ao CNPJ, e que também devem funcionar como argumentos se necessário, são o tempo de abertura da empresa, o seu capital social, quadro societário e informações referentes a dívidas vencidas, cheques e protestos.
Pergunta do Renato
Na questão de prevenção de fraudes ficou bem claro, mas a Confirmação Cadastral também pode ajudar no enriquecimento de dados? É aconselhável utilizá-la em novos negócios?
A Confirmação Cadastral Serasa Experian é uma solução para enriquecer dados sobre clientes no qual a sua empresa possui o CPF ou CNPJ. Por meio da consulta desse documento será possível conhecer a situação cadastral e encontrar mais informações de contato para identificar um possível risco antes de seguir uma negociação.
É importante ressaltar que a Confirmação Cadastral não sobrepõe a necessidade de realizar previamente uma nova consulta mais detalhada, mas pode ser o primeiro passo para decidir sobre a sequência de um novo negócio.
Pergunta do Leonardo:
Quando o Serasa Score não é disponibilizado, isso pode ser o indicativo de uma possível fraude?
Existem alguns motivos em que o Serasa Score não pode ser calculado e, consequentemente, ele não estará disponível para visualização. Entre alguns dos itens que compõe o Serasa Score, conforme o especialistas da Serasa Experian respondem, estão o bloqueio judicial; abertura recente do CNPJ; e caso a empresa consultada pertença a setores específicos, como seguradoras, associação de pecúlio e previdência complementar, previdência social, instituição financeira e administração pública.
O primeiro ponto pode ser entender se o documento consultado apresenta alguma dessas peculiaridades e, caso o CNPJ não se encontre em uma dessas condições, é recomendado ter atenção redobrada para o sinal de uma possível fraude.
Pergunta da Leoni:
Tenho sofrido muitas fraudes no e-commerce por que alguns clientes que compram na Internet com cartão de crédito contestam a sua compra na hora da entrega, dizendo que a não reconhecem. Como a Serasa Experian pode me ajudar?
O empresário pode evitar a contestação de compras antes da hora da entrega por meio de uma validação da compra. Entre as práticas comuns, é possível destacar o contato por e-mail ou telefone para confirmar o pedido com o cliente e evitar problemas do gênero.
Em casos de fraude de identidade em que o cliente não reconhece a compra, uma recomendação pode ser a utilização da Confirmação Cadastral para enriquecer os dados sobre um possível comprador e acessar outra forma de contato da pessoa: um segundo endereço eletrônico ou número telefônico.
Pergunta da Vanessa:
Acho o resultado da consulta pouco dinâmico e, às vezes, ficamos na dúvida sobre a liberação de uma venda. Como entendê-las melhor?
O relatório da consulta de qualquer documento na Serasa Experian apresenta no topo um resumo sobre o Serasa Score do CNPJ ou CPF consultado, como no demonstrativo abaixo, e depois todas as informações são organizadas por blocos – começando pelas dívidas vencidas negativadas que são divididas de acordo com sua especificidade, por exemplo, dívidas em instituições financeiras, dívidas com empresas, cheques, protestos, etc.; o próximo bloco são as consultas à Serasa, que mostra uma visão de quantas vezes o mesmo documento foi consultado; e, por fim, as informações de controle societário no caso de CNPJ e os dados cadastrais completos.
Pergunta da Lívia:
Quais são as dicas específicas para prevenir as fraudes via cartão de crédito quando o cliente não faz a compra pessoalmente?
De acordo com algumas práticas de mercado, uma recomendação para o empresário pode ser comparar informações entre o formulário da sua empresa e os dados que serão obtidos por meio de uma consulta de Confirmação Cadastral, para depois utilizar as informações acessadas para realizar uma verificação por meio do contato eletrônico – e-mail – ou telefônico para garantir a veracidade da identidade do comprador que está utilizando o cartão de crédito.
Pergunta do Arthur:
Quais são as variáveis consideradas no cálculo do Serasa Score?
O Serasa Score de um documento vai de 0 a 1.000 pontos e a sua pontuação é calculada de acordo com a análise de uma série de fatores, como: pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.
Pergunta do Eliton:
Já tive casos em que um cliente com 30 anos de existência de CNPJ de acordo com a Serasa Experian não apresentava movimentação nem histórico de consultas. Nesse caso, qual é a recomendação para evitar fraudes?
A Receita Federal considera um CNPJ que não tenha nenhuma movimentação financeira como inativo. Nesse tipo de situação, há indícios de que a empresa esteja sem faturamento nem efetue vendas. Por isso, uma recomendação poder ser entender se o tamanho da compra e a capacidade da empresa para honrar o pagamento do seu valor para não seguir em uma negociação que possa levar a um possível calote.
Pergunta da Luana:
Qual a diferença entre Pefin e Refin? Como analisar para liberar crédito?
O Refin representa as dívidas de um documento em instituições financeiras, como bancos comerciais, de investimento e corretoras de valores. O Pefin também aponta a inadimplência, mas nesse caso, as dívidas têm a sua origem de todos os outros segmentos de empresas, como comércio, indústria, etc.
Na questão de análise de uma dívida do tipo Refin ou Pefin, uma recomendação cabível pode ser considerar todos os tipos de inadimplência como um possível ofensor e incapacidade de pagamento. Confira o valor total de dívidas e a faixa de faturamento presumido de uma empresa para entender a sua capacidade financeira e evitar possíveis necessidades de uma gestão de cobrança.
Pergunta da Eduarda:
Qual é a orientação da Serasa Experian quando detectamos um tipo de fraude nos documentos?
No caso de identificação de uma fraude, uma recomendação inicial pode ser acionar os órgãos responsáveis e legais para verificar o procedimento adequado e também cancelar qualquer tipo de negociação em andamento para evitar ou reduzir prejuízos da empresa.