Uma parte realmente significativa da geração de empregos e da movimentação da economia no mercado acontece graças às PMEs. Nesse cenário, é importante ressaltar que o grande vilão desse tipo de empresa é a falta de capital de giro, ou seja, de recursos financeiros para investimentos. Para contrapor esse panorama e evitar que o crescimento das pequenas e médias empresas seja afetado, as linhas de crédito específicas tornaram-se necessárias.
Conseguir o acesso ao crédito ainda é a grande dificuldade de vários empreendedores brasileiros, ainda mais quando a oferta de financiamento cumpre um papel tão importante. De acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), um em cada três pequenos empresários enfrenta dificuldades para contratar linhas de crédito efetivas. Como um dos obstáculos mais comuns, estão a alta taxa de juros, o excesso de burocracia e a exigência exacerbada dos bancos.
Para incentivar o apoio ao crescimento e à sustentabilidade das pequenas e médias empresas brasileiras, as linhas de crédito surgiram para esses empreendedores por meio de bancos e outras instituições financeiras. No conteúdo de hoje, você vai descobrir quais são as principais fontes de financiamento para PMEs. Confira a seguir!
O que são linhas de crédito para as empresas?
As linhas de crédito para empresas são uma espécie de ferramenta financeira oferecida por instituições financeiras, bancos ou agências de desenvolvimento e podem incluir empréstimos, financiamentos e outras opções de capital.
Embora seu mecanismo lembre o oferecimento de crédito para pessoas físicas, as condições são adaptadas às necessidades das PMEs, como valores ajustáveis, taxas negociáveis e prazos flexíveis.
As empresas, assim como as pessoas físicas, também passam por avaliações rigorosas antes da liberação do capital. Além de analisar o fluxo de caixa, projeções e histórico, essas instituições de crédito também podem examinar o perfil dos sócios e até dos cônjuges ou parceiros vinculados ao negócio. Garantir a segurança de ambas as partes, equilibrar riscos e oportunidades durante o processo são os principais objetivos dessa análise.
Quais são as principais fontes de financiamento para PMEs?
Existem diversos tipos de financiamento para pequenas e médias empresas que oferecem condições atrativas, como prazos flexíveis de pagamento e juros reduzidos. A seguir, vamos conferir juntos 4 opções que estão disponíveis no mercado para você, empreendedor, escolher aquela que melhor atende às necessidades do negócio sem comprometer a saúde financeira.
1. Crédito com garantia
No crédito com garantia, como o próprio nome diz, o empreendedor disponibiliza um bem ao banco, por exemplo, para abonar o pagamento do empréstimo. Garantia de veículo e crédito com garantia de imóvel são as opções mais comuns desse tipo de crédito, sendo também chamadas de home equity.
O risco de inadimplência diminui consideravelmente ao oferecer um bem como garantia, o que permite às instituições financeiras oferecerem prazos mais estendidos e juros mais baixos para o pagamento. Em nosso país, a Creditas é destaque quando o assunto é a maior plataforma desse tipo de crédito. No home equity, por exemplo, os juros partem de 0,89% ao mês, já na garantia de automóvel, elas iniciam com 1,49%.
2. Peer-to-peer
O peer-to-peer lending (P2P) tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular de financiamento para pequenas empresas no Brasil nos últimos tempos, uma vez que esse modelo de crédito tem a capacidade de ligar diretamente investidores e tomadores de empréstimo por meio de plataformas digitais, além de eliminar a necessidade de um agente financeiro para realizar o intermédio das operações.
Nessa modalidade, os investidores — sejam eles pessoas físicas ou jurídicas — conseguem emprestar dinheiro de forma compartilhada ou integral ao dividir o risco da operação. Inclusive, para garantir mais segurança às empresas, as próprias plataformas analisam o perfil financeiro dos solicitantes para avaliar se há risco na concessão de crédito.
3. Financiamento para capital de giro
O financiamento para capital de giro é uma alternativa relevante para as PMEs que precisam de recursos elevados para cobrir despesas operacionais, como aluguéis, salários e pagamentos a fornecedores. Esse tipo de financiamento permite que o empresário obtenha crédito sem a necessidade de justificar a finalidade do dinheiro na hora da solicitação. Além disso, também há a flexibilidade no pagamento, que pode ser feito de forma bimestral, semestral ou ao término do contrato.
Manter a saúde financeira de uma empresa é uma realidade dificultosa para muitos empreendedores no Brasil. Alguns dados do IBGE demonstram que, a cada dez empresas abertas no país, seis encerram as atividades nos primeiros cinco anos de atividade.
4. Cooperativas de financiamento
Funcionando como as instituições bancárias tradicionais, as cooperativas de financiamento disponibilizam várias soluções financeiras, como cartões, empréstimos para capital de giro e financiamentos. O diferencial aqui se dá pelo compromisso com o desenvolvimento local, uma vez que operam com foco no interesse dos consumidores do segmento.
Essas cooperativas têm isenção de alguns tributos, como PIS, CSLL e Cofins, pois são organizações sem fins lucrativos, o que possibilita a oferta de condições de crédito mais satisfatórias aos seus associados! No entanto, é necessário tornar-se membro, adquirir uma cota e participar das assembleias como sócio com direito à voz nas decisões da instituição para obter acesso aos serviços disponibilizados.
Garanta sua segurança nas análises de crédito com a Serasa Experian!
Com a solução de consulta e concessão de crédito da Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do país, você, empreendedor, vai conseguir alcançar seu público-alvo com precisão e aprovar seu crédito com consumidores qualificados, além de ajustar os limites e evitar riscos de inadimplência!
Agora que você sabe quais são as principais fontes de financiamento para PMEs, não deixe de navegar pelo nosso blog e descobrir outros conteúdos riquíssimos para alavancar o sucesso da sua empresa. Até a próxima!