O cadastro de clientes permite conhecer melhor a outra parte do acordo para estabelecer negociações mais saudáveis. Contudo, para alcançar bons resultados, a ferramenta deve ser implementada de forma adequada.

Além de coletar dados pessoais e de contato, como endereço, telefone e data de nascimento, é preciso verificar outras informações, como CPF e CNPJ. Quer saber mais? Então, continue a leitura e veja quais dados verificar ao realizar o cadastro de seus clientes e qual a relevância disso!

A importância do cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta essencial para negócios de todos os portes e segmentos, sendo positiva para:

  • conhecer o perfil do cliente;
  • fazer análise de crédito;
  • reduzir risco de inadimplência;
  • manter relacionamento e criar ações para fidelização.

Mesmo que você seja um pequeno empresário, é imprescindível solicitar algumas informações de seus clientes antes de concretizar a venda. A ideia é avaliar a capacidade financeira dele e definir formas de pagamento mais seguras para o negócio.

Além disso, os dados obtidos nesse processo são positivos para entender o perfil do cliente e adotar estratégias mais acertadas para relacionamento e fidelização. Ao conhecer os interesses de compra do cliente, é possível enviar e-mails com ofertas personalizadas, descontos no aniversário, entre outras ações.

As informações do cadastro também são significativas no pós-venda. Assim, se houver imprevistos com entrega ou problemas com o pagamento, a equipe conseguirá entrar em contato com o cliente com mais rapidez para resolver a situação.

Quais informações solicitar no cadastro de clientes

Para que tenha o retorno esperado, é fundamental que o cadastro de clientes seja feito de forma adequada. Nesse sentido, além de coletar as informações, é preciso avaliar os dados com atenção.

Informações pessoais e de contato

As informações básicas de um cadastro de clientes são nome, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail. Além disso, há outros dados que podem ser solicitados, dependendo dos objetivos e das características da empresa — ao fazer negócios com pessoas jurídicas, por exemplo, algumas companhias solicitam referências comerciais no cadastro.

Os dados básicos são fundamentais para manter o relacionamento com os clientes e entrar em contato em caso de imprevisto. Por isso, é essencial que eles estejam atualizados, sendo recomendado confirmar o cadastro, inclusive, de clientes frequentes.

CPF e CNPJ

Além das informações de contato, é muito importante solicitar o CPF ou CNPJ de seus clientes. Com esses documentos em mãos, será possível conhecer a situação cadastral e realizar uma análise de crédito para identificar a existência de dívidas e protestos.

Dessa forma, a empresa consegue avaliar a capacidade de pagamento do cliente e estabelecer uma negociação mais segura, reduzindo o risco de inadimplência.

O que verificar antes de concretizar a venda

O cadastro de clientes não consiste apenas na coleta de dados. É preciso analisar a informação obtida para fazer a gestão de risco do negócio.

Score

Ao solicitar o CPF ou o CNPJ, a equipe de vendas pode consultar o score do cliente. Trata-se de uma pontuação de crédito que, baseada no histórico financeiro da pessoa ou empresa, que indica qual o risco de inadimplência. Quanto mais alta essa pontuação for, mais segurança para o negócio.

A consulta ao score deve ser feita junto a um birô de crédito, como a Serasa. O processo é simples e pode ser feito online, pelo site da empresa — basta preencher o cadastro e adquirir créditos para a pesquisa.

Quem trabalha com clientes pessoa jurídica ainda pode contar com soluções gratuitas, como o monitoramento de clientes. Essa ferramenta permite acompanhar as movimentações nos CNPJs da carteira e receber avisos em caso de alterações que podem representar algum risco para o negócio, como uma negativação.

Dívidas anteriores

A realização do cadastro de cliente com a coleta de CPF ou CNPJ também permite descobrir a existência de dívidas e protestos. Essas informações são importantes para empresas que fazem negociações com risco moderado. Dessa forma, é possível analisar a capacidade de pagamento do cliente antes de liberar crédito ou pagamento parcelado, e definir a melhor estratégia.

Com a consulta de CPF e CNPJ da Serasa, você consegue obter essas informações e muito mais, dependendo do pacote contratado. As consultas variam entre confirmação cadastral, identificador de dívidas, consulta intermediária e completa.

Como fazer o cadastro de clientes e armazenar os dados com segurança

O cadastro de clientes pode ser feito de maneira manual, com formulários impressos, com o uso de planilhas ou com um software especifico. A escolha dependerá do porte e da quantidade de clientes da sua empresa.

Utilizar ferramentas tecnológicas é positivo para otimizar a atividade e acessar os dados com mais facilidade. Por exemplo, softwares de CRM com sistema para cadastro de cliente permitem acompanhar o ciclo de vendas, analisar oportunidades de negócio etc.

Além de coletar os dados, é fundamental armazená-los corretamente para não ter problemas com a legislação e não correr o risco de sofrer sanções e multas. De acordo com a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD), as empresas devem assegurar a privacidade dos seus usuários e clientes com procedimentos internos e ferramentas que garantam o armazenamento e a segurança dos dados, evitando vazamentos.

A sua empresa só deve solicitar dados imprescindíveis para o negócio, precisa informar como eles serão utilizados e solicitar o consentimento do titular. Além disso, só podem ser armazenados pelo período necessário para cumprir a finalidade indicada.

Outro princípio da LGPD é o acesso livre e gratuito à forma como os dados pessoais são tratados. Sendo assim, a companhia deve ter um canal de atendimento para sanar dúvidas sobre o tratamento de dados, realizar correções ou atualizações de dados, bloqueio ou exclusão das informações a pedido do titular, entre outras situações.

Como foi possível perceber, o cadastro de clientes é uma ferramenta importante para o negócio. Para ter bons resultados, é essencial coletar os dados de maneira adequada e verificar as informações com atenção para tomar decisões acertadas.

A Serasa pode ajudar a sua empresa a verificar os dados do cadastro de clientes. Acesse o site e saiba mais sobre as soluções oferecidas!