Saber quais são os produtos mais vendidos na Black Friday é essencial para obter sucesso em vendas promocionais. Isso porque no comércio em geral, outras datas especiais, como Dia do Consumidor, dos Namorados, das Mães, dos Pais e das Crianças, podem trazer bons retornos, mas esse é o evento que mais se destaca com um crescimento contínuo e bilhões de reais que circulam todos os anos.
Neste post, você vai conhecer melhor o conceito da Black Friday, sua importância para o varejo, os produtos mais vendidos na campanha anterior e como aproveitar ao máximo essa oportunidade de vendas, para fidelizar e captar novos clientes. Confira!
O que é a Black Friday?
Black Friday é o dia que inicia o período de compras natalícias com promoções excelentes em muitas lojas de varejo e grandes armazéns. Em geral, ela acontece na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após a comemoração do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Dessa forma, em 2022, esse evento ocorrerá no dia 25 de novembro no Brasil. Para um melhor aproveitamento desse evento, é importante ficar atento à organização, estratégias e produtos a serem vendidos.
Qual é a importância da Black Friday?
É uma das datas mais importantes para o setor varejista online e físico, pois representa ótimas oportunidades de compra para os consumidores e muitas vendas para os lojistas.
Exemplo disso, foi o ano de 2019, que teve um faturamento nessa data, na casa dos R$ 3,2 bilhões. Isso representou 20 vezes mais vendas do que no resto do ano.
Mas, saber desses resultados não basta, para ter sucesso com a Black Friday, é preciso analisar vários aspectos: um deles é saber quais produtos foram mais procurados nos anos anteriores.
Quais são os tipos de produto mais vendidos na Black Friday?
Segundo levantamento realizado pelo Google, os produtos mais vendidos na Black Friday em 2020 e 2021, foram os seguintes.
1. Roupas e calçados
O setor de moda apresentou um aumento de 237%. Na categoria de moda, os termos roupas e calçados se destacaram no volume de intenções de busca n Google.
2. Celulares, eletrônicos e acessórios
Os celulares aparecem como os preferidos dos consumidores, com um crescimento de 249%. Os relógios inteligentes apresentaram 208% de aumento em relação a 2020.
Já os notbooks tiveram um aumento de 165% na procura pelos consumidores, se destacando na Black Friday de 2021.
3. Eletrodomésticos e eletroportáteis
Os destaques no levantamento realizado pelo Google, considerou os termos como:
- geladeira frost free;
- cervejeira;
- lava roupas;
- cafeteira;
- fritadeira sem óleo.
4. Cosméticos
Outros produtos que merecem destaque na Black Friday são os cosméticos. Segundo pesquisa da ABIHPEC, o Brasil é o 4º maior consumidor de produtos de beleza e higiene pessoal do planeta.
Com um faturamento que atingiu R$ 7,2 bilhões em 2020, essa categoria ocupa um papel relevante no comércio, sendo a segunda em volume de pedidos.
Como aproveitar a Black Friday da melhor forma?
Conforme já comentamos, é preciso que o empreendedor esteja atento a quais produtos serão mais procurados e historicamente pedidos, para criar estratégias de vendas, negociação com fornecedores e estoque preparado.
Dessa forma, uma das primeiras atitudes que todo lojista deve ter para se preparar para a Black Friday, é realizar uma análise do seu portfólio de produtos e verificar quais deles apresentam margem para aplicar descontos sem provocar prejuízo para o seu negócio.
Além disso, em termos de estratégias de vendas, é preciso ficar atento ao cashback e frete grátis. Segundo levantamento do Google, essas foram estrelas em 2021 e você não deve ficar de fora. Portanto, ofereça essas vantagens e saia na frente.
Mas, independentemente de qualquer coisa, se você participou de outras Black Friday em anos anteriores, este é o momento ideal para avaliar se as suas escolhas proporcionaram um bom faturamento e se houve a captação de novos clientes. Veja, a seguir, algumas dicas para melhor aproveitamento desse evento.
Promova produtos parados no estoque
Os itens parados no estoque há algum tempo são boas alternativas para aplicar descontos e movimentar os produtos armazenados. Considerando a estratégia conhecida como curva ABC, esses produtos se encontram na curva C e, basicamente, não estão gerando vendas tanto quantos os demais.
Ofereça maior desconto em produtos com menor custo
Proporcionar descontos maiores em itens que tiveram um custo menor, pode ser uma isca para atrair clientes que voltarão ao seu comércio para compras mais complexas. Essa é uma forma de vender produtos complementares e aumentar o seu ticket médio.
Mas lembre-se que além de ter uma visão sobre quais produtos permaneceram na vitrine de sua loja, é fundamental garantir um bom controle do seu estoque e deixá-lo alinhado às previsões de demanda.
Fique de olho nas tendências
Outro aspecto importante é observar que o conceito de Black Friday está se transformando. A tendência é expandir as promoções para a semana ou até mesmo o mês inteiro de novembro com chamadas de marketing direcionadas para “Black Week” e “Black November”.
Seguir esses novos comportamentos de venda, dependerá da capacidade que o seu comércio tem opara conseguir oferecer descontos ao longo do mês. Para isso, é importante negociar com os fornecedores, já a partir de setembro para garantir estoques visando o atendimento da demanda.
Esse é um sistema que pode ser entendido como um “ganha-ganha”, já que será interessante para o seu comércio, fornecedores e consumidores, que ficarão satisfeitos por conseguirem comprar produtos que sem um bom desconto, seria muito difícil adquirir.
Adote boas práticas
Conquistar novos clientes e manter o relacionamento com aqueles já fidelizados, é muito importante para a Black Friday 2022. Mas, para atendê-los com eficiência é preciso ter multicanais, como redes sociais, marketplaces e WhatsApp,
Tais meios servirão como um eficiente marketing, fazendo com que as pessoas se interessem em comprar os seus produtos e terem mais confiança em seu comércio, aspecto essencial na Black Friday.
Garanta a entrega e ofereça promoções reais
Trabalhar com prazos de entrega honestos e ofertas verdadeiras são fatores essenciais. Considere que não há nada mais frustrante do que informar ao cliente que ele receberá o produto em até sete dias e chegar somente após um mês de compra.
Outro aspecto a ser considerado é não enganar os consumidores em relação aos preços. Ficar sabendo que há poucos meses outra loja já oferecia os mesmos preços praticados na Black Friday em seu comércio, provoca um verdadeiro desencantamento para o cliente.
Faça um planejamento de atendimento diferenciado
Planejar atender os clientes de maneira diferenciada em vez de priorizar a venda dos produtos, deve ser o principal objetivo dos lojistas. Exemplo de como fazer isso, é proporcionar o atendimento humanizado, que ajuda a conquistar e fidelizar clientes.
Como você viu, essa é uma excelente oportunidade de vendas que pode beneficiar a todos os envolvidos. Para ter sucesso com esse evento, é importante analisar o comportamento do mercado nos anos anteriores e adotar estratégias de vendas, como saber quais foram os produtos mais vendidos na Black Friday, entre outros aspectos comentados.
Gostou deste artigo e quer saber mais? Continue conosco e leia outro post para saber como preparar o seu caixa para a Black Friday!