A produção enxuta é um modelo que surge após a Segunda Guerra Mundial. Por conta dos conflitos do período, houve uma grande perda de materiais, tornando-os escassos.

Diante dessa situação, ocorreu o surgimento do Lean Manufacturing, o método japonês toyotista cujo objetivo era realizar a produção conforme a demanda, visando a qualidade do produto.

A partir desse período, o termo produção enxuta começou a ser popularizado e, assim, algumas empresas começaram a utilizar esse método. Continue lendo e entenda mais!

O que é Produção Enxuta?

A produção enxuta é o modelo que tende evitar o desperdício e reduzir custos na cadeia produtiva e ter melhoria na realização dos produtos. Assim, para realizar esse Lean foi necessário combater alguns fatores que influenciavam no desperdício e um produto mal elaborado.

Processo de produção inapropriado, como maquinário em mal estado, falta de qualificação e ambiente ruim são alguns dos fatores que influenciam na produção. Outro ponto que pode causar desperdícios é o grande armazenamento de matéria-prima e insumos sem produção programada.

Além disso, ao realizar grande volume na produção, pode ter uma queda na qualidade na mercadoria, consequentemente tendo aumento em produtos com defeito. Outro fator que pode influenciar é o transporte inadequado, podendo gerar quebras e defeitos.

A produção enxuta tem em vista diminuir todos esses erros para haver uma produção eficiente e de agrado aos consumidores, com boa qualidade no que é oferecido.

Sistema de produção enxuta e o Sistema tradicional

Apesar de a produção enxuta poder entregar benefícios para as empresas, muitos ainda seguem o sistema de produção tradicional, com estoque e produção em massa.

O lead time é um modelo que visa a diminuição de tempo de produção, mas que também aborda o conceito de ter estoque. A diferença é que o lead time visa ter um planejamento estratégico e entender a demanda da empresa. Porém, ter um sistema tradicional e sem planejamento, pode causar desperdícios.

Veja qual a diferença desses dois modelos de produção, para compreender qual é mais vantajoso para a sua empresa:

Sistema de produção enxuta (Lean Manufacturing)

No Lean Manufacturing, a produção é realizada conforme a solicitação do cliente, assim, garantindo um produto de alta qualidade e a satisfação do consumidor. Também é possível criar uma grande variedade de produtos, como mini coleções.

A produção enxuta busca a melhoria contínua na cadeia produtiva e conta com mão de obra qualificada. Desta forma, as produções podem ser realizadas com menos tempo, sendo de agrado dos consumidores.

Sistema tradicional

A produção tradicional tem foco no volume de produção e conta com um sistema de padronização dos materiais. Para isso, são utilizadas muitas máquinas auxiliando na produção em larga escala.

Esse é um sistema que visa ter maior produção e preços mais baixos nos produtos, porém esse modelo resulta em uma qualidade inferior.

Além disso, o sistema tradicional pode ter grande número de vendas em algumas coleções, mas alguns lotes de produtos podem não ser de agrado do público e não ter saída, causando prejuízos a empresa.

Ferramentas para Produção Enxuta

Existem algumas metodologias que auxiliam a empresa a adquirir uma produção enxuta. Com elas, é mais fácil realizar as etapas da produção consciente, visando assim ter menos desperdícios.

Just in time

O Just in Time (JIT), é um método de gestão de processos que se baseia na demanda, sendo realizada a produção na hora de pedido. Ela visa ter maior controle do estoque, podendo evitar gastos desnecessários e desperdícios com produtos que não serão utilizados.

Nesse método, é apontado que estoque parado é dinheiro desperdiçado. Por isso, ele visa melhorar a gestão de estoque, diminuir gastos, reduzir desperdícios e ter qualidade de flexibilidade nas mercadorias.

O JIT conta com algumas técnicas para auxiliar o regime, como gestão de tempo de preparação, colaboradores multifuncionais, layout estruturado, fornecedores confiáveis e qualidade na produção. E, assim, os 7 fatores do desperdício serão reduzidos.

Para implementar esse método é necessário ter uma comunicação efetiva com os colaboradores, sempre informando das ações e mudanças da empresa. Também deve realizar uma análise de tempo de execução de cada etapa.

Outro ponto importante é ter uma equipe capacitada, oferecendo maior conhecimento para eles, como cursos e palestras. Por fim, ter uma boa organização empresarial, monitorando os processos e dados.

Kaizen

Esse termo significa “mudança para melhor”, tendo exatamente esse objetivo, que é aprimorar as metodologias de uma empresa buscando ter maior eficiência em qualquer âmbito, tendo aperfeiçoamento nas etapas de produção.

Essa técnica tem o objetivo de ensinar os colaboradores a otimizarem os recursos disponíveis, visando diminuir os desperdícios, realizando atividade com menos recursos possíveis. Para isso, é um método que oferece ensinamentos e capacitação profissional.

O Kaizen também é uma filosofia que visa o bem-estar no ambiente corporativo ao acreditar que isso auxilia na produção. Também propõem metas para incentivar a proatividade dos colaboradores.

O método de meta smart é uma ferramenta inteligente que ajuda a alcançar objetivos em uma empresa, confira!

Programa 5S

É um conceito japonês que parte de 5 fatores que compõem a metodologia, chamados de 5S sendo eles: senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e padronização e senso de disciplina e autodisciplina.

Essa metodologia tem como propósito melhorar a fabricação dos produtos, aumentar produtividade e prevenir os colaboradores de acidentes de trabalho, e outros.

Com o método 5s é possível obter benefícios como aumentar a qualidade de produtos, aumentar a produtividade da equipe, identificar mais facilmente as falhas e pontos de melhoramento, obter um ambiente mais organizado e padronizado.

Takt time

O takt time é a ferramenta que realiza a produção de acordo com a demanda do produto. É o cálculo do ritmo para atender os consumidores em menor tempo assim que o pedido realizado.

Ele é resultado da soma de tempo de várias etapas, sendo o período ideal para a produção ficar pronta. O objetivo principal do takt time é ter um tempo determinado para cada parte do ciclo de produção.

Mapeamento do fluxo de valor

O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é um diagrama simples que permite compreender os processos desde a entrega de uma matéria-prima até o produto final para o cliente. Para isso, ele utiliza de uma diagramação de representações de diferentes etapas do fluxo de informação.

A principal vantagem desse mapeamento, é poder identificar os pontos de melhoria e evitar os desperdícios. Com ele, é possível ter uma visão maior de onde ocorrem atrasos, estoques desnecessários, excessos, movimentações desnecessárias e outros.

Desta forma, são mantidos aqueles que agregaram valor ao produto e a organização e descartam aquelas desgaste na produção, eliminado ações desnecessárias. O que auxilia a ter maior otimização de tempo, qualidade e satisfação do cliente.

Padronização do trabalho

A padronização do trabalho é um procedimento realizado pelos trabalhadores na linha de produção que se adequa ao tempo takt, com processos padronizados. Com ele, é possível verificar melhorias nas atividades realizadas.

Para a realização da padronização, utiliza-se o tempo takt para a visualização do tempo de produção conforme a demanda, sequência que ocorre a produção e tempo e o estoque padrão.

A padronização ajuda a documentar os processos, reduzir a variabilidade, ter treinamentos para colaboradores, reduzir acidentes e ter melhoria constante.

Produção Enxuta para reduzir os custos

Conforme citado no texto, o maior objetivo da produção enxuta é reduzir os gastos, para isso o estoque é reduzido, com maior planejamento na linha de produção. Para realizar a produção enxuta em sua empresa, realize esses passos:

  • Produza o número certo solicitado pelo consumidor;
  • Análise pontos que auxilia a ter menor gasto de material e passe para os demais colaboradores;
  • Busque a melhoria nos colaboradores, ambiente, ferramentas e tudo aquilo que faz parte da empresa;
  • Priorize uma comunicação efetiva na organização;
  • Utilize equipamentos em bom estado.

A produção enxuta é uma forma de melhorar os processos em uma empresa, buscando melhores resultados na produção, ter uma padronização que auxilia na qualidade, ter menos gastos desnecessários e levar uma boa experiência ao consumidor.

Monitore seus parceiros e clientes

A Serasa Experian oferece uma solução para a sua empresa se prevenir de riscos ao realizar parceria com fornecedores. Com a solução de Monitoramento de Parceiros e Clientes, você consegue ter informações sobre a saúde financeira de quem você quer negociar, sendo uma forma de descobrir riscos e oportunidades.

A empresa que consiste em uma produção enxuta, onde visa diminuir gastos desnecessários, pode tomar decisões mais seguras para não realizar desperdícios em parcerias ruins. Conte conosco e adquira as melhores soluções para o seu negócio. Até a próxima!