A organização financeira é muito importante em todos os aspectos da vida, seja no ambiente empresarial, familiar ou pessoal. Ter uma boa relação com o dinheiro e a saúde financeira em dia pode ajudar a alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo. É por causa disso que a planilha de controle financeiro é tão procurada pelas pessoas.
Além disso, com o controle das finanças, podemos analisar os dados para mensurarmos estatísticas e melhorar nossas decisões na hora de usar o dinheiro. Pensando nisso, separamos 10 modelos de planilhas de controle financeiro para te ajudar a se organizar mensalmente. Continue na página e confira!
1. Pessoal
Integrar todas as despesas, ganhos e contas a pagar em um lugar só é essencial para controlar os gastos mensais. Esse tipo de organização, quando realizada todos os meses, permite entender quais são as prioridades de gastos. Além disso, elas ajudam a desenvolver melhor os planos e objetivos a serem alcançados.
2. Familiar
Muitas famílias compartilham os gastos mensais e as planilhas de controle financeiro familiar ajudam muito no momento de definir como será a divisão das contas. Essa prática evita desgastes entre os membros da família e torna o uso do dinheiro mais consciente. Criar esse hábito une a família e ajuda a alcançar objetivos em comum entre todos, como a reforma de um cômodo ou uma viagem juntos.
3. Controle gastos diários
Ter uma planilha de controle de gastos diários facilita a visualização minuciosa de todas as entradas e saídas do mês. Nesse documento, estarão todos os mínimos gastos do dia, como um xérox, o valor de um lanche da tarde, a passagem do ônibus e por aí vai. Esses valores pequenos, quando somados durante o mês inteiro, podem representar uma grande quantia.
4. Para empresas
Organizar as finanças empresariais é essencial para garantir o sucesso do negócio, porém não é uma tarefa fácil. Para manter a saúde financeira, é preciso registrar todos os gastos e rendimento, acompanhando o faturamento, a receita e a previsão de capital da empresa.
Esse controle permite direcionar a gestão da organização para tomadas de decisão mais estratégicas e lucrativas.
5. Combustível
Ter uma planilha de controle dos custos do combustível é necessário para aquelas pessoas que utilizam um automóvel no dia a dia, seja para uso pessoal ou para uma empresa. Essas planilhas permitem visualizar o registro dos abastecimentos e consumo dos veículos. Com uma gestão financeira bem organizada, você se prepara e evita ser surpreendido pela alta do combustível.
6. Controle de gastos alimentação
As planilhas de controle de gastos com alimentação são geralmente separadas por orçamento mensal e custo real. Além disso, é possível dividir os gastos por categorias, como gastos no mercado, alimentação fora de casa, lanches e outros. Com isso, você consegue se planejar mensalmente e estabelecer uma meta do valor máximo no qual você se permite gastar.
7. Controle financeiro para reformas
Todos sabemos como reformas podem ser caras e, muitas vezes, os valores podem nos surpreender quando somados. Com uma planilha de controle financeiro para reformas, conseguimos listar todos os gastos já realizados e outros que podem ser necessários.
Nela, são considerados os materiais que devem ser comprados e a mão de obra. Outra possibilidade de uso dessa planilha é o controle de compras, para verificar a quantia gasta em cada item.
8. Planilha de controle financeiro para estudo
Os gastos com estudo podem ser muito extensos e as planilhas de controle financeiro para estudo auxiliam nesse aspecto. A partir delas, você registra todos os investimentos na área: cursinhos, mensalidade da faculdade, materiais didáticos, livros, cursos especializantes e outros. Assim, é possível evitar ser surpreendido e planejar todas as contas a serem pagas.
9. Controle financeiro do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um mapeamento de todas as movimentações financeiras da empresa. Na planilha, estarão registrados dados como: pagamento de dívidas, aluguel, valores da matéria-prima, salários de funcionários, investimentos, quitações de juros e muitos outros. Esse controle minucioso facilita as tomadas de decisão dentro da empresa, além de permitir a visualização do panorama econômico da instituição.
Clique aqui para baixar o nosso modelo de planilha de fluxo de caixa, grátis!
10. Planilha de DRE
A planilha de DRE (demonstração do resultado do exercício) é um relatório com todas as receitas, despesas e impostos da empresa. Nela, estarão registrados os impostos sobre a venda, lucro bruto, despesas gerais, receita líquida, despesas operacionais e a receita financeira.
Essa planilha segue um padrão previsto por lei, ou seja, é só completar com as informações da empresa.
Esse controle atende as especificações fiscais exigidas por lei. Os relatórios são gerados por um contador e depois são repassados para bancos, governo e analistas financeiros. Ela é fundamental para as empresas, pois facilita as decisões estratégicas da empresa e reduz os gastos.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! Se você deseja monitorar de perto o seu negócio e ficar a par de tudo o que acontece com o seu CNPJ, conheça o Saúde do Seu Negócio, da Serasa Experian.
Com ele, você recebe em tempo real, alertas de movimentações que acontecem com o seu CNPJ e também, com os dados dos seus sócios. Isso te ajuda a manter a saúde da sua empresa sempre em dia. Conheça depois!