Atrair clientes e incentivá-los a adquirir um produto exige criatividade da pessoa empreendedora, além de estratégias coerentes com o mercado, especialmente em um cenário onde surpreender o público se torna cada vez mais desafiador.

Esse desafio é comum para os profissionais da área de Vendas de Trade Marketing, já que frequentemente encontram barreiras para tentar se destacar no mercado. A competitividade reforça a necessidade de inovação e estilo nas estratégias!

Captar a atenção de novos consumidores com PDV e converter no interesse à compra deve ser o principal mindset dos comerciantes. Atualmente, os consumidores estão bem informados, exigentes e difíceis de serem conquistados.

Então, como fazer um PDV criativo de Natal? Não se preocupe, a Serasa Experian preparou esse conteúdo exclusivo com 11 dicas para deixar a sua loja temática para as festas natalinas. Confira agora!

Como criar um PDV criativo de Natal?

O PDV (Ponto de Venda) se refere ao lugar onde os serviços ou produtos são comercializados diretamente para os compradores, ou seja, é o local físico em que ocorre a venda dos itens: lojas, estandes, quiosques e, até mesmo, em sites na internet.

É então que o PDV surge. Quando o assunto é PDV criativo de Natal, o foco está naquele ambiente em que toda a sua apresentação é atrativa, desde o serviço, decoração, atendimento, experiência do cliente e demonstração dos produtos. É o lugar que chama a atenção e desperta a curiosidade do consumidor.

Nesse sentido, um PDV pode ser desenvolvido por meio do uso da liderança estratégica que, em conjunto com as pequenas estratégias que serão apresentadas a seguir, pode alavancar o seu comércio, como a geração de experiências sensoriais, personalização do serviço, uso assertivo da tecnologia e muito mais! Confira:

1. Criatividade é a principal aliada

O Natal é uma das maiores festividades do ano, ou seja, é a data perfeita para o PDV alavancar os seus produtos! É nesse local que o produto e o cliente terão a interação crucial para a venda: será ali que o cliente decidirá se irá comprar o item ou não.

Na maioria das vezes, a criatividade na decoração e no anúncio do produto pode causar uma boa impressão que fará o cliente, finalmente, adquirir aquele objeto. Mantenha a atenção nessa dica crucial!

2. Crie interesse pelo produto

Pense que o consumidor logo virá para a sua loja: você precisa fazer com que o seu produto seja interessante para ele. Crie displays criativos, mostre que as suas mercadorias possuem um diferencial das demais ou produza um mostruário que realmente mostre o passo a passo de como aquele item funciona.

3. Estabeleça um vínculo emocional

É Natal. Emoção é o que não falta. Produza uma conexão emocional entre o produto e o consumidor: isso servirá de gatilho para que ele obtenha o item em foco.

Essa estratégia pode ser empregada por meio da decoração natalina que espelhe a identidade da marca ou por meio de uma interação entre você, pessoa empreendedora, e o cliente. É no momento em que o consumidor se sente conectado à marca que ele sentirá a necessidade de comprar o produto e se tornar um cliente leal.

4. Invista na experiência do cliente

Como o consumidor se sente em relação à sua experiência no PDV determinará suas ações. Quando ele está cercado por um ambiente acolhedor e dinâmico, por exemplo, o cliente se sente mais liberto e confortável para verificar as opções do seu portfólio, aumentando, consequentemente, as chances dele comprar algo.

Além disso, reservar um local para os clientes poderem experimentar produtos potenciais pode, significativamente, elevar as chances de conversão em compra. Aposte nessa dica!

5. Reforce a identidade da marca

Reforce a identidade das marcas do seu negócio! Criar um lugar que realmente considere a identidade e os valores do comércio pode auxiliar na criação de uma imagem positiva no pensamento do cliente.

Aliás, proporcionar uma experiência única e inesquecível pode fazer o comprador associar o seu comércio com algo positivo! Isso também pode ajudar a sua loja virtual a vender mais no Natal.

6. Personalize um layout de loja

A apresentação da sua loja é um dos pontos mais importantes para entregar uma experiência única ao consumidor. O layout influencia, de forma direta, em como o cliente interage e se conecta com os produtos disponíveis.

Criar um layout criativo e estrategicamente otimizado aumenta o tempo de permanência dos consumidores em seu PDV! Com isso, crescem as oportunidades de conversão em venda, o que consequentemente impulsionará o faturamento do negócio.

7. Aprimore a organização dos produtos

É claro que outra estratégia para criar um PDV criativo para o Natal é dispor os produtos de maneira organizada e na ordem em que serão apresentados. Essa organização ajuda a chamar a atenção dos clientes e aumentar as chances de vendas.

Use o merchandising visual. Luzes, materiais e cores destacam os produtos e deixam o local de venda mais atrativo aos olhos dos consumidores.

8. Invista em decorações temáticas

As decorações são ótimas para reter clientes e chamar atenção, especialmente na época do Natal: as ideias para enfeitar o seu negócio são quase infinitas. Investir em um ambiente personalizado proporciona ao consumidor uma experiência única e sazonal!

Crie decorações natalinas com árvores de Natal carregadas de enfeites, guirlandas e outros apetrechos que remetem a essa época do ano. Dessa forma, você vai criar um PDV criativo para o público-alvo.

9. Crie promoções natalinas especiais

Não tem como falar sobre PDV criativo sem citar as promoções para o Natal: essas promoções criam um senso de urgência de compra ao cliente! Ofereça preços exclusivos para quem adquirir produtos na loja física e brindes para quem comprar acima de um valor específico.

Aliás, use as redes sociais como uma estratégia de e-mail marketing para divulgar seu PDV natalino e as ofertas. Lembre-se de que as promoções devem usar uma linguagem atrativa e persuasiva, com imagens que capturem a atenção dos consumidores!

10. Reinvente-se sempre

A tecnologia, hoje em dia, é uma grande aliada dos negócios e, para criar um PDV criativo, a utilização dessa estratégia pode elevar a experiência do cliente a outro patamar. Por exemplo, você, pessoa empreendedora, pode utilizar telas interativas para apresentar informações sobre um produto para o cliente e engajar o público.

Outro exemplo é usar displays interativos para demonstrar às crianças os brinquedos que estão disponíveis para compra. Palestras, oficinas de artesanato e jogos educativos também podem despertar a curiosidade dos pais e das crianças e convertê-los à compra.

11. Invista nas experiências

Crie experiências sensoriais para os seus clientes! Adorne o ambiente com fragrâncias e músicas que remetam ao Natal para criar um ambiente acolhedor e agradável a todos. Aliás, as cores também são importantes, aposte no vermelho, verde e branco e veja como elas influenciam no humor e diversão dos consumidores.

O objetivo é fazer com que o PDV seja um local de encontro para os clientes relaxarem e se sentirem à vontade para fazer suas compras e conhecer mais sobre o seu comércio.

Você, pessoa empreendedora, pôde conferir algumas estratégias para deixar o PDV criativo para o Natal: atendimento ao cliente, uso da tecnologia, personalização e proporcionar experiências sensoriais, além da decoração temática para captar a atenção dos compradores!

No momento de pensar no PDV criativo, a sua principal aliada será a criatividade. Atrair a atenção do cliente e engatilhar o interesse pelos itens da loja melhora tanto a experiência dele no PDV quanto fortalece a identidade da marca e impulsiona o seu faturamento!

Agora que você já sabe como fazer um PDV criativo para o Natal, que tal conferir algumas estratégias para sua campanha de Natal ter sucesso? Continue navegando na Serasa Experian e descubra outros conteúdos como esse e muito mais!