O certificado SSL protege informações importantes dos usuários que navegam em sites em que ele está instalado. Para fazer isso, o recurso criptografa os dados dos visitantes, impossibilitando que elas sejam capturadas, interceptadas ou visualizadas durante a transferência até o servidor que hospeda o site.
Você já deve ter notado que alguns sites começam com “http://” enquanto outros começam com “https://”. Esse “s” representa a tecnologia SSL (em inglês, Secure Sockets Layer), criada em 1994 pela Netscape. Esse tipo de certificado digital funciona como uma camada de segurança em sites.
Com ele, o site pode ser acessado de forma segura, o que se torna muito mais atrativo para o mercado. O certificado SSL é fundamental para todos os tipos de site, especialmente para quem atua com e-commerces, já que o cliente disponibiliza informações privadas. Continue a leitura e saiba mais informações a respeito do assunto!
Como funciona o certificado SSL?
A segurança por trás do certificado SSL é baseada na criptografia, tecnologia que codifica mensagens por meio de chaves eletrônicas. São utilizadas uma chave pública e uma chave privada para codificar e decodificar o significado dos dados.
Saiba que a criptografia é diferente para cada par de chaves. Com isso, a informação criptografada com a chave pública pode ser acessada apenas por quem tem a chave privada correspondente e vice-versa. Veja como funciona:
Quem usa o certificado SSL?
A maioria das empresas que atua no mercado online busca utilizar o certificado SSL, já que por meio dele é possível garantir um acesso mais seguro e protegido. Nesse sentido, é necessário ressaltar que os sites precisam do SSL para manter os dados pessoais dos usuários protegidos, impedir que os cibercriminosos elaborem um site fake e, além disso, garantir a confiança dos clientes e visitantes.
Saiba que determinados endereços da web devem apresentar o certificado SSL, como o HTTPS — logo, eles são criptografados pelo certificado. Os navegadores identificam os sites HTTP, ou seja, aqueles sem certificados, como não seguros. Dessa forma, o visitante perceberá ao acessar a página que ele não é confiável e não colocará suas informações.
Os e-commerces, as instituições financeiras, blogs e as páginas informativas são os negócios que mais utilizam desse certificado, pois os proprietários precisam garantir transações seguras e longe de fraudes. Uma vez que com ele é possível potencializar os resultados, fidelizar clientes e se destacar da concorrência.
Quais as vantagens de ter o certificado SSL no seu site ?
O certificado SSL apresenta diversos benefícios para os empreendedores que atuam no mercado online, já que ele permite a realização de processos mais confiáveis. Confira a seguir suas principais vantagens!
Segurança de dados
É o motivo principal para aderir ao certificado SSL. Além da proteção aos dados, ele ajuda a evitar a prática de phishing. Sendo que esse crime virtual ocorre quando hackers enviam e-mails a clientes de determinada empresa imitando comunicações oficiais.
Confiança
Apesar de não reconhecê-lo pelo nome, muitas pessoas já sabem da importância do SSL. Existem alguns sinais que já indicam que o site é seguro, como:
- um “s” a mais no início do endereço web, passando de http para https;
- símbolo de um cadeado fechado;
- cor verde na barra de endereços;
- selo de site seguro.
Esses sinais significam que o site respeita a privacidade e cuida dos dados de quem o visita, transmitindo confiança e estreitando laços com os usuários.
Pagamentos eletrônicos
Se você comercializa produtos e serviços online, o certificado SSL é indispensável para as transações de pagamento dos seus clientes, seja por cartão de crédito, débito ou mesmo por Pix.
O cartão de crédito, contudo, ainda é o meio de pagamento mais utilizado pelos usuários. Mas, para oferecê-lo como opção de pagamento, a maioria das operadoras de cartões solicita que o certificado SSL esteja instalado no site. Só assim ela integra os sistemas para que o pagamento por cartão seja possível.
Otimização para posicionamento no Google
Há vários fatores que interferem no posicionamento de um site nos resultados de busca do Google, sendo o SSL um deles. Desde 2014, o certificado SSL é considerado um item que beneficia o posicionamento dos sites.
Para que um site com certificado SSL apareça nos resultados de buscas é importante tomar cuidado para que sua indexação seja bloqueada. Para que isso não aconteça, evite colocar a tag “noindex” no código.
Dados mais apurados
Sites sem o certificado digital SSL perdem dados sobre o tráfego que recebem. Por exemplo, se um site que oferece navegação segura usa um link de referência para um site não seguro, as ferramentas de análise, como o Google Analytics, o mostrarão como um acesso direto, ou seja, como se alguém tivesse digitado o site na barra de endereços.
Quais os tipos de certificado SSL?
Existem diferentes tipos de certificados digitais no mercado, cada um apresenta uma determinada característica. É necessário conhecê-los para realizar uma boa escolha, confira!
Certificado de Validação de Domínio (DV)
Ele realiza o processo de verificação nos sites, proporcionando aos visitantes a garantia de que estão acessando um site verdadeiro e não uma cópia feita por fraudadores. Opção fácil e acessível para proteger seu site por meio de uma validação rápida. Recomendado para empresas que estão construindo a marca.
Certificado de Validação Organizacional (VO)
Fornece para os clientes a garantia de que estão acessando um site verdadeiro. Além disso, apresenta informações relacionadas à organização responsável pelo domínio. Este certificado é um dos mais completos e precisa de mais informações para o processo de emissão. É indicado para empresas que valorizam e querem proteger a marca.
Certificado de Validação Estendida (EV)
É o mais conhecido do mercado e o mais completo, funcionando como um símbolo de segurança digital. O recurso ativa para o cliente a barra de navegação verde, com a razão social da organização de maneira visível, além de proporcionar a garantia de que as pessoas estão acessando um site verdadeiro. Além disso, traz as informações da empresa responsável pelo domínio.
Este certificado é o mais escolhido pelas maiores marcas online e é indicado para empresas que têm grande visibilidade no mercado e na mídia, sendo uma alternativa de alto padrão.
Wildcard SSL
O Wildcard SSL, também chamado de “certificado curinga”, é capaz de proteger um número ilimitado de subdomínios em apenas um certificado. É emitido para *.meudominio.com, sendo o asterisco uma representação para todos os possíveis subdomínios.
Está disponível nas categorias de Validação de Domínio (DV), Validação de Organização (OV) e é indicado para quem hospeda ou gerencia múltiplas páginas e websites sob um mesmo domínio.
Multidomínio SSL
O modelo também é conhecido como SAN utiliza o recurso de inclusão de “Nomes de Assunto Alternativo (SAN)” para proteger até 100 diferentes nomes de domínios, subdomínios e endereços públicos de IP em um único certificado SSL. Ele está disponível na categoria de Validação de Domínio (DV).
Certificados SANs são mais seguros se comparados ao Wildcard, pois cada subdomínio especificado é protegido. No caso do Wildcard, o domínio principal é protegido, incluindo subdomínios ilimitados e a um custo mais baixo. No entanto, se o domínio principal for comprometido, todos os subdomínios também serão.
Por que não utilizar certificados SSL gratuitos?
Os certificados SSL gratuitos não têm um nível de segurança garantido, não oferecem apoio técnico na instalação e nem sequer têm garantia financeira em caso de falha. Portanto, você e seu site ficam totalmente desprotegidos.
Ao optar por um certificado SSL, é fundamental escolher uma agência certificadora que seja reconhecida no mercado. Além da confiabilidade da segurança e garantia de todo produto, ela poderá oferecer todo suporte técnico necessário — desde a aquisição até a instalação do certificado digital.
O que está incluso no certificado SSL?
No certificado SSL é possível encontrar diversas informações, uma vez que ele garante a segurança das transações online e dos clientes da página. Confira a seguir o que está incluso na ferramenta:
- data de emissão;
- data de expiração;
- chave pública;
- autoridade responsável pela emissão;
- nome da empresa ou a pessoa que solicitou a emissão;
- nome do domínio;
- assinatura digital da certificadora;
- subdomínios associados.
Como comprar um certificado digital SSL?
Para comprar um certificado SSL, primeiro é necessário gerar um Certificate Signing Request (CSR), arquivo de texto criptografado, gerado pelo servidor do site. Nele, haverá as informações para a solicitar o certificado digital SSL. Os dados para gerar o CSR junto ao servidor web são os seguintes:
- URL onde o certificado será utilizado;
- nome oficial da empresa, igual ao que está no cartão do CNPJ. Se não tiver uma empresa, inclua o seu nome neste campo e no próximo;
- setor da sua empresa;
- cidade;
- estado (escrito por extenso);
- país (sigla).
Como instalar o certificado SSL?
O processo de emissão do certificado SSL é simples, pois não exige nada presencial. Dependendo do tipo certificado digital escolhido, a emissão da Serasa Experian é feita entre dois e quatro dias úteis. Depois de receber o certificado SSL é preciso instalá-lo no servidor do seu site. Nessa etapa, você deve contar com o suporte técnico da agência certificadora.
Após a instalação, dependendo do tipo certificado digital escolhido, é possível instalar um selo de segurança na sua página principal para informar aos usuários que o seu site é seguro para o tráfego de dados sigilosos.
O recurso é disponibilizado por meio de um código para aplicar ao layout, facilitando a instalação do certificado.
Qual a validade do certificado SSL?
Hoje, o certificado digital SSL pode ter validade de até 13 meses (397 dias), contrapondo os 24 meses oferecidos anteriormente. Em 2020, esse prazo foi alterado devido às mudanças nas políticas da Apple e do Google Root Store por considerarem 2 anos um período muito longo, no qual uma empresa pode deixar de existir e, mesmo assim, ter um certificado ativo.
Como renovar o certificado digital SSL?
É recomendado planejar a renovação do certificado digital SSL com uma antecedência mínima de três meses para não correr riscos. Vale ressaltar que a reinstalação dos certificados digitais SSL em todos os servidores pode demorar horas ou até dias.
O processo de renovação é idêntico ao da aquisição inicial: deve ser gerado um novo CSR no servidor para solicitar o certificado conforme as orientações da agência certificadora. A partir do momento que a validade do certificado digital SSL expira e a renovação não é feita, o site fica desprotegido, sujeito a fraudes. Ou seja, totalmente inseguro para os usuários.
Como surgiu o certificado digital?
O certificado digital foi criado para garantir a segurança e a integridade das informações enviadas e recebidas pela internet. No entanto, muito foi feito antes de a internet ser amplamente usada no mundo inteiro.
Em 1970, a tecnologia de criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica, que é a base dos certificados digitais, foi teorizada pelo engenheiro e criptógrafo James H. Ellis e desenvolvida em 1973 pelo matemático e criptógrafo Clifford Coks.
Ambos trabalhavam para o Government Communications Headquarters (GCHQ), serviço de inteligência britânico encarregado da segurança, espionagem e contraespionagem nas comunicações.
Cerca de 20 anos depois, na década de 1990, a infraestrutura de chave pública começou a ser comercializada no mundo — sendo uma para cada certificado digital. O recurso permite assegurar a autoria e a autenticidade das ações realizadas por uma pessoa, inclusive com validade jurídica.
A Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, instituiu, no Brasil, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — ICP Brasil — para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.
Como os certificados digitais são controlados e emitidos no Brasil?
Existem várias organizações responsáveis por regulamentar o setor e emitir os certificados digitais:
- ICP-Brasil – é a infraestrutura pública composta por uma série de órgãos credenciados, sendo gerenciada e supervisionada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI);
- Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) — é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, responsável por credenciar, descredenciar, fiscalizar e auditar os demais participantes da cadeia;
- Autoridades Certificadoras (ACs) — são entidades públicas ou pessoas jurídicas de direito privado credenciadas pela AC-Raiz. São responsáveis pela emissão, distribuição, renovação e revogação dos certificados digitais, de acordo com o artigo 60 da Medida Provisória 2.200/01;
- Autoridades de Registro (ARs) — também são entidades públicas ou pessoas jurídicas de direito privado credenciadas pela AC-Raiz, sendo sempre vinculadas operacionalmente a uma determinada AC. De acordo com o artigo 70 da Medida Provisória no 2.200-2/01, compete a elas “identificar e cadastrar usuários na presença destes, encaminhar solicitações de certificados às ACs e manter registros de suas operações”.
Quais são as categorias e tipos de certificados digitais ?
Há duas categorias principais de certificado digital, o tipo A e o tipo S. O Certificado digital tipo A comprova a identidade de quem o utilizou, autêntica uma operação e confirma que um documento não foi adulterado. Já o certificado digital tipo S criptografa as informações para que só possam ser acessadas por quem for autorizado, garantindo o sigilo delas.
O Certificado digital tipo A é a categoria mais utilizada, principalmente o tipo A1 e o tipo A3. Cada um deles é armazenado de uma forma diferente e pode ter prazos de validade distintos.
Certificado digital A1
É um software instalado e armazenado diretamente em um computador, sendo incompatível com tablet e smartphone. Ele é protegido por uma senha de acesso e tem validade de um ano, mas é possível renovar. Veja as vantagens do certificado digital A1:
- pode ser instalado em diversos computadores ao mesmo tempo;
- permite fazer backup do certificado;
- agilidade ao assinar documentos, pois não depende de dispositivos externos.
Certificado digital A3
É armazenado em token (dispositivo semelhante a um pendrive) ou em um cartão inteligente, sendo necessário ter um determinado leitor conectado à ferramenta tecnológica. O modelo é protegido por senha e pode ter validade de um, dois ou três anos, sendo possível renová-lo. Veja as vantagens do certificado digital A3:
- o proprietário pode utilizá-lo em qualquer máquina e em qualquer momento;
- apresenta um nível segurança elevado, pois não pode ser extraído ou copiado para outra mídia;
- a solução é intransferível e pessoal, somente o portador da senha pode usá-lo.
Quais são os modelos de certificado digital?
Além do certificado SSL, existem outros modelos de certificado digital, cada um com diferentes finalidades e características. Alguns são destinados para pessoas físicas e outros para pessoas jurídicas – mas uma mesma pessoa pode ter mais de um modelo de certificado digital em seu nome. Por exemplo, um e-CPF como pessoa física e um e-CNPJ como dono de uma empresa.
Qual é a relação do SSL com datas comemorativas?
As datas comemorativas são momentos importantes para as lojas virtuais, já que nestes períodos o volume de vendas é muito maior se comparado a outras épocas do ano.
Quem tem um e-commerce sabe da importância de investir em ações e estratégias voltadas para a atração de clientes durante os períodos em que a sazonalidade favorece as vendas.
Dessa forma, para alcançar o sucesso e melhorar a rentabilidade, o empreendedor precisa buscar estratégias para melhorar as vendas. Uma das medidas que precisam ser tomadas é justamente a utilização do certificado SSL. Nas datas comemorativas, por exemplo, a ferramenta pode ser usada para melhorar o faturamento e atrair clientes ao mesmo tempo que oferece segurança máxima ao público.
Principais datas comemorativas no varejo online
A comemoração dos Dia das Mães, Dia do Pais, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal movimenta o comércio online, logo o certificado é aplicado nos sites para evitar que maiores contratempos aconteçam, para garantir uma boa experiência de compra aos clientes e para otimizar o processo de compra.
As datas comemorativas são períodos em que há um aumento considerável da movimentação em sites de e-commerce, crescendo também a ação de criminosos tentando capturar informações dos consumidores.
Por meio do SSL o e-commerce consegue coibir essas ações pois impede que os dados fornecidos pelos clientes durante a compra sejam capturados nestas ações ilícitas.
A experiência de compra pode fazer toda a diferença na fidelização e fortalecimento de uma marca. Sabendo utilizar o certificado SSL você tem condições de oferecer a melhor experiência aos seus clientes, ampliando a segurança no uso dos dados e trazendo mais confiabilidade ao processo de compra.
Além do mais, com o mercado cada vez mais acirrado, contar com o certificado é crucial, já que pode fazer toda a diferença na qualidade do serviço oferecido ao consumidor final.
Como identificar se um site é seguro?
Com a quantidade de fraudes no comércio eletrônico, é primordial saber identificar se um site realmente é seguro e se não existe a chance de o número do cartão de crédito, senhas e endereço dos usuários vazarem.
Dessa forma, é preciso conseguir o domínio do site, isto é, o endereço. Uma página profissional provavelmente contará com um domínio que seja capaz de passar credibilidade e confiança. Além do mais, é preciso observar o S no HTTPS.
Outra forma de conferir a segurança do site é por meio de selos, entre eles, o do certificado SSL. Eles podem ser encontrados tanto na página inicial quanto no momento de finalizar a compra.
Não se pode deixar de verificar a Política de Privacidade, ela deve ser objetiva, clara e deve informar os dados que o site utiliza, como ocorre o armazenamento e para quê são usados. Assim, o site atua de acordo com a lei e os regulamentos.
Como você pode ver, ter um certificado SSL é indispensável para garantir a segurança de um site. Com ele, diversos problemas são evitados, como roubos de dados pessoais dos usuários. Contar com boas ferramentas e com uma empresa especializada no assunto é imprescindível para alcançar bons resultados.