Com a modernidade e a ampliação das formas de pagamento — que vão do cartão de crédito e parcelamento por boletos ao mais recente PIX — pode parecer estranho comércios de todas as partes do país ainda adotarem a prática de vender fiado. Mas saiba que isso existe, mesmo que não seja a melhor prática.
Geralmente, as vendas são feitas dessa maneira informal em busca de fidelizar o cliente, que sentirá que a empresa está fazendo uma parceria, já que a pessoa leva o produto e é autorizada a fazer o pagamento no futuro.
Porém, acontece que alguns não conseguem pagar suas dívidas, e as empresas ficam no prejuízo, tendo inclusive que cobrar judicialmente os valores devidos. E a dor de cabeça é grande só de ouvir a palavra "inadimplência", não é mesmo?
Por essa razão, é preciso adotar medidas para informar ao cliente que o estabelecimento não vende a mercadoria para ser paga posteriormente. Uma estratégia muito usada é colocar em algum local do estabelecimento os dizeres “não vendemos fiado”, mas há outras maneiras de fazer isso.
Deseja saber quais são as melhores frases e dicas para evitar a venda fiada? Continue com a leitura!
O que é vender fiado?
Vender fiado, nada mais é que vender ao cliente e permitir que ele pague as compras em uma data posterior. Na maioria das vezes, essa opção é ofertada como um voto de confiança para ajudar parceiros, amigos e familiares. E é muito mais comum perceber esse tipo de prática em comércios menores, que possuem contato mais próximo com os seus clientes.
Quando o dono do local e o cliente decidem vender e comprar fiado, significa que o caixa anota o valor total da transação em um caderno ou sistema para registrar o valor da dívida e cobrá-la na data estipulada.
Quais as consequências negativas de vender fiado?
As vantagens do fiado parecem ser positivas para ambos os lados: para o cliente, que poderá pagar no mês subsequente, e para a loja, que vai fidelizar o seu cliente. No entanto, saiba que existem consequências negativas de realizar a venda fiada. E as principais delas são:
- probabilidade de calote — o fornecedor pode não receber o valor da mercadoria vendida;
- falta de planejamento — como o valor não entra com regularidade, pode ficar difícil fazer um planejamento de reabastecimento de estoque e do caixa;
- necessidade de cobrança — se o cliente não conseguir pagar na data combinada, o vendedor terá que cobrar, e isso nem sempre é uma tarefa fácil.
Por essas e muitas outras razões, é preciso analisar bem essa questão de vender fiado. A melhor coisa é vender no dinheiro, cartão ou PIX, ficando, assim, livre de problemas futuros.
Quais são as frases mais usadas para evitar essa prática?
Dizer aos clientes que não efetua a venda fiada pode ser algo difícil, já que alguns podem insistir. Contudo, existem muitas frases que podem ajudar a sua empresa nessa tarefa e evitar constrangimentos. Veja abaixo as mais indicadas!
A mais curta, porém, extremamente eficiente é “Não vendemos fiado”. Coloque-a em algum lugar estratégico, que pode ser na parede atrás do balcão ou em um quadro em cima da mesa.
Outra parecida e que também dá resultados é: “Não vendemos fiado. Por favor, não insista”. Se você costuma contar com clientes que passam dos limites na hora das negociações, talvez seja uma boa opção deixar essa informação à vista de todos.
Outra opção mais delicada e gentil é: "Não vendemos fiado. Agradecemos a compreensão”. Uma boa estratégia é, na folha em que será impressa a mensagem, inserir emojis ou outras figuras sorrindo, para manter o clima ameno.
Se você é daqueles que preferem manter o bom humor, aqui vão algumas opções: “Fiado somente para pessoas com mais de 90 anos acompanhadas dos avós” e “Fiado só amanhã”. Apostando nessas opções, o clima fica descontraído e ninguém sai magoado do local.
Aqui, vale mencionar um ponto importante: como a tecnologia está sempre se aprimorando, hoje já existem as vendas pelo WhatsApp e redes sociais. Nesses casos, o ideal é ter uma mensagem preparada para enviar ao cliente por meio desses aplicativos. Uma delas pode ser “Estimado cliente, agradecemos a parceria, porém, no momento não estamos vendendo fiado. Mas saiba que aceitamos várias formas de pagamento, e tudo isso para facilitar a sua compra. Gratos pela sua compreensão”.
Outra opção pode ser “Não conseguimos vender fiado em nosso modelo de negócio. Aceitamos pagamentos via PIX e cartão, pois precisamos dos recursos para adquirir novidades para você!”.
Essas são algumas sugestões, mas você pode adaptá-las da maneira que achar melhor, considerando seu público e, claro, o seu ramo de atuação.
Como vender de outras formas?
Existem muitas outras formas de vender, sem que seja com pagamento fiado. Com a venda pelo cartão de crédito, por exemplo, você recebe o valor integral quando conclui a transação e paga apenas uma taxa. Assim, o cliente ainda pode parcelar. Essa é uma das melhores maneiras de escapar da venda fiada.
Outras formas são a do cartão de débito, dinheiro, PIX e PicPay. Todas elas são ótimas para ambos os lados, que conseguem comprar e vender, sem ter problemas futuros. Outra dica interessante é oferecer descontos para pagamentos à vista ou no débito. Isso faz com que o cliente adquira os itens quanto já tem o dinheiro, o que é ainda melhor.
Então, agora que você já sabe as desvantagens de vender fiado e teve acesso a várias ideias de mensagens do tipo “Não vendemos fiado” para deixar visível em seu estabelecimento, coloque as nossas dicas em prática. Informe sem medo aos seus clientes que sua loja não vende mais fiado. Dessa maneira, você terá uma boa estabilidade financeira em seu negócio e, ao mesmo tempo, seus clientes ficam com o nome limpo na praça.
Gostou do nosso post sobre frases e estratégias para não vender fiado? Então, continue consumindo conteúdos de qualidade. Conheça o Força de Vendas: um guia para otimizar os resultados do seu time comercial!