Se você está se perguntando se todo tipo de negócio pode apostar em estratégias direcionadas de marketing na Copa do Mundo, saiba já que a resposta é sim! É claro que alguns nichos do mercado ficam mais aquecidos com esse evento, porém, com boas ideias, todas as empresas podem levar vantagem dessa época tão esperada.
A Copa do Mundo é uma competição esportiva que comove diversos países de uma só vez. Do dia para a noite, é possível encontrar pessoas concentradas em frente à TV, torcendo por uma só causa: ver o país levar o primeiro lugar no futebol.
No Brasil, nação apaixonada por esse esporte, a história não poderia ser diferente. É por esse motivo que é possível aproveitar esse evento para saber como vender mais por meio de estratégias inteligentes.
Neste post, vamos dar 4 ideias do que fazer para investir no marketing estratégico para a Copa do Mundo. Acompanhe para saber mais!
Quais os setores mais esquecidos durante a Copa do Mundo?
Alguns nichos do mercado do vestuário e da alimentação têm um verdadeiro aquecimento nas vendas nos meses anteriores e durante a Copa do Mundo. Esse aumento sazonal gera um ótimo retorno, que pode ser revertido em investimentos que duram a médio e longo prazo.
No entanto, outros setores, como o de TI, gestão de RH, saúde e varejo nem sempre sofrem tantas alterações com a chegada do evento. Afinal, não comercializam produtos ou serviços que estão diretamente relacionados aos esportes, como camisetas, decoração ou alimentos.
Isso não significa que as áreas mais esquecidas durante a Copa do Mundo não podem aproveitar esse evento como uma estratégia de marketing. É possível, sim, utilizar essa época para aumentar as vendas e conquistar mais clientes. Só que, para isso, é preciso desenvolver boas ideias.
Como aproveitar a Copa do Mundo no seu negócio?
Quando o assunto é marketing na Copa do Mundo, o truque está em produzir conteúdos que engajam o público e mostram que a sua empresa também veste a camisa do país durante os jogos. A partir disso, é possível aproveitar uma paixão nacional para estreitar laços com os clientes e fornecedores.
A seguir, confira 4 dicas práticas que funcionam muito bem em diferentes tipos de negócios!
1. Planeje promoções para os clientes
O primeiro passo é mostrar que a sua empresa está junto na torcida. Uma das melhores maneiras de apresentar isso ao público é criar promoções temáticas, que tragam benefícios aos clientes.
Conhecer o perfil dos seus consumidores vai ajudar bastante nessa tarefa. Afinal, é possível descobrir que tipo de ação promocional mais gera resultados para esse público, como frete grátis, cupons de desconto, “Compre 1, leve 2”, brindes, entre várias outras opções.
2. Organize eventos temáticos
Caso o seu negócio tenha um ponto físico ou um espaço que permita a realização de eventos, é possível convidar clientes e fornecedores para assistir aos jogos juntos ou fazer uma comemoração no local.
Se esse não é o seu caso, aproveite a internet para a criação de eventos. Lives com profissionais que entendem sobre esportes, explicando o jogo, podem ser um grande atrativo para a sua marca, por exemplo.
3. Veja o que os concorrentes estão fazendo
Existem altas chances de os seus concorrentes prepararem algo especial para o público, também. Por esse motivo, é fundamental observá-los na hora de planejar suas estratégias de marketing na Copa do Mundo.
Isso é importante para ter ideias que cubram as lacunas que eles não oferecem, garantindo um diferencial para o seu negócio. Ao mesmo tempo, é uma brecha para descobrir quais são as forças dos concorrentes e as fraquezas da sua empresa, a fim de fortalecê-las e obter a sua vantagem competitiva.
4. Acompanhe os resultados da Copa
Lembre-se da importância do conteúdo para o marketing. Por conta disso, acompanhe os resultados da Copa e tenha estratégias para cada um deles. Vamos supor que você tenha planejado enviar cupons de desconto para os clientes após um jogo.
Nesse caso, se o Brasil vencer a partida, o conteúdo promocional é voltado para a comemoração. No entanto, se o país não levar o título, é importante transmitir o sentimento de tristeza nos materiais e motivar os clientes a não desistirem da torcida, a fim de manter o espírito da Copa.
Como organizar sua verba de marketing para a Copa do Mundo?
É importante, também, organizar as finanças para não ter problemas no orçamento com as ações promocionais lançadas. Tenha em mente que à medida em que o evento se aproxima, é preciso incluir os custos do planejamento de marketing.
A divulgação de conteúdos por meio das redes sociais e do e-mail marketing, de fato, não gera tantos custos para a empresa, embora exija empenho e tempo para a produção. No entanto, as estratégias escolhidas para atrair e fidelizar os clientes podem impactar o orçamento do negócio.
Sendo assim, as vendas que antecedem o início das ações promocionais precisam garantir a verba necessária para investir no marketing para a Copa do Mundo. Por esse motivo, uma ideia interessante é definir as metas com as estratégias de divulgação e estimar tanto o retorno esperado quanto os investimentos que elas vão demandar.
Após isso, é possível reorganizar o planejamento da empresa para levantar a verba estimada. Cortes pontuais nos gastos ou direcionamento dos lucros para essas estratégias podem ser medidas importantes para organizar a área financeira para o marketing na Copa do Mundo.
Existem cuidados a serem tomados?
Não é só com as finanças que você precisa tomar cuidado ao planejar as estratégias de marketing na Copa do Mundo. Existem alguns direitos comerciais que não podem ser violados nas suas ações promocionais, e é justamente deles que você precisa desviar no seu planejamento.
Para começar, a Copa do Mundo é um evento promovido pela FIFA. Nesse caso, somente os patrocinadores oficiais podem divulgar a marca com o uso dos símbolos, brasões, troféus, mascotes, tabelas de jogos, imagens dos jogadores e vários outros ícones.
Se você não abre mão de usar algum elemento específico da nossa seleção de futebol, o assunto precisa ser tratado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É possível solicitar a licença do uso de imagem, porém, tenha em mente que a liberação desses direitos também pode custar caro.
Além disso, é importante saber que existem algumas formas de driblar essa situação. O que você pode fazer é apostar nos ícones que remetem à Copa do Mundo, mas não se relacionam diretamente com o evento, nem com a seleção.
Uma bola de futebol, por exemplo, aplicada no contexto de Copa, não tem relação direta com a CBF nem com a FIFA, mas passa ao público, justamente, o efeito que você deseja. As cores verde e amarelo seguem a mesma ideia, sem violar nenhum direito autoral.
Em outras palavras, para caprichar no marketing na Copa do Mundo, é preciso ter estratégias. Isso vai garantir que o seu negócio tenha boas oportunidades, mesmo que não trabalhe diretamente com os nichos em alta durante o evento, e garanta mais vendas com essa época temática.
Viu só como aproveitar as oportunidades para impulsionar o seu negócio? Aproveite a visita e confira as próximas datas comemorativas que você pode utilizar para fortalecer as suas estratégias de marketing!