Pequenas empresas têm apostado cada vez mais no marketing digital como estratégia para aumentar as vendas. Afinal, os custos necessários para colocar essas técnicas em prática são muito menores do que os necessários para o marketing convencional. E o melhor: você pode fazer quase tudo sozinho.
Preparamos um conteúdo muito útil para te ajudar a implementar as melhores estratégias de marketing digital para a sua pequena ou média empresa. Continue sua leitura e confira a importância da divulgação orgânica, paga e muito mais!
Primeiramente, o que é o marketing digital?
O marketing digital é o conjunto de ações que uma empresa, profissional autônomo ou empreendedor pode usar para atrair novos clientes, construir e fortalecer relacionamentos, e consolidar a identidade da marca no ambiente online.
Essa estratégia permite que a loja se comunique diretamente com seu público de maneira personalizada e no momento certo a partir das mídias digitais. Isso se traduz em uma experiência mais envolvente e eficaz para o consumidor, aumentando a probabilidade de conversão e fidelização.
Além disso, o marketing digital possibilita a mensuração precisa dos resultados, permitindo ajustes e otimizações contínuas para maximizar o retorno sobre o investimento. Assim, ele não é apenas uma ferramenta de promoção, mas uma estratégia vital para o crescimento sustentável e o sucesso da empresa no cenário competitivo atual.
Presença digital garante identidade virtual para sua loja
No século XXI, estar fora da internet é estar fora do mercado. Afinal, se sua empresa não se posiciona na internet, é porque ela não vê nesse ambiente a possibilidade de aumentar suas vendas.
Esse é um erro grave que acaba com a possibilidade de garantir presença digital e, consequentemente, aumentar as vendas ao ter contato direto com o público. Lembre-se de que grande parte de seus clientes está navegando pela internet, pesquisando, consumindo e dando likes nas redes sociais.
Portanto, é bom dar atenção especial ao desenvolvimento do seu site, que pode ter um blog com textos relacionados ao seu público. Também é importante não deixar as redes sociais como Instagram e Facebook de lado, desatualizadas e sem novidades sobre seus produtos ou serviços. Esses são os pilares de estratégias para conquistar e manter presença digital.
Qual é a importância de bons conteúdos no marketing digital para PMEs?
Não pense que se relacionar e atrair clientes é ter uma página nas redes sociais para acumular seguidores ou likes. Seu objetivo por lá é se relacionar com o cliente com informação útil, educando-o sobre o mercado ou informando e entretendo com conteúdo relevante.
As publicações do seu blog devem tratar de temas relacionados ao seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, vale a pena manter um blog atualizado com conteúdos sobre moda: novidades das estações, combinações de roupas, novas coleções de grifes famosas, tendências para o próximo ano, desfiles, etc.
Já as suas redes sociais têm como objetivo manter contato próximo com o público e se comunicar com ele de maneira personalizada e direta. Portanto, tenha em mente quem são as pessoas que vão frequentar as suas páginas e adapte a linguagem para se comunicar com elas. Diversifique as publicações para cada rede com fotos, galerias e vídeos para atrair o maior número de pessoas.
E qual é a relevância de otimizar meu site ou e-commerce?
Outro passo importante é otimizar o funcionamento de suas páginas. Seu site e loja virtual precisam ter foco no customer experience e possuir um design responsivo, ou seja, que se adapte aos diferentes dispositivos usados para acessar a internet — celular, computadores, tablets, etc. Para isso, vale a pena considerar a possibilidade de contratar uma empresa especializada.
Há pacotes completos que oferecem aluguel de domínio (o famoso endereço do site), suporte técnico, manutenção e até e-mail corporativo por um preço que deve caber em seu orçamento.
Essas empresas vão dar cuidado especial para sua landing page — página do site que reúne links voltados para transformar um visitante ocasional em possível comprador. Com menos elementos do que um site convencional e comandos claros para o usuário (como: compre agora e tenha 20% de desconto!), essa página pode aumentar o número de clientes de maneira simples.
Ações para vender mais com o marketing digital para pequenas empresas
Atualmente, existem dezenas de ferramentas e estratégias de marketing digital para pequenas empresas, incluindo marketing sazonal, inbound e outbound marketing. Essas soluções podem proporcionar muitos benefícios para o seu negócio, por isso, confira algumas ideias:
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é uma estratégia indispensável no marketing digital para pequenas empresas, pois aumenta a visibilidade online e atrai clientes de forma orgânica. A otimização do site para motores de busca envolve o uso de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade, melhoria da velocidade do site e a obtenção de backlinks de autoridade.
Com um bom SEO, sua empresa pode alcançar melhores posições nos resultados de busca, aumentando o tráfego e, consequentemente, as vendas. Com cuidado profissional, seu blog também estará adaptado, mas para receber conteúdo de texto tendo como base as boas práticas de SEO.
Por exemplo, se alguém pesquisar por “loja de roupas para bebês” na sua região e você produzir conteúdo para o blog com as técnicas de SEO, a sua página vai aparecer entre as primeiras respostas para a pesquisa feita em plataformas como o Google ou Yahoo. E o melhor: você ainda nem investiu em anúncios pagos.
Tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia eficaz de marketing digital para pequenas empresas que buscam resultados rápidos. Anúncios em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads permitem que você faça uma pesquisa de mercado e segmente seu público-alvo com precisão, alcançando pessoas que têm maior probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços.
Com a segmentação correta, é possível aumentar as conversões e maximizar o retorno sobre o investimento. Investir em tráfego pago também permite que sua empresa ganhe visibilidade imediata, o que é crucial em mercados competitivos.
Essa estratégia pode ser particularmente útil para promoções de curto prazo, lançamentos de novos produtos ou para impulsionar as vendas em períodos específicos. Ao monitorar e ajustar continuamente suas campanhas, você pode otimizar seus resultados e garantir que seu investimento em marketing digital seja bem-sucedido.
E agora, como investir?
Quando você souber lidar bem com as redes sociais e estiver sentindo necessidade de falar para mais pessoas, será a hora de procurar anúncios pagos na internet. Se, no passado, a melhor maneira de atrair clientes era anunciar em grandes jornais ou revistas com alta tiragem, agora é a vez de pagar para expor a sua marca para esse público na internet.
Sabendo qual público dialoga com a sua marca em cada rede social, você consegue investir em anúncios baseados em dois tipos de cobrança:
- CPC (custo por clique): a cada clique de usuários em seu anúncio, ele será direcionado ao seu site ou aplicativo e você pagará uma taxa pré-definida;
- CPI (custo por impressão): a cada visualização de seu anúncio por um cliente, você pagará uma taxa pré-definida.
É possível também fazer campanha por mais seguidores, mais likes na página, mais visualizações em um vídeo no YouTube ou até mais inscritos em sua newsletter. Vale a pena pesquisar quais investimentos cabem em seu orçamento.
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Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das abordagens mais valiosas no marketing digital para pequenas empresas. Ao criar e compartilhar conteúdo relevante e informativo, como artigos de blog, vídeos, infográficos e e-books, sua empresa pode atrair e engajar seu público-alvo de maneira significativa.
Esse tipo de marketing ajuda a educar os clientes, resolver suas dúvidas e construir uma relação de confiança, aumentando as chances de conversão. Além de atrair novos clientes, o marketing de conteúdo também é eficaz para fidelizar aqueles que já conhecem sua marca.
Oferecendo conteúdo de qualidade regularmente, você mantém seu público interessado e posicionado como uma autoridade no seu setor. Isso será responsável por contribuir para o aumento das vendas e fortalecer a imagem e a credibilidade da sua empresa no mercado.
Marketing de influência
O marketing de influência é uma estratégia poderosa no marketing digital para pequenas empresas, especialmente quando se trata de aumentar a visibilidade e as vendas. Colaborar com influenciadores que têm uma base de seguidores relevante (mesmo que ainda não sejam muito famosos) auxilia sua marca a alcançar um público mais amplo e engajado.
Afinal, os influenciadores ajudam a transmitir confiança e autenticidade por meio da linguagem corporal em vendas, fatores essenciais para a decisão de compra dos consumidores. Para que o marketing de influência seja eficaz, é importante escolher influenciadores alinhados com os valores e a missão da sua marca.
Essas parcerias podem incluir publicações patrocinadas, resenhas de produtos ou participação em eventos, todas projetadas para aumentar a credibilidade da sua empresa e impulsionar as vendas.
Garantir presença digital ao seu negócio é uma possibilidade para aumentar as suas vendas sem grandes investimentos, e o marketing digital vai dar essa garantia. Com ações em seu site, loja e nas redes sociais, é possível que você dialogue com seu cliente e, consequentemente, compreenda melhor como convencê-lo de que seu produto ou serviço é o que ele procura.
Sozinho e sem muitos investimentos, é possível colocar em prática ações eficientes de marketing digital. Suas vendas agradecem! Continue acompanhando a Serasa Experian e confira mais materiais como este!