Já se foi o tempo em que a adoção de estratégias de marketing digital em um negócio era apenas um diferencial. Atualmente, qualquer empresa com presença online que deseje se manter relevante no mercado e conquistar mais autoridade depende de tais ações, seja qual for o seu tamanho.
Algumas vantagens desse tipo de abordagem estão na sua acessibilidade e baixo custo. Apesar de bastante funcionais, as estratégias de marketing digital estão ao alcance de qualquer negócio, independentemente de seu segmento. Mas atenção: para que os resultados sejam realmente efetivos, é preciso contar com a ajuda de um profissional capacitado nessa área.
Neste post, você vai aprender a ajudar o seu negócio por meio do marketing digital para PMEs. Para isso, vamos abordar a importância de uma presença digital e os aspectos básicos que compõem uma estratégia para esta área. Prepare-se!
A importância da presença digital
O uso massivo da internet nas residências dos brasileiros e em dispositivos digitais já não é mais nenhuma novidade. De acordo com os dados de um levantamento promovido pelo IBGE, o país ganhou cerca de 10 milhões de internautas em um ano.
Sabendo que cerca de 97% dessas pessoas já procuram por produtos e serviços online, é possível concluir que quem está fora da rede corre o risco de perder um grande número de leads (possíveis clientes).
A maioria dos consumidores confia na praticidade das compras online, então, a resposta automática ao procurar por itens de qualquer categoria será verificar os produtos em sites antes visitar as lojas físicas. Empresas sem uma forte presença online serão inevitavelmente desconsideradas.
Por fim, em momentos atípicos, como o da pandemia, as pequenas e médias empresas precisam se replanejar. Esse contexto de distanciamento em massa é um bom exemplo de como as marcas com presença digital e e-commerce podem sair na frente e agregar valor para os clientes, com um menor número de limitações para o comércio.
Entretanto, ainda que sua empresa não realize negócios online, consumidores e leads esperam vê-la em sites e redes sociais. Se eles não encontrarem, você poderá perder a oportunidade de aumentar sua base de clientes e divulgar o trabalho de sua pequena ou média empresa.
Como o marketing digital para PMEs pode ser útil
Depois de ter um site e páginas em redes sociais consolidadas, você pode usar essas ferramentas para promover ainda mais sua marca. A maioria dos consumidores está online em algum momento, se não o dia todo.
Por isso, ser capaz de anunciar e comercializar nesse meio disseminará a consciência da sua marca. Como um bônus adicional, o marketing digital é muito mais econômico do que o tradicional, diminuindo os custos a longo prazo. Fazer um anúncio patrocinado online e atingir milhares de pessoas com ele pode sair muito mais barato do que usar outros meios.
Além disso, o alcance orgânico também é sempre uma possibilidade, que requer apenas os esforços de produção dos materiais, já que as principais redes não cobram para que você tenha um perfil.
Construção de relacionamentos com a base de clientes
Hoje, se alguém quiser mais informações sobre uma empresa, é mais provável que inicie a sua pesquisa online. Por isso, os canais de comunicação disponíveis na rede proporcionam uma vantagem competitiva.
O atendimento remoto permite que o cliente não faça muito esforço para entrar em contato, e sinta que pode desfrutar de mais praticidade ao lidar com sua marca. Além disso, os perfis nas redes sociais possibilitam a interação constante e a formação de uma base de relacionamento pautada na troca de informações.
Lembre-se: clientes satisfeitos são sua melhor ferramenta de marketing. Eles podem apontar seus pontos de melhoria e divulgar críticas positivas online. As mídias sociais são uma ótima ferramenta para se comunicar com eles e deixar o mundo ver como a interação entre vocês é positiva.
Fornecimento de resultados mensuráveis
Com a ajuda de diversas ferramentas de gestão específicas (como Google Analytics, Facebook Insights e Adwords), você pode medir facilmente os resultados de cada campanha ou plataforma, além de conseguir mensurar o tráfego em suas páginas online.
Isso ajudará a avaliar o desempenho de cada projeto e servirá de suporte para embasar decisões de negócio. Esse é, certamente, um dos maiores diferenciais do marketing digital, pois as mídias físicas não conseguem oferecer esse tipo de retorno. Por exemplo, quando você paga por um anúncio em uma revista ou outdoor, é difícil avaliar o alcance dessa estratégia.
Atração de novos leads
Pequenos e médios negócios podem encontrar muitos empecilhos para captar novos clientes e expandir suas ofertas. Pense no marketing digital como uma maneira de se tornar mais acessível para as pessoas que você está tentando alcançar. Com essa abordagem, você será capaz de atrair um público muito maior do que imagina.
Isso porque o marketing digital permite que você se envolva com seus potenciais clientes. Ao se mostrar sempre disponível, é possível conhecê-los gradualmente e entender o que eles esperam encontrar. Quando interage com as pessoas digitalmente, você também terá mais ferramentas para segmentá-las e entender as dores de cada grupo, para depois, pensar em soluções personalizadas e reter um maior número de clientes.
Como construir uma boa estratégia de marketing digital
Existem alguns passos que devem ser seguidos em qualquer estratégia de marketing digital para PMEs. O primeiro deles (e um dos mais importantes) é saber quem você é, e onde quer chegar. Entenda!
Defina seus próprios KPIs
Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores-chave de desempenho que servirão para mensurar o progresso rumo à sua missão como empresa. Para isso, defina qual é objetivo geral do seu negócio e garanta que seu planejamento de marketing digital se encaixe dentro do plano, com pequenas metas que vão ajudar a conquistar tudo o que deseja.
Esses indicadores podem ser divididos em diferentes categorias, sendo importante pensar quais são as fundamentais no seu contexto. Por exemplo: produtividade da equipe (em quantidade de tempo ou recursos para produzir algo), qualidade do serviço ou produto, entre outros.
Conheça sua persona
Você, provavelmente, já sabe as características do seu público, mas às vezes, essa é a primeira coisa que um profissional de marketing pode se esquecer ao elaborar seus KPIs, em virtude da preocupação com o orçamento e a seleção de canais.
Para não cometer esse erro, coloque o público no centro de sua estratégia de marketing digital e atenda as suas necessidades emocionais. Isso só pode ser feito com a criação de personas bem elaboradas.
Para isso, comece pesquisando e registrando todas as informações demográficas que você conhece sobre o público que deseja atingir, como idade, classe social e gênero. Vá além e conheça seus desejos, objetivos, medos e problemas que sua marca pode sanar.
Com base nessas informações, você deve construir um personagem parcialmente fictício, representando sua persona (ou seja, seu consumidor ideal). Ao se comunicar, lembre-se com quem você está lidando, para conseguir falar a língua deles.
Outra dica é não desconsiderar que o seu negócio pode tratar com diferentes perfis. Isso quer dizer que não há problema nenhum em ter mais de uma persona e trabalhar com nichos diversos. Tente imaginar como seria o consumidor ideal para cada segmento, que pode acabar sendo um jovem universitário, um pai ou mãe de família, um gestor responsável por uma empresa etc.
Pode ser que essa variação também aconteça de acordo com cada serviço ou produto que sua empresa oferece. Portanto, pense em todos os detalhes para conversar sempre diretamente com quem você precisa.
Crie uma página online (e invista no conteúdo)
Não faz sentido criar um planejamento de marketing digital sem ter seu espaço online, certo? Portanto, é recomendado que você tenha um blog, que deve se apresentar como um cartão de visitas para quem acessar a sua página.
Esses canais serão usados para promover conteúdos que sejam relevantes para a persona. Assim, será possível passar confiança para clientes em potencial e educar o público sobre os valores da sua marca.
Parece simples, mas a produção de conteúdo é essencial para fazer com que seus clientes procurem a empresa de forma espontânea. Afinal, não só de beleza e navegabilidade vive um site. É importante que ele seja útil e traga informações que agreguem valor para o seu público.
Nesse sentido, o ideal é fazer uma pesquisa para saber em que canais sua persona está, já que no mundo de hoje não basta ter um site atualizado. A escolha de todos os seus canais digitais (e de outros investimentos) deve ser feita com base no que seu cliente procura ou prefere.
Por exemplo, o Instagram é uma ferramenta muito utilizada por empresas de todos os segmentos, enquanto o LinkedIn também faz bastante sucesso e tem um foco mais corporativo.
Tenha uma comunicação recorrente
Os consumidores querem interagir com as marcas, obter informações de forma prática e observar como as empresas se posicionam no mercado. Tudo isso faz parte de uma estratégia de marketing digital ativa e eficiente.
Já citamos a importância de pensar cuidadosamente sobre o conteúdo, mas outro ponto de grande relevância é a recorrência com que você interage com as pessoas na internet. Especialmente, quando falamos de redes sociais, isso faz toda a diferença para o algoritmo de cada plataforma possa trabalhar a seu favor. Aliás, somos nós que precisamos nos preocupar em performar bem neles para atingir o público-alvo e vender.
Um erro crucial para qualquer negócio é ter um canal de comunicação desatualizado, que posta vez ou outra e não busca se conectar com aquela rede de pessoas. Por mais que você tenha bons conteúdos postados, a frequência é indispensável e, para isso, é necessário ter profissionais envolvidos nessa tarefa.
Utilize o e-mail como ferramenta de relacionamento
Redes sociais e outras ferramentas de relacionamento podem funcionar muito bem, mas não se esqueça do bom e velho e-mail nas suas estratégias de comunicação. Eles não ficaram no passado!
Nesse caso, uma boa dica é tentar ser direto, informativo e não lotar a caixa de entrada das pessoas, a ponto de virar spam. É possível usar o e-mail marketing com diferentes objetivos, como para manter um relacionamento mais próximo com os clientes em ocasiões especiais, para informar sobre novidades e promoções, para pedir feedback ou, simplesmente, para manter a sua comunidade ativa.
Confira sobre as melhores técnicas de copywriting para e-mails e não desperdice essa oportunidade. Aproveite, também, para montar a sua base de dados a partir do endereço eletrônico dos seus clientes.
Saiba quais são os 4 Ps do marketing
Você já deve ter ouvido falar sobre os 4 Ps do marketing, que são preço, promoção, praça e produto. Esse é um conceito que vem dos anos 1960, quando o marketing digital nem fazia parte da realidade das empresas.
Esse mix de varáveis serve como um direcionamento para colocar uma marca no mercado, criar um posicionamento e, claro, vender produtos ou serviços. Apesar de todos os detalhes que cada um desses Ps envolvem, aqui, é importante ressaltar que nenhum deles pode ser deixado de lado.
Um preço mal calculado pode levar sua empresa à falência. A distribuição na praça errada pode deixar os produtos "encalhados". Um produto de má qualidade é capaz de trazer inúmeras dores de cabeça, e a falta de estratégia na promoção vai fazer com que seus planos de venda vão por água abaixo.
Diretamente, o marketing digital entra na parte de promoção e já tomou bastante espaço das mídias físicas e tradicionais. Ao estudar sobre esse assunto, lembre-se sempre de fazer com que os 4 Ps estejam dentro do seu foco de atenção.
Dica extra para o sucesso do seu negócio
Pensar somente no marketing com foco no cliente é bastante comum, mas muitas empresas se esquecem que ter um bom plano estratégico interno também é importante. Então, decidimos deixar essa última dica para o sucesso do seu negócio.
O endomarketing envolve as ações que acontecem dentro da empresa, e são realizadas pensando em criar um local de trabalho cada vez melhor para a equipe. Assim como nos preparamos para vender uma boa imagem para o mercado de consumidores, vale a pena nos esforçarmos para manter essa credibilidade, no que se refere ao ambiente profissional.
Dois dos maiores benefícios de investir em marketing interno são reduzir as taxas de turnover (rotatividade de funcionários) e motivar a produtividade da equipe. Nada melhor do que ter um time integrado, que tem um bom desempenho, está satisfeito com a oportunidade e não pensa em sair da empresa.
O que pode ser feito? Essa é uma resposta que varia bastante, já que não existe uma fórmula mágica que sirva para todos os casos. Porém, algumas estratégias que, normalmente, têm sucesso nessa missão são:
- ter um bom time ou ao menos um profissional de Recursos Humanos;
- procurar conhecer bem a equipe, suas ideias e desejos;
- oferecer benefícios para os colaboradores;
- trabalhar a cultura da empresa;
- fazer pesquisas de satisfação;
- montar um plano de carreira para cada área;
- investir em capacitação, comunicação interna e motivação.
Enfim, ao conquistar um time produtivo e satisfeito, um boa parte dos seus possíveis problemas estarão resolvidos. Agora, você já sabe um pouco mais sobre marketing digital para PMEs e pode colocar todas as dicas em prática.
Aproveite para ler sobre gestão de pequenas e médias empresas e continue aprendendo!