Conheça mais sobre o marketing de afiliados, uma estratégia digital que vem rentabilizando muitas pessoas por todo o mundo. É uma prática considerada nova no mercado financeiro, mas que está atraindo cada vez mais pessoas e empresas.
Muito usado por quem cria infoprodutos, o marketing de afiliados pode se tornar uma renda extra, assim como ser a renda fixa. No entanto, não ache que por atrair um grande público se torna uma tarefa simples, ele é variável e precisa ser um trabalho constante para dar bons retornos. A seguir, confira mais sobre o assunto e entenda como o mercado de afiliados funciona!
O que é marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é uma estratégia de vendas que consiste na divulgação de infoprodutos ou produtos físicos. A partir do momento que você gera vendas ou cliques sobre o produto divulgado, você tem um pagamento por comissão.
Ele é uma excelente opção, tanto para as marcas quanto para os afiliados. Além de ser um modelo de divulgação muito efetivo, atraindo novos consumidores, a afiliação aumenta consideravelmente os lucros para ambas as partes.
Ainda podemos ressaltar que o marketing de afiliados é uma excelente estratégia para gerar autoridade para a marca no mercado concorrente, porque ela terá pessoas de diferentes realidades e lugares divulgando seus produtos, chegando em diversos potenciais clientes.
Pilares do marketing de afiliados
Os dois grandes pilares do marketing de afiliados são o produtor e o afiliado em questão. Apesar de diversos fatores contribuírem para a boa execução dessa estratégia, quem sustenta são os pilares.
O produtor é o responsável pela criação de um infoproduto ou de um produto físico. A marca organiza toda a dinâmica por trás da afiliação. Ela define os benefícios, a porcentagem a ser paga, quais produtos serão disponibilizados para afiliação e muito mais, além de acompanhar o desempenho dos afiliados para poder fazer o pagamento da forma correta.
Já o afiliado será como uma segunda parte do processo e, também, é quem faz essa estratégia de marketing acontecer. Por meio da divulgação, a pessoa consegue dar ainda mais visibilidade para a marca, gerando conhecimento sobre os produtos divulgados. Podemos entender que sua principal função é gerar vendas e leads (possíveis compradores) para o produtor.
Principais características da afiliação digital
Vamos entender agora quais são as principais vantagens que norteiam o mercado de afiliação digital e como essas características se aplicam no dia a dia de quem decide fazer parte dessa estratégia de marketing:
- Participação de lucros: o pagamento por comissão é variável e constante. Cada marca define uma porcentagem a ser paga para aqueles que decidem atuar na divulgação dos produtos e, assim, nos deparamos com a participação direta nos lucros;
- Investimento baixo: cada pessoa define sua estratégia para divulgação do produto que é afiliado. No entanto, há a possibilidade de investir em cursos para otimizar estratégias ou até investir no impulsionamento para chegar mais rápido até mais pessoas. Esse investimento é opcional e, muitas vezes, acessível. Portanto, temos aqui uma estratégia de trabalho com custo muito baixo para começar a dar resultados;
- Trabalho flexível: o marketing de afiliados é um trabalho remoto, desse modo, sua ferramenta de trabalho pode ser desde o seu celular até o seu computador. Por esse motivo, a afiliação é flexível a horários e lugares, permitindo que trabalhe do conforto da sua casa e não atrapalhe seus planos de uma nova viagem;
- Sem necessidade de atendimento direto ao cliente: essa característica ajuda muito na dinâmica do trabalho, é como se não existissem contratempos mediante a insatisfação ou complicações do cliente na hora da compra. Esse suporte é de responsabilidade da marca e não do afiliado.
Como ganhar dinheiro com marketing de afiliados?
Isso acontece por meio das comissões de vendas ou por metas de links acessados. Cada empresa paga uma porcentagem específica sobre o valor acumulado e, assim, você será recompensado pela divulgação.
Por se tratar de uma participação direta nos lucros de uma empresa, você estará prestando serviços de vendas. Sendo assim, é necessário emissão de notas fiscais para infoprodutos para que possa receber o pagamento de suas vendas. Isso acontece para regulamentar esse mercado e, também, para certificação de que todos os impostos estão sendo pagos corretamente a depender do valor que você alcança em suas vendas de afiliação.
Há diversas formas de ampliar seus lucros em um empreendimento digital, como o uso de ferramentas em plataformas, canais de vendas, redes sociais e mais. No entanto, para ganhar dinheiro com essa estratégia, é importante conhecer os produtos que você pretende vender e, a partir disso, traçar estratégias para divulgação. Saiba agora alguns tipos de produtos estão disponíveis para afiliação!
10 tipos de infoprodutos para se afiliar
De um modo mais geral, o mercado de afiliação engloba os mais diversos tipos de produtos que você pode vender para ganhar dinheiro. Aqueles que mais performam e convertem em vendas estão atrelados à informação, estudos, mercado financeiro e desenvolvimento pessoal. Sendo assim, conhecer o público-alvo é um ponto fundamental para estabelecer estratégias de vendas dos produtos selecionados para se afiliar. Confira inspirações:
- E-books: os e-books são livros digitais muito usados para levar informação sobre os mais diversos assuntos a todas as pessoas, sendo um grande atrativo para converter consumidores de variados perfis;
- Infográficos: unindo informações visuais e verbais, ele auxilia na compreensão dos seus estudos de forma prática e rápida;
- Planilhas: há diversas funções atribuídas a uma planilha. De modo geral, consumidor pode usar para se organizar e facilitar a dinâmica do seu dia no trabalho e nos estudos;
- Webinars: o webinar chama muito atenção por se tratar de uma apresentação ao vivo, permitindo que os consumidores interajam com o apresentador sobre o tema abordado;
- Audiobooks: uma opção para além dos e-books convencionais, os audiobooks transferem as informações por meio de conteúdos de áudios. Perfeito para consumidores práticos que optam por otimizar seu tempo;
- Podcasts: transmissões de áudios ou vídeos, muito semelhantes ao rádio, no entanto, não são ao vivo. Ficam disponíveis para os clientes por tempo indeterminado, facilitando a revisão e o armazenamento do conteúdo abordado;
- Videoaulas: perfeita para estudantes, as vídeo aulas atraem os mais diversos públicos de todas as idades. Tem como foco educar pessoas sobre variadas áreas;
- Cursos online: ofertados nas mais diversas plataformas digitais, tem como foco oferecer conhecimento de forma interativa e prática;
- Plano de desenvolvimento: auxilia no planejamento geral de metas a serem cumpridas. Engloba os mais diversos âmbitos da vida, como: metas financeiras, pessoais e profissionais;
- Manual de viagens: uma ferramenta que facilita seu planejamento de uma viagem, trazendo todos os aspectos mais importantes antes de embarcar para determinado destino.
Canais de vendas e formas de divulgação
Os canais de vendas, com as plataformas de divulgação, são as principais ferramentas de trabalho do afiliado. É por meio desses que a pessoa consegue acompanhar quais produtos mais convertem em vendas e leads, além de ver a progressão de seus lucros ao longo do tempo.
O canal de venda é o lugar onde você acompanha sua performance. Alguns exemplos mais comuns para afiliação são Hotmart, Monetizze e Eduzz. Já as plataformas de divulgação podem ser as redes sociais ou canais de busca, como Instagram, Facebook, Pinterest e mais.
Vantagens e desvantagens desse mercado
Há diversas vantagens a serem pontuadas sobre o marketing de afiliados, no entanto, também existem desvantagens. Os dois pilares (produtor e afiliado) são compensados com a afiliação, apesar disso há alguns riscos que ambas as partes podem enfrentar durante a parceria em questão.
Uma das melhores vantagens para o produtor é o baixo custo com um marketing de grande escala e, também, a possibilidade de uma seleção prévia daqueles que vão divulgar os produtos. Uma das formas mais comuns é por meio de formulários, nos quais as empresas avaliam o perfil da pessoa mediante perguntas diretas.
No que diz respeito às desvantagens, o produtor precisa sempre pensar na criação de produtos interessantes, com uma porcentagem que engaje as pessoas a venderem, uma vez que o afiliado pode retirar o produto do ar quando decidir que não compensa mais a afiliação.
Já para o afiliado, podemos destacar o acesso a uma renda simplificada sem precisar sair de casa. Além disso, ainda podemos destacar que a afiliação não requer manutenção, isto é, o afiliado decide quando não fazer mais parte de determinada marca, não sendo retirado pelo produtor em questão.
As desvantagens para o afiliado estão ligadas à falta de vendas e, com isso, à falta de retorno financeiro. Ademais, as promoções a serem divulgadas precisam ter um limite estratégico, com o intuito de não cansar o seu público. Isso interfere em vendas, mas ajuda na autoridade que você passa a longo prazo.
Entender que o marketing de afiliados é uma estratégia de venda comissionada que está relacionada a diversas vantagens e desvantagens ajuda visualizar como isso funciona na prática. Portanto, se você é alguém que procura destaque no mercado de afiliação digital, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre o conceito de Bullseye Framework para começar a otimizar suas estratégias e alcançar seus objetivos.