Todo empreendedor sabe que é muito importante ter cautela em todos os processos envolvidos antes e depois das vendas. Afinal, há a abertura do estabelecimento, a compra de matéria-prima, o treinamento dos funcionários e a negociação com fornecedores.
No entanto, é de igual relevância avaliar os aspectos financeiros envolvidos em todas as etapas do fornecimento de um produto, afinal, empresas são entidades que visam a obtenção de retorno em dinheiro.
Quais são os gastos envolvidos? Qual é o percentual de lucratividade que está sendo obtido? O investimento é maior do que o lucro? Essas são algumas perguntas que precisam ser feitas para avaliar a real rentabilidade de um negócio. Se quer saber mais sobre tudo isso, fique conosco no texto de hoje!
O que é lucro e lucratividade?
Lucro é o valor que resta após subtrair todas as despesas e custos das receitas geradas por uma empresa. Como indicador absoluto, ele é essencial para medir a saúde financeira do negócio e determinar se ele está prosperando ou não.
Em termos simples, se uma empresa vende produtos ou serviços por um valor maior do que os custos para produzi-los e administrá-los, ela gera resultado positivo, ou seja, o lucro.
Por sua vez, a lucratividade é um indicador de percentual financeiro que mede a eficiência da organização em converter receitas em lucro, ou seja, seus ganhos em relação à sua atividade no mercado. Em outras palavras, é a relação entre o valor líquido (lucro após deduzidos custos e despesas) e a receita bruta (valor das vendas).
Diferentemente do lucro, que é um valor absoluto, a lucratividade permite que sejam feitas comparações mais detalhadas, ideal para fornecer um entedimento de eficiência operacional.
Por exemplo, se duas empresas têm lucros iguais, mas uma tem um faturamento maior, a que conseguir gerar mais lucro com menor receita é considerada mais lucrativa. Ainda difícil de compreender? Vamos analisar de outra forma.
Imagine que seu negócio tem um índice de lucratividade de 9%. Isso significa que, a cada R$ 100,00,00 vendidos, sobram R$ 9,00,00 em lucro, já descontados os custos fixos e variáveis.
Quais são os indicadores de lucratividade?
Os indicadores financeiros de lucratividade servem para medir a eficiência financeira das empresas em diferentes níveis. Quanto maior for a margem, melhor será a performance. Os 3 principais são: margem de lucro bruto, margem de lucro operacional e margem de lucro líquido. Confira:
- Margem de lucro operacional: mostra a capacidade de uma empresa em controlar seus custos operacionais enquanto gera receita;
- Margem de lucro líquido: revela a porcentagem restante de cada real vendido depois de calcular todos os custos operacionais, incluindo impostos, juros, receitas financeiras, perdas e ganhos. Tem foco em demonstrar a eficiência das operações;
- Margem de lucro bruto: indica que a empresa consegue manter baixos os custos diretos de produção em relação às suas receitas depois de deduzidas as vendas, descontos, devoluções e demais custos, exceto as despesas operacionais.
Além disso, existem outros indicadores importantes de lucratividade, como as margens EBITDA e EBIT. A margem EBITDA reflete a capacidade da empresa de gerar caixa operacional, focando exclusivamente nas operações correntes e ignorando decisões passadas relacionadas a investimentos e financiamentos.
Por outro lado, a margem EBIT revela o lucro da empresa antes de considerar juros e impostos, incluindo as despesas com depreciação e amortização de naturezas operacionais.
E o que é rentabilidade?
A rentabilidade é outro indicador financeiro, mas que mostra a capacidade de um investimento gerar retorno monetário. Esse investimento pode ser o capital social inicial, ativos, projetos ou qualquer outro tipo de patrimônio capaz de proporcionar lucro.
Ela pode ser calculada com base nos resultados do caixa ao final do ano, em períodos específicos ou sobre investimentos pontuais. No entanto, esse KPI é mais utilizado no mercado de compra e venda de ações, afinal, os investidores estão sempre em busca de empresas mais rentáveis para o seu portfólio.
Qual a diferença entre lucro, lucratividade e rentabilidade?
Resumidamente, o lucro é o valor absoluto restante após deduzir custos e despesas das receitas, refletindo o ganho financeiro bruto da empresa. Por sua vez, a lucratividade mostra a eficiência na conversão das receitas em lucro, proporcionando uma visão da operação da organização.
Já a rentabilidade relaciona o lucro com o capital investido, avaliando o retorno gerado pelos investimentos realizados. De forma ampla, temos que:
- O lucro, em termos financeiros, é a diferença entre a receita total e os custos totais de operação. Ele pode ser apresentado de várias formas, como lucro bruto, lucro operacional e lucro líquido, cada um refletindo diferentes estágios do processo de dedução de despesas;
- A lucratividade, em vez de apresentar um valor absoluto, mostra o percentual do lucro em relação à receita total, oferecendo uma visão mais clara da eficiência operacional. Isso permite comparações mais significativas entre companhias de tamanhos diferentes ou com receitas variadas;
- A rentabilidade é um indicador que mede o retorno que a empresa gera com base no capital investido. Ele ajuda a avaliar se os recursos investidos estão gerando um retorno adequado e é frequentemente usado para avaliar a viabilidade de investimentos.
Como calcular a lucratividade?
Para fazer o cálculo de lucratividade, você deve iniciar identificando o lucro líquido, que pode ser encontrado no demonstrativo de resultados da empresa, onde todas as despesas já foram subtraídas das receitas.
Depois, encontre o total das vendas realizadas pela empresa. Divida o lucro líquido pela receita total e multiplique o resultado por 100 para converter em porcentagem.
Lembrando que lucro líquido é o valor que sobra após a empresa subtrair todos custos e despesas de sua receita total, como gastos operacionais, impostos e outras deduções, refletindo o ganho real da empresa. Já a receita total refere-se ao total das vendas realizadas pela empresa sem descontar custos. É o montante bruto que ela obtém com suas operações comerciais.
Para ficar mais fácil de compreender, confira a fórmula do cálculo de lucratividade seguida de um exemplo prático:
Suponha que uma empresa tenha uma receita total de R$ 50.000,00 e um lucro líquido de R$ 10.000,00. Usando a fórmula, calculamos:
Isso significa que a empresa gerou um lucro de 20 centavos para cada real de receita. Em outro exemplo, se a receita total for R$ 80.000,00 e o lucro líquido for R$ 8.000,00, o cálculo seria:
Aqui, a empresa obteve um lucro de 10 centavos para cada real de receita.
E como calcular a rentabilidade?
Para fazer o cálculo de rentabilidade, identifique o lucro líquido, determine o investimento total (que pode incluir dinheiro aplicado em novos projetos, equipamentos, marketing ou outras áreas relevantes), divida o lucro líquido pelo investimento total e multiplique o resultado por 100 para expressar a rentabilidade em porcentagem, como no exemplo abaixo.
Imagine que uma empresa investiu R$ 50.000,00 em um novo projeto e obteve um lucro líquido de R$ 15.000,00 com esse investimento. O cálculo da rentabilidade seria:
Isso significa que a empresa obteve um retorno de 30% sobre o valor investido. Em outro exemplo, se o investimento total foi de R$ 80.000,00 e o lucro líquido foi de R$ 24.000,00, a fórmula fica:
Nesse caso, o retorno também é de 30% sobre o investimento.
Como avaliar a lucratividade e a rentabilidade da sua empresa?
Avaliar a lucratividade e a rentabilidade envolve calcular e analisar os indicadores financeiros, compará-los com padrões do setor, considerar tendências e contextos e usar ferramentas de gestão para otimizar o desempenho da sua empresa.
Tudo isso irá te ajudar a tomar decisões mais estratégicas e elaborar um planejamento financeiro que, juntos, garantirão a eficiência operacional e maximizarão os retornos sobre os investimentos, atraindo a atenção de investidores e amplificando sua autoridade no mercado.
Por isso, trouxemos abaixo algumas dicas, começando pela comparação de resultados da lucratividade e rentabilidade da sua empresa com as médias do setor. Afinal, isso ajuda a entender se sua marca está acima ou abaixo da média do mercado e a identificar oportunidades para melhorar. Segue:
- Examine como esses dois KPIs evoluíram ao longo do tempo. Tendências crescentes são um bom sinal de melhoria na eficiência e na gestão de investimentos, enquanto quedas podem indicar problemas a serem investigados e corrigidos;
- Avalie como fatores externos (como mudanças econômicas, concorrência) e internos (como estratégias de gestão, controle de custos) impactam a lucratividade e a rentabilidade, pois, assim, você terá uma visão mais completa das forças e fraquezas da empresa;
- Ferramentas de contabilidade e análise financeira facilitam o acompanhamento e a análise contínua da lucratividade e rentabilidade, assim como sistemas de gestão financeira ajudam a monitorar indicadores-chave e a gerar relatórios detalhados;
- Revise regularmente os KPIs não apenas em períodos de crise, mas continuamente. Além disso, ajuste suas estratégias com base nessa revisão para melhorar sempre o desempenho financeiro do seu negócio.
E então, gostou de tudo que trouxemos sobre lucro, lucratividade e rentabilidade? Você também pode se interessar pelo curso sobre saúde financeira que a Serasa Experian oferece — além de gratuito, possui conteúdo online para você assistir quando e onde quiser. Aproveite mais essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre empreendedorismo!